De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) em 2018, cada brasileiro gerou, em média, 1,039 kg de resíduos por dia. Desses, boa parte é de resíduos orgânicos, como restos de alimentos. Porém, você sabia que existe uma destinação para eles que faz bem para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, pode trazer retornos? Esse processo se chama compostagem e uma das mais importantes aplicações é nas Unidades de Triagem e Compostagem (UTC).

Saiba mais sobre o assunto neste texto! Boa leitura.

O que é a Compostagem e qual a relação dela com as UTCs

Para começar: o que é compostagem? Este é um processo no qual os microrganismos decompõe a matéria orgânica até transformá-la em húmus. Em seguida, esse material que é muito rico em nutrientes pode funciona como um ótimo fertilizante para plantações.

A compostagem pode ter vários tipos. Um dos fatores mais importantes é sobre a quantidade de resíduos.

Inicialmente, temos a Compostagem em pequena escala. Em geral, utiliza-se em residências. Ela tem o objetivo de usar os restos alimentares (como cascas de alimentos) como a matéria prima para formar húmus. Não demanda grande espaço e pode ser feita, inclusive, com materiais baratos. Geralmente usam minhocas para acelerar o processo. Além disso, são uma forma muito interessante de trabalhar a educação ambiental, principalmente em escolas, como você pode conferir nesse texto!

Compostagem caseira
Exemplo de composteira caseira. Geralmente são pequenas e feitas com materiais de baixo custo.

Por outro lado, quando consideramos uma escala maior de produção de resíduos, a compostagem passa a ser feita, principalmente, na UTC.

O que é uma UTC?

As Unidades são locais de separação dos resíduos sólidos urbanos (RSU), para aproveitá-los ao máximo. Sendo assim, eles são transformados em materiais sustentáveis para o meio ambiente e também úteis para a população.

A UTC funcionam geralmente em pequenos municípios e empresas. O processo ocorre em etapas. São elas: coleta, triagem, compostagem e descarte

  • Coleta: Coleta dos resíduos sólidos das residências ou empresas e depois encaminhamento até a UTC para separação;
  • Triagem: Consiste em separar os resíduos de forma manual ou automatizada em materiais orgânicos ou inorgânicos. Os materiais orgânicos seguem para a etapa da compostagem. Os inorgânicos, popularmente chamados de resíduos secos, passam por uma separação e preparação para reciclagem.
  • Compostagem: Leva-se os materiais orgânicos até a unidade de compostagem. Ela consiste em um ambiente adequadamente pavimentado, impermeabilizado, que possua drenagem e que permita a presença de sol em toda a sua extensão e ela tem como objetivo criar húmus para plantações pela degradação dos resíduos orgânicos aterrados. Há diferentes formas de fazer a compostagem em uma UTC. No entanto, todas elas levam em consideração as condições ideais de compostagem e a prevenção aos impactos ambientais.
  • Descarte: Finalmente, os materiais impossibilitados de reciclar ou de fazer a compostagem voltam para a unidade de descarte da cidade, sendo levados para aterros sanitários. 
Compostagem industrial dimensionamento de UTC

Benefícios da UTC

Dessa forma uma UTC é um instrumento de destinação correta e aproveitamento dos resíduos. O húmus que se gera pela compostagem dos resíduos orgânicos pode ser aproveitado na produção agrícola. Por outro lado, os resíduos recicláveis podem ser vendidos, gerando retorno econômico e, ao mesmo tempo, contribuindo para diminuição da quantidade de resíduos.

Além disso, a UTC também tem vários impactos socioeconômicos positivos. Afinal, trás diversos benefícios à saúde urbana. Por exemplo: a erradicação de doenças e uma diminuição considerável dos resíduos descartados em aterros.

Conclusão 

A EMAS Jr Consultoria efetua o projeto de dimensionamento de UTC. Prezamos por um trabalho com a melhor viabilidade técnica do mercado, pensando sempre na necessidade dos clientes e na qualidade da entrega do produto. Você também pode conhecer o nosso projeto do Biodigestor. Por sua vez, esse projeto tem algumas semelhanças com a compostagem, com a diferença de ser mais vantajoso para o aproveitamento dos dejetos da criação de animais. Dessa forma, você pode acessar esse texto para saber qual dessas soluções fazem mais sentido para sua realidade.