Você sabe o quanto de resíduos orgânicos produzimos todos os dias? Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) cada brasileiro gera, em média, 1,039 kg de resíduos por dia (2018). Porém, existe uma destinação para eles que faz bem para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, pode trazer retorno financeiro: a compostagem. Uma das mais importantes aplicações desse processo é nas Unidades de Triagem e Compostagem (UTC).
Saiba mais sobre o assunto neste texto! Boa leitura.
O que é a Compostagem e qual a relação dela com as UTCs
Para começar: o que é compostagem? Este é um processo no qual os microrganismos decompõem a matéria orgânica até transformá-la em húmus. Em seguida, esse material que é muito rico em nutrientes, pode funcionar como um ótimo fertilizante para plantas.
Existem vários tipos de compostagem, dependendo da quantidade de resíduos gerados.
Inicialmente, temos a compostagem em pequena escala, usada, em geral, em casas. Ela tem o objetivo de usar os restos alimentares (como cascas de alimentos) como a matéria prima para formar húmus. Assim, devido a pequena quantidade, não precisa de grande espaço e pode ser feita com materiais baratos. Além disso, é uma forma muito boa de trabalhar a educação ambiental, principalmente em escolas, como você pode conferir nesse texto!
Por outro lado, quando se pensa em uma escala maior de produção de resíduos, a compostagem passa a ser feita, principalmente, na UTC.
Mas, afinal, que é uma UTC?
As Unidades de Triagem e Compostagem são locais onde ocorre a separação dos resíduos sólidos urbanos (RSU), para aproveitá-los ao máximo. Sendo assim, transformados em algo útil para o meio ambiente e para a população.
As UTCs funcionam, geralmente, em pequenos municípios, empresas e condomínios. O processo ocorre segundo as etapas: coleta, triagem, compostagem e descarte.
- Coleta: Recolhimento dos resíduos sólidos nas residências ou empresas e, depois, encaminhamento até a UTC;
- Triagem: Se baseia em separar os resíduos de forma manual ou automatizada em materiais orgânicos ou inorgânicos. Os materiais orgânicos seguem para a etapa da compostagem. Os inorgânicos, por sua vez, passam por uma separação e preparação para reciclagem.
- Compostagem: Leva-se os materiais orgânicos até a unidade de compostagem. Ela consiste em um ambiente adequadamente pavimentado, impermeabilizado, que possua drenagem e que permita a presença de sol em toda a sua extensão. Além disso, ela tem como objetivo criar húmus para plantações, pela degradação dos resíduos orgânicos aterrados. Apesar de existir diferentes processos, todos eles levam em consideração as condições ideais de compostagem e a prevenção aos impactos ambientais.
- Descarte: Por fim, os materiais que não são possíveis de reciclar ou de fazer a compostagem voltam para a unidade de descarte da cidade, sendo levados para aterros sanitários.
Benefícios da UTC
Dessa forma uma UTC é um meio de destinação correta e aproveitamento dos resíduos. O húmus gerado pela compostagem pode ser usado na produção agrícola. Por outro lado, os resíduos recicláveis podem ser vendidos, gerando retorno econômico e, ao mesmo tempo, contribuindo para diminuição da quantidade de resíduos.
Além disso, a UTC também tem vários impactos socioeconômicos, afinal, traz diversos benefícios à saúde. Por exemplo: a erradicação de doenças e diminuição dos resíduos descartados em aterros.
Compostagem com a EMAS Jr.
A EMAS Jr. Consultoria efetua o projeto de dimensionamento de UTC. Prezamos por um trabalho com a melhor viabilidade técnica do mercado, pensando sempre na necessidade dos clientes e na qualidade da entrega do produto.
Você também pode conhecer o nosso projeto do Biodigestor. Por sua vez, esse projeto tem algumas semelhanças com a compostagem, com a diferença de ser mais vantajoso para o aproveitamento dos dejetos da criação de animais. Dessa forma, você pode acessar esse texto para saber qual dessas soluções fazem mais sentido para sua realidade.