Uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) é uma infraestrutura que por meio de processos biológicos, químicos e físicos, remove os poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o efluente tratado, pronto para reutilização.

Você sabia que a indústria é responsável por mais de 22% do consumo de água do mundo? A maioria das empresas utilizam a água em diversas técnicas, desde a lavagem de pias, máquinas, até em processos de refrigeração, higienização e na própria produção de produtos. Assim, depois de utiliza-la , é feito o descarte da água e, combinada com outras substâncias, se transforma em um resíduo chamado de efluente.

O esgoto também é denominado como efluente, para garantir que seja descatado de forma correta em corpos dágua, ou para sua reutilização, o efluente é tratado através de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

Esse esgoto pode ser tratado em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), para que seu descarte aconteça de forma correta em corpos d’água, ou para a sua reutilização. Além de ser uma prática fundamental para a preservação do meio ambiente, uma ETE é uma exigência da legislação ambiental. Sendo assim, que tal aprender um pouco mais sobre essa estação de tratamento?

Estação de tratamento de efluentes (ETE) para remover os poluentes do esgoto e devolver ao ambiente o afluente tratado, pronto para ser reutilizado.
Imagem de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

Como uma ETE funciona? 

Para que ocorra o descarte, É muito importante que os resíduos passem posteriormente por uma ETE. Em processos industriais, por exemplo, os efluentes gerados podem conter substâncias tóxicas altamente contaminantes como óleos e metais pesados.

O tratamento de efluentes, como dito anteriormente, se divide em fases:

A primeira etapa, a físico-química, é necessária para degradar substâncias mais complexas presentes, no qual, por meio de uma reação química, a parte sólida e a parte líquida do efluente se destaque e ocorra a remoção através de um processo de separação.

A segunda fase, a biológica, tem o objetivo de degradar a matéria orgânica, através de microrganismos e bactérias responsáveis por consumir a matéria orgânica poluente, através de um processo respiratório.

Já na terceira etapa, utilizada quando é necessário remover esgotos com características industriais, ocorre a remoção de compostos inorgânicos do sistema, como nitrogênio e fósforo. Assim, essa parte do tratamento foca em retirar os poluentes específicos que se mantiveram após as outras fases do tratamento, como metais pesados, compostos não biodegradáveis, nutrientes e outros.

Dentro dessas etapas, ocorre a subdivisão de várias outras etapas, até o efluente ser completamente tratado. Para entender com detalhes como esse processo funciona, recomendamos a leitura desse site: https://autossustentavel.com/2020/08/como-o-esgoto-e-tratado-conheca-como-fu nciona-uma-ete.html.

Tendo esses processos em vista, uma estação de tratamento deve ser realizada para que tenha uma boa performance e durabilidade. Além disso, uma ETE é certamente um investimento de alto custo para a empresa e, portanto, deve ficar claro a importância e os benefícios de obter um projeto de estação adequado para suas necessidades específicas para que ela possa atender os parâmetros previstos na legislação ambiental.

Por que devo me preocupar com o tratamento de esgoto?

No Brasil, atividades consideradas poluidoras ou potencialmente poluidoras estão sujeitas ao processo de licenciamento junto ao órgão ambiental competente. Assim, o primeiro passo para reconhecer a importância de uma ETE é a exigência da legislação ambiental. Quando uma empresa deixa de cumprir com a legislação, ela pode sofrer graves penitências que vão desde a altas multas até a paralisação de atividades

Outra questão de grande importância para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente. Os poluentes presentes no esgoto e o despejo crescente e inadequado de resíduos é um grave problema ambiental e de saúde, uma vez que esse descarte impacta diretamente na qualidade da água e na sobrevivência da vida aquática. Além de outros graves riscos como a poluição atmosférica e a transmissão de doenças

Portanto, precisamos administrar nossa água e nosso esgoto de forma consciente e com um impacto positivo na sociedade e nas gerações futuras.

Por fim, as empresas que tratam sua água e conseguem utilizá-la depois em seu funcionamento e suas operações, economizam muito dinheiro. Essa economia, não é apenas na conta de água, mas também no consumo, tornando os processos em sua empresa sem desperdício e muito mais eficiente. Quer saber mais sobre como aumentar seu lucro utilizando a ETE? acesse https://emasjr.com.br/blog/aumente-seu-lucro-faca-uma-ete/

Entendeu a importância de uma estação de tratamento de efluentes (ETE) e como ela funciona? Se você continua com alguma dúvida ou estiver interessado em adquirir nossos serviços entre em contato conosco clicando aqui.