Os investimentos necessários para se manter uma fazenda e a alta produção de resíduos orgânicos (dejetos animais) são problemas diariamente enfrentados por produtores rurais, não é mesmo!? Mas e se existisse uma maneira de conseguir diminuir gastos com o descarte desses resíduos e obter um retorno financeiro com a produção de insumos a partir deles? O biodigestor é a solução indicada nesse cenário. Dessa forma, para entender mais sobre como esse equipamento pode te ajudar a economizar com gastos em energia e gestão de lixo em sua propriedade rural, acompanhe o texto!
Uso do biodigestor
Primeiramente, o biodigestor é um sistema sustentável que tem por objetivo a decomposição de
matéria orgânica, ou seja, restos de produção vegetal, como folhas e alimentos, bem
como de produção animal, como o esterco, por exemplo. Como resultado desse processo, são gerados dois principais subprodutos que podem ser bem úteis para a economia no cotidiano de uma fazenda: o biogás e o biofertilizante.
O uso do biogás em uma fazenda pode ser versátil e trazer diversos benefícios.
Em geral, essa fonte de energia renovável é comumente utilizada na produção de energia
térmica e energia elétrica. Com isso, a energia térmica pode ser gerada porque o biogás é inflamável, ou seja, ele tem um potencial de queima e, assim, pode ser utilizado como gás de cozinha, ou como fonte de aquecimento de água da sua própria casa. Porém, quando a geração de biogás é alta, por meio da utilização de um motor gerador, você pode converter esse biogás em energia elétrica, utilizar para consumo próprio e economizar com a conta de eletricidade da sua propriedade.
Além da economia com energia, o sistema do biodigestor também é capaz de produzir um adubo rico em nutrientes, com alto potencial fertilizante, livre de microrganismos patogênicos, não poluente e sem odores ruins. Ademais, o biofertilizante, produzido na câmara do biodigestor e armazenado em um reservatório de descarte, é um ótimo substituto para adubo ou fertilizantes químicos, ou seja, é possível cortar gastos com esses itens, o que gera também uma economia. Dessa forma, você deve saber também que o biofertilizante pode trazer bons retornos financeiros por meio de sua venda. Uma pesquisa realizada em propriedades rurais de São Paulo indica que esse subproduto pode gerar um valor adicional anual de aproximadamente R$ 1.500,00.
Gerar a sua própria energia
A produção de sua própria fonte de energia, térmica ou elétrica, e de seu próprio fertilizante, por meio dos resíduos orgânicos de sua produção, indica que com o biodigestor, você terá em mãos uma ótima solução econômica, produtiva e além disso sustentável. Hoje em dia, muitas vezes, dejetos animais e outros restos da produção rural ocorre o descarte de forma indevida, ou têm alto valor associado à sua gestão, ou seja, é muito importante que buscar soluções. Com isso, vale ressaltar também que o tempo para o retorno financeiro do valor investido na implementação deste equipamento, apesar de variar de acordo com as necessidades de cada cliente, é consideravelmente pequeno, sendo que no Brasil, leva-se em média um período de dois a quatro anos.
Saiba um pouco mais sobre como economizar na sua fazenda!
Se interessou pelo tema? Leia mais sobre o funcionamento, instalação e outros
assuntos relacionados às vantagens dos biodigestores aqui neste blog. Aprofunde-se mais
no assunto também buscando bibliografias renomadas, como a obra de Paulo Barreira:
“Biodigestores – Energia, Fertilidade e Saneamento para a Zona Rural”. A EMAS Jr.
Consultoria está no mercado de trabalho com o ideal de oferecer soluções sustentáveis
de engenharia e realiza projetos de biodigestores adequados para a economia que você
precisa na sua propriedade rural, entre em contato conosco para mais informações!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!