Quando você escuta a expressão “resíduo orgânico”, qual é a primeira coisa  que vem à sua mente? Acho que é uma casca de banana ou uma casca de ovo, acertei? Mas a lista de exemplares desse tipo de resíduo é bastante extensa. Para te ajudar a entender melhor, continue com a gente! 

Resíduos orgânicos
Resíduos orgânicos

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) resíduos orgânicos “são constituídos basicamente por restos de animais ou vegetais descartados de atividades humanas”. Ou seja, são restos de frutas, de verduras e de legumes, dejetos, folhas, dentre outros.

Ainda falando do MMA, ele explica que “esses materiais, em ambientes naturais equilibrados, se degradam espontaneamente e reciclam os nutrientes. Mas quando derivados de atividades humanas, podem constituir um sério problema ambiental”.

Tal dano ao planeta – e também à nossa sociedade – está associado ao descarte inadequado desses rejeitos. Desse modo, eles produzem um líquido tóxico aos lençóis freáticos (chorume), emitem gás metano (substância que contribui com o aquecimento global e com as mudanças climáticas) e favorecem a proliferação de vetores de doenças, como os mosquitos da dengue. 

No Brasil, a maior parte do lixo orgânico é descartado incorretamente. Então, o que podemos fazer para amenizar esses problemas ambientais? Compostagem!

Mas o que é compostagem?

É um processo natural no qual microrganismos decompõem matéria orgânica, e transformam em fertilizante. Para entender melhor, temos esse texto

Existem dois tipos de compostagem que vamos te mostrar a seguir!

Compostagem doméstica:

É uma forma natural de aproveitar, na sua casa ou no seu apartamento, os restos orgânicos gerados no dia a dia, a fim de gerar um produto que é altamente nutritivo para o solo. Tal técnica normalmente é aplicada por meio da utilização de caixas impermeáveis e furadas, onde serão depositados a terra, os compostos orgânicos e a matéria seca – como serragem e folhas secas. Porém, quem faz a maior parte do trabalho são os microrganismos decompositores.

Composteira doméstica, conheça os tipos de compostagem
Exemplo de composteira doméstica

Muitas pessoas têm um pouco de receio quanto ao cheiro e à proliferação de mosquitos, contudo, se o processo for realizado tomando os cuidados necessários, não haverão esses problemas. Para saber um pouco mais, sugerimos que assista ao vídeo do canal do Menos1Lixo, onde a Fe Cortez, ativista ambiental, fala sobre como ter uma composteira em casa.

Composteira caseira
Coleta do adubo líquido da composteira doméstica

Compostagem em larga escala:

Esse tipo é para aqueles que possuem uma empresa ou um condomínio residencial, a compostagem em larga escala é uma excelente alternativa. O processo de reciclagem dos resíduos orgânicos é feito na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), que são locais onde a decomposição da matéria orgânica ocorre de forma controlada a fim de obter o máximo proveito desses rejeitos. 

Dentro da UTC, ocorrem 4 etapas: coleta, triagem, compostagem e descarte. A coleta é a etapa na qual ocorre a retirada dos resíduos separados para a compostagem e o  encaminhamento para a UTC. Em seguida, os materiais são destinados à triagem, que é onde ocorre a separação da matéria orgânica e da inorgânica, a primeira é enviada para compostagem, a segunda é preparada e destinada à reciclagem.

A próxima fase é a de compostagem, quando o material é enviado para a unidade de compostagem, que é um ambiente bem preparado e estruturado para receber todos esses compostos e transformá-los em potentes fertilizantes.

Por último, tem-se a etapa de descarte na qual tudo aquilo que não pode ser aproveitado durante os processos anteriores é enviado para os locais de descarte da cidade.

Logo, percebe-se que a compostagem em larga escala, além de ser benéfica ao meio ambiente, também pode contribuir com uma renda extra por meio da venda do excesso de adubo produzido.

UTC, Compostagem em larga escala, Tipos de compostagem
Exemplo de UTC

A EMAS Jr. Consultoria realiza o projeto de dimensionamento de UTC, de forma a te ajudar no processo de implementação de uma composteira em larga escala. Caso tenha interesse, entre em contato para conversarmos melhor sobre os seus desejos e necessidades. 

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!