Você sabia que mais de 50% dos resíduos sólidos destinados aos aterros sanitários são orgânicos? A reciclagem de resíduos não orgânicos, muitas vezes, é colocada em destaque em relação ao aproveitamento de restos alimentares e de jardinagem. Esses resíduos orgânicos são os verdadeiros protagonistas quando se trata de resíduos domiciliares. Sendo assim, quando eliminados de forma inadequada, esses restos orgânicos representam uma fonte de poluição do solo, água e ar e têm seu potencial econômico perdido.

Com isso em mente, diversos condomínios residenciais e pequenas empresas brasileiras já adotaram a compostagem para dar uma destinação adequada e rentável a esses resíduos. Utilizando Unidades de Triagem e Compostagem (UTC), esses locais permitem que a decomposição da matéria orgânica ocorra de forma controlada, a fim de aproveitar ao máximo o potencial desses resíduos.

Continue a leitura e entenda o porquê as UTC’s são soluções mais viáveis para os resíduos domiciliares em seu condomínio ou empresa.

Equipamento utilizado no processo de compostagem
Máquina de composto

A importância da compostagem

A reciclagem de resíduos orgânicos é uma das práticas mais antigas de desenvolvimento de culturas agrícolas. Dentre essa práticas, a compostagem é o método mais comum para esse fim. Isso porque, além de ser simples e prático, esse processo transforma compostos orgânicos em um adubo natural de grande valor. Portanto, gera economia na compra de fertilizantes químicos artificiais, que também representam um potencial poluidor.

Um outro ponto de extrema importância da compostagem, é a redução dos impactos ambientais que ela promove. Em locais como aterros sanitários e lixões, que são a destinação final convencional, não há um controle da biodegradação da matéria orgânica, o que gera gases e líquidos poluentes. Assim, quando a compostagem é realizada, há um significativo aumento na vida útil de aterros sanitários, os quais demandam espaço e dinheiro público para serem construídos e mantidos.

Por que condomínios (e empresas) precisam de uma usina de compostagem?

Os condomínios residenciais e as pequenas empresas são locais com um incrível potencial para abandonar a prática antiga e não sustentável de descartar os resíduos em aterros. Dessa forma, por serem locais onde há uma organização interna que guia as pessoas, a implantação de práticas corretas e rentáveis é mais simples. Ou seja, identifica-se uma boa aceitação e entendimento por parte dos moradores de condomínios e funcionários de pequenas empresas à prática de separar os resíduos com potencial de reciclagem, os rejeitos e os resíduos orgânicos.

Benefícios da compostagem, gerenciamento de resíduos orgânicos

Além dessas vantagens econômicas proporcionadas pela prática da compostagem, os condomínios e empresas também podem apostar no desenvolvimento de uma horta comunitária. Assim, pode-se utilizar o fertilizante da UTC para a produção de alimentos saudáveis e livres dos temidos defensores agrícolas. Dito isso, presença de uma unidade de compostagem e de uma horta comunitária contribui não só para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, como também impacta diretamente na educação ambiental da comunidade. 

Ainda tem dúvidas que uma UTC é a melhor solução para os resíduos orgânicos? Conheça alguns casos de sucesso dessa prática pelo país!

Casos de sucesso no Brasil

  • Condomínio Alphaville João Pessoa (Paraíba)

Após a construção da UTC no Condomínio Alphaville João Pessoa, notou-se um aumento na conscientização dos moradores a respeito das questões ambientais. Além disso, houve uma diminuição de resíduos orgânicos enviados para o aterro sanitário. Utiliza-se o adubo produzido para cuidar da áreas verdes do condomínio gerando economia e saúde aos solos e plantas. Assim, a experiência em Alphaville serviu de exemplo para outros condomínios e recebe visitas daqueles que também desejam implantar uma UTC de sucesso.

  • Edifício Noroeste (Distrito Federal)

Ao constatarem que 50% dos resíduos gerados pelo edifício eram orgânicos, os moradores decidiram dar início à prática da compostagem. Alguns moradores relataram que ficaram preocupados com a possibilidade de haver mau cheiro e a atração de animais, mas que isso não ocorreu devido às boas práticas. Assim, evitam enviar cerca de meia tonelada de resíduos orgânicos para o aterro sanitário e ganham essa massa em adubo orgânico.

Compostagem industrial dimensionamento de Unidade de Triaagem e Compostagem (UTC)

Planejamento da Unidade de Compostagem

Como mostrado, a Unidade de Triagem e Compostagem é uma prática antiga, mas que está sempre se reinventando, sendo uma solução para um futuro melhor. Apesar disso, é importante que haja um bom planejamento para a implantação da UTC, a fim de assegurar as boas práticas e a segurança das pessoas que a utilizarão. Como no caso do citado Edifício Noroeste e em todos os outros, um projeto personalizado é imprescindível para o sucesso da UTC.

Com isso em mente, a EMAS Jr. Consultoria vem trabalhando para entregar projetos que se encaixam nas necessidades de cada cliente, pensando na sua segurança e também na importância econômica social e ambiental da implantação responsável de UTC ‘s. 

Restou alguma dúvida sobre as Unidades de Triagem e Compostagem e o projeto que guia sua execução? Entre em contato conosco!