Você sabia que, todos os anos, os brasileiros produzem cerca de 37 milhões de toneladas de resíduos orgânicos? Ao contrário do que se pensa, esse resíduos são os causadores de maior impacto ambiental, uma vez que, no processo de decomposição, liberam gases poluentes e produzem chorume. Dessa forma, dispondo de potencial para poluir  o solo, a água e o ar. Por outro lado, os resíduos orgânicos possuem grande viabilidade econômica, visto que transforma-os em adubo, gás combustível ou até mesmo energia. Dado isso, existem as Unidades de Triagem e Compostagem (UTC), que são locais onde separa-se os resíduos sólidos urbanos (RSU).

Como ocorre a gestão dos RSU?

Para a correta gestão dos resíduos, é necessário que esse processo ocorra em quatro etapas: coleta, triagem, compostagem e descarte final. Inicialmente, os resíduos sólidos são coletados e direcionados para as UTC, onde são separados os materiais orgânicos e inorgânicos. Após a triagem, os resíduos inorgânicos são novamente separados em diferentes categorias e preparados para a reciclagem, enquanto os orgânicos são encaminhados para a compostagem. Por fim, os materiais não propícios ao reaproveitamento são levados para aterro sanitário.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos; Compostagem; UTC
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Você pode conferir mais detalhes desse processo em nosso texto sobre UTC. Neste material, em específico, trataremos sobre as Usinas de Compostagem, que é efetivamente onde ocorre o processamento dos resíduos orgânicos.

O que é e como funciona as Usinas de Compostagem?

As Usinas de Compostagem, ou pátio de compostagem, são locais de decomposiçãoda matéria orgânica. Isto é, há uma “reciclagem dos resíduos orgânicos”, que passam a ser um material útil e manuseável. Devido a essa decomposição, as Usinas de Compostagem precisam de uma infraestrutura adequada.

O material resultante desse processo tem potencial de ocasionar danos ao meio ambiente, por isso, é muito importante que um profissional projete e acompanhe o processo, garantindo suas ideiais condições. O local deve ser pavimentado com concreto impermeabilizado, permitir a incidência solar e possuir sistema de drenagem pluvial.

Assim, deposita-se a matéria orgânica na área do pátio, onde, diariamente, ocorre o reviramento do composto, visando garantir o fornecimento de oxigênio para os microrganismos decompositores. Dessa forma, contribue para a remoção do vapor d’água, do excesso de calor e dos gases produzidos. Após o processo, é forma-se um húmus de altíssima qualidade, que serve como adubo no desenvolvimento das plantas. 

A compostagem transforma resíduos em produtos economicamente viáveis e ecológicos; UTC; Usina de Compostagem
Os resíduos orgânicos podem virar ótimos fertilizantes.

Importância das Usinas de Compostagem

Nesse contexto, o processo de compostagem possue um importante papel ecológico, uma vez que minimizam a fração de resíduos destinados a lixões e aterros, e, consequentemente, reduzem a poluição dos solos, das águas e do ar. Além disso, as Usinas de Compostagem e, assim, as UTCs, possuem grande potencial econômico, visto que muitas empresas optam por materiais recicláveis em seus produtos, em razão da redução dos custos nos processos produtivos.

Somado a isso, como dito anteriormente, a partir da compostagem têm a produção de um poderoso fertilizante, que tem valor comercial, trazendo um bom retorno financeiro. A compostagem é um empreendimento bastante promissor no Brasil, por se tratar de um país que desempenha importante protagonismo no setor da agropecuária, a qual além de utilizar grandes quantidades de adubos e fertilizantes, gera, diariamente, resíduos orgânicos em massa.

Você pode conferir como ocorre a compostagem em larga escala em condomínios e empresas, neste texto.

Projeto de uma UTC

Diante disso, observa-se que o projeto de uma Unidades de Triagem e Compostagem é um ótimo empreendimento para quem deseja gastar pouco, gerar lucro e ainda contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Para isso, deve-se executar os projetos com muita responsabilidade, segundo análises específicas para cada caso, a fim de obter-se as informações necessárias para dimensionamento e viabilidade de cada projeto.

Interessante, não é mesmo? Quem diria que é possível lucrar com os resíduos que geramos?

Restou alguma dúvida sobre a Compostagem e o projeto que guia sua execução? Entre em contato conosco!