Você sabe o que são resíduos orgânicos? Já ouviu falar em compostagem? Tem alguma dúvida sobre por que compostar? Neste texto, te explicaremos melhor sobre o assunto!

O que são resíduos orgânicos?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente do Brasil (MMA), resíduos orgânicos são restos de animais ou de vegetais, como cascas de ovos, frutas e legumes. Eles podem ter origem doméstica, urbana, agrícola, industrial, de saneamento básico, dentre outras. Em ambientes naturais equilibrados, eles não geram problemas para o meio ambiente. No entanto, quando o seu descarte é feito incorretamente, eles são extremamente prejudiciais à natureza.

Você sabia que, no Brasil, apenas 1% dos resíduos orgânicos gerados não faz mal para o planeta? Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o país produz 37 milhões de toneladas de lixo orgânico anualmente, mas apenas uma pequena parte é reutilizada de forma inteligente e sustentável.

Por que esses dados são preocupantes?

Uma vez que a maior parte dos resíduos orgânicos não recebe o devido tratamento, eles acabam indo parar em aterros sanitários. Porém, a decomposição desses materiais em tal ambiente gera o gás metano (CH4), que é um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global e, por consequência, pelas mudanças climáticas .  

De acordo com o diretor da ABRELPE, Carlos Silva Filho, se os resíduos orgânicos gerados em um ano no Brasil fossem corretamente descartados, haveria um benefício para o planeta correspondente a tirar 7 milhões de automóveis das ruas.

Mas, qual é esse descarte correto? A compostagem!

O que é compostagem?

A compostagem é um sistema no qual microrganismos, como fungos e bactérias, transformam a matéria orgânica em um excelente adubo. Em outras palavras, é o processo natural de reciclagem da matéria prima.

A compostagem recicla os resíduos orgânicos e gera adubo; A compostagem gera um fertilizante natural: húmus
Caixa de compostagem

A compostagem e o meio ambiente

A compostagem pode ser usada para evitar que o lixo orgânico vá para os aterros sanitários e cause sérios problemas sociais e ambientais. Com resultado, haveria:

  • Redução da emissão de gases que contribuem com o aquecimento global, como o gás metano (CH4)
  • Geração de um fertilizante natural e não tóxico;
  • Redução da proliferação de doenças;
  • Proteção do solo e da água;
  • Diminuição do mau cheiro nas ruas.

Como a compostagem pode ajudar na economia? 

Nas produções em larga escala, o uso da compostagem pode significar uma grande economia, já que o adubo gerado reduz a necessidade do uso de produtos químicos nas plantações. 

Além do mais, caso o Brasil investisse na compostagem, a qualidade de vida da população aumentaria significativamente. Afinal, os brasileiros parariam de ingerir tantas substâncias tóxicas para o seu corpo. Com isso, menos precisaria ser gasto com o tratamento de diversas doenças.

Composteira doméstica e UTC

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), “apenas 11,7% dos municípios brasileiros contam com sistemas de compostagem para tratamento de orgânicos, que são 100% recicláveis”. Além disso, indica que existem apenas 70 Unidades de Compostagem em todo o país.

No entanto, nós podemos ajudar a melhorar esses dados!

Uma das opções é a composteira doméstica. Existem vários métodos, mas o mais utilizado é o que usa baldes furados sobrepostos verticalmente. Esses recipientes são preenchidos com os resíduos orgânicos e com matéria seca, como folhas secas e serragem. Assim, obtém-se, em casa, um adubo para as suas plantas!

Caso tenha interesse em saber mais sobre a composteira doméstica, assista ao vídeo da ativista ambiental Fernanda Cortez aqui.

Na composteira doméstica colocamos matéria orgânica e matéria seca. O húmus gerado é um ótimo fertilizante para as plantas.
Composteira doméstica

Outra opção são as Unidades de Triagem e Compostagem, que são locais onde ocorre a separação dos resíduos sólidos urbanos para que sejam reaproveitados. Inclusive, a EMAS Jr. Consultoria realiza o projeto de dimensionamento de uma UTC. Prezamos por um trabalho que concilia viabilidade técnica, as necessidades do cliente e qualidade.

Por fim, caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha interesse em saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato com a gente!