Os resíduos orgânicos são restos de origem animal ou vegetal, descartados de atividades humanas. São materiais que, em ambientes naturais, degradam facilmente. Porém, em ambientes urbanos, esses rejeitos causam crise sanitária e ambiental, devido ao grande volume e a disposição inadequada. Por isso, a gestão certa dos resíduos orgânicos é muito importante e existem diversas formas para resolver esse problema, como o Biodigestor e a Compostagem.

A disposição errada desses restos gera um líquido contaminante, chamado chorume, que pode poluir o solo e a água, além de emitir gás metano na atmosfera.  Assim, é necessária a adoção de métodos adequados de gestão e tratamento, como a reciclagem dos restos.  

As opções de tratamento mais comuns são a compostagem e a biodigestão (degradação sem a presença de oxigênio). A adoção destes tipos de tratamento resulta na produção de fertilizantes orgânicos. Assim, esses insumos, prolongam os efeitos da adubação. Além disso, o gás gerado pode se transformar em gás de cozinha e em energia elétrica, trazendo um benefício econômico para o proprietário. 

Resíduos orgânicos; composto orgânicos

A decisão de qual método utilizar é decorrente da realidade de cada cliente. Que tal entender um pouco mais sobre cada um desses tratamentos e ser assertivo na escolha?

Tratamento por Biodigestor

O biodigestor é um reator que realiza o processo anaeróbico (degradação da matéria orgânica sem a presença de oxigênio). Como resultado desse processo, é gerado os subprodutos biogás e biofertilizante.

Para a utilização desse tratamento é importante levar em consideração alguns fatores como:

  • a área disponível para instalação, respeitando um distância segura de 10 metros de outras construções;
  • se na área disponível há corpos d’água, rochas e/ou árvores;
  • se o local está exposto ao sol;
  • a quantidade de pessoas para operar o sistema. 

Existem vários tipos de biodigestor que se adequam melhor com a necessidade de cada propriedade e cliente (para saber mais sobre cada um deles acesse aqui).

Caso, após ter lido um pouco mais sobre biodigestor você ainda não tem certeza que ele seja o mais indicado para sua propriedade ou seu tipo de resíduo. Leia agora sobre o outro método: a compostagem.

Tratamento por Compostagem

O processo de compostagem consiste na disposição de materiais orgânicos (como restos agrícolas, esterco de animais, resíduos orgânicos urbanos e poda de árvore), formando canteiros de modo que ocorra a decomposição por meio da ação de microrganismos e enzimas. Para que se tenha as condições adequadas à compostagem é necessário um local impermeável, com drenagem superficial e presença dos raios solares.

Assim, o produto formado é um composto orgânico rico em carbono e nitrogênio. Este é extremamente útil para a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Este tratamento de resíduos traz a vantagem de ser um processo de alta eficiência e baixo custo operacional devido a utilização de equipamentos simples. Assim, é possível manter os padrões para o bom desenvolvimento do composto e a economia de energia, se comparada a outros tratamentos. Além disso, possui economia no tratamento de efluentes devido a menor geração de chorume.

Qualquer pessoa pode ter uma composteira simples em sua casa para tratar os restos, diminuindo assim o volume de resíduos descartados e ajudando o meio ambiente. Porém, para grandes propriedades, faz-se necessário adquirir uma Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), que é a solução certa para grande volumes de rejeitos.

Compostagem; caixa digestora; composteira

Para melhorar a eficiência desses processo, é necessário ter um profissional com experiência nesse assunto, pois uma má gestão desses resíduos causa riscos de contaminação sanitária, ambiental e biológica.

A EMAS Jr. tem mais de 17 anos de experiência e dispõe de técnicas focadas na qualidade, na responsabilidade e no profissionalismo, a fim de alcançar a excelência nos seus serviços. Por tanto, para mais informações, entre em contato conosco.