Você deve estar com dúvidas, principalmente se perguntando: “o que significa a sigla ETE”, “para que serve”, “quais seus benefícios” e “quais etapas constituem uma ETE?”.

Acalme-se, vamos ajudá-lo a entender melhor esse grande projeto ambiental.

A ETE traz vários benefícios, como: contribuir com a saúde da população e preservar o meio ambiente, já que o projeto tem como objetivo remover os poluentes da água previamente usada pela população.

Assim,após passar nos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais, estará em boas condições para que retorne aos corpos hídricos.

 

Imagem aérea de uma Estação de Tratamento de Esgoto em Montes Claros, Minas Gerais.

ETE – Montes Claros MG

ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), é um local criado para que o esgoto possa passar por diversos processos, químicos, físicos e/ou biológicos, que vão garantir a retirada dos poluentes de forma eficaz. 

Como comentado acima, é delicado o tratamento do esgoto :

São necessárias algumas etapas com diversas finalidades até que o efluente possa ser direcionado aos testes finais. Logo, ficando dentro dos parâmetros estabelecidos, as fontes hídricas poderão receber o resíduo líquido sem causar riscos à sociedade.

 

 

Quer saber mais sobre as etapas da ETE? Continue a leitura que nós te explicaremos…

 

Imagem aérea da Estação de Tratamento de Esgoto localizada no Nova Serrana, Minas Gerais.

ETE Nova Serrana – MG

As seguintes etapas são necessárias para se ter o sucesso esperado no tratamento de esgoto, sendo elas:

1 – Gradeamento:

  • É a primeira etapa do tratamento do esgoto e consiste na chegada à Estação. Nela ocorre a retenção dos resíduos sólidos indevidamente lançados na rede de esgoto, como fraldas, papel higiênico, restos de alimentos e até roupas e calçados.

2 – Caixas de areia ou desarenador:

  • Essa estrutura retém areia e outros resíduos menores que passaram pela etapa do gradeamento.

3 – Reator Anaeróbio

  • O efluente passa por tanques fechados na presença de bactérias anaeróbias, para degradação da matéria orgânica.

4 – Filtro Biológico Aerado

  • O efluente passa por filtros de brita onde ocorre a injeção de oxigênio. É nessa etapa ainda que acontece o segundo passo do tratamento biológico, na presença de bactérias aeróbias.

5 – Decantação

  • Os resíduos sólidos são decantados, se estabelecendo no fundo do tanque, para posterior retirada por meio de raspagem. É adicionado coagulante para remoção de nutrientes e o líquido coletado na parte superficial segue para desinfecção.

6 – Desinfecção

  • Adição de produto químico sanitizante ao efluente líquido ou encaminhamento do mesmo a uma unidade com plantas macrófitas (aquáticas), removendo os vírus, bactérias e outros micro-organismos.

 

Construindo uma ETE que tenha todas essas etapas e feito os devidos testes,o retorno hídrico é permitido sem medo de contaminar àquele ecossistema. Para isso, que tal contratar nosso serviço para realizarmos esse projeto para você ?

Nós da EMAS estamos focados e estudando profundamente sobre o assunto, buscando profissionais experientes e renomados na área para estar à frente nesse projeto inovador.

 

Agora que você já conhece todos os benefícios e as etapas de funcionamento de uma ETE, que tal tomar o primeiro passo?

A EMAS Jr. Consultoria e seus parceiros estão prontos para te ajudar em todas as fases!

Por isso, entre em contato conosco clicando aqui! Caso queira, fale com nossa equipe pelo WhatsApp, o número é (31)97177-0281.