Você sabia que existem diferentes classes de fogo e de extintores de incêndio? Caso não saiba, isso pode se tornar um perigo para sua segurança, sendo muito importante o conhecer a respeito dos tipos de extintores de incêndio e qual deve ser utilizado.

Atualmente, o mercado disponibiliza variados tipos de extintores , sendo cada um apropriado para um caso distinto. O conhecimento sobre o que gerou o incêndio e qual material está sendo queimado é de grande valia para a escolha de qual tipo usar, uma vez que utilizar o errado pode alimentar o fogo ao invés de apagá-lo.

EXEMPLOS: Quando uma folha de papel ou um pedaço de tecido está queimado, uma boa solução pode ser jogar água, para que, assim, o fogo se apague. Já em outras situações, como um princípio de incêndio em um quadro de energia, não seria adequado que se fizesse isso, uma vez que ao jogar água, mais danos podem ser causados, e o fogo não será apagado.

Por isso, ao utilizar um extintor, você deve observar as orientações de uso contidas no rótulo, inclusive qual o agente extintor presente no recipiente. Assim, é importante falar que se deve usar extintores de incêndio em casos de princípio de fogo, porém aciona-se o corpo de bombeiros caso as chamas se alastrem. Tentar apagar incêndios de grandes proporções por conta própria é muito perigoso!

Quer, então, saber qual extintor usar? Antes é preciso entender o conceito de classe de fogo, já que cada tipo de extintor tem características e propriedades que o tornam apropriado a combater uma ou mais classes.

O que são as classes de fogo?

Criado a partir de uma reação química o fogo envolve, entre outras coisas, um combustível. Existem vários combustíveis diferentes que. Assim, os fogos que são gerados a partir de materiais com características similares são agrupados em uma classe de fogo comum, de acordo com os materiais que eles queimam e a maneira com que podem ser contidos. De acordo com a Instrução Técnica 16, do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG), observa-se a seguinte classificação:

Placas com itens relacionados aos bombeiros e ao controle do fogo.
É necessário conhecer as diferentes classes de fogo para entender qual extintor usar
  • A classe A identifica fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade deixando resíduos, tais como madeira, papel, plástico e tecidos
  • A classe B representa fogo em líquidos e/ou gases inflamáveis ou combustíveis, e sólidos combustíveis que se liquefazem, queimam em superfície, como, por exemplo, graxas.
  • Na classe C se enquadra fogo em materiais, equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como eletrodomésticos, quadros de energia, fiação elétrica e transformadores.
  • A classe D representa fogo em materiais combustíveis e metais inflamáveis, por exemplo magnésio, titânio, lítio, potássio, zircônio e sódio.
  • Na classe K se engloba fogo em óleos e gorduras, vegetais e animais, gerados na cocção de alimentos.

E quais os tipos de extintores de incêndio?

Para as classes de fogo A, B e C, o mercado atual conta com uma variedade grande de extintores de incêndio, sendo os principais e mais comumente utilizados agentes extintores (substâncias utilizadas) os listados abaixo:

link de acesso para um guia de pgrss
  • Água (H2O): se enquadra para classe A e proibido para as classes B e C. Seu princípio de extinção (forma de extinguir o fogo) é o resfriamento.
  • Gás Carbônico (CO2): se enquadra para as classes B e C e para a classe A não se deve usar. Utiliza dois princípios de extinção: o abafamento e resfriamento.
  • Pó Químico B/C: recomendado para as classes B e C, para a classe A não se pode usar. Seu princípio de resfriamento é a reação química.
  • Pó Químico A/B/C: se enquadra para as classes A, B e C. Utiliza dois princípios de extinção, a reação química e o abafamento para o fogo de classe A.
  • Espuma Mecânica: indicado para as classes A e B e proibido para a classe C. Utiliza dois princípios de extinção: o abafamento e resfriamento.
  • Compostos Halogenados: recomendado para as classes A, B e C. Utiliza dois princípios de extinção: a reação química e o abafamento para o fogo de classe A.

O agente extintor para classe D depende da análise do metal combustível específico, da sua configuração e da área a ser protegida. Já para a classe K, não há norma brasileira especificando a fabricação e o uso, então se adota o extintor compatível com a classe B.

Tipos de extintores. Extintor.
Crédito: bombeiroswaldo

Mas, e agora? O que fazer para me proteger?

Se o extintor Pó Químico A/B/C se enquadra para as três classes, por que não apenas colocar vários deles pelo local que quero proteger e pronto?

Equipamentos para prevenção e combate ao incêndio são usados para garantir a segurança de pessoas e do patrimônio físico de uma residência ou estabelecimento comercial. Assim, ao dimensionar o número de extintores e qual o tipo necessário é preciso levar em conta vários fatores, como o peso do equipamento, preço, distância entre extintores, área do local, zonas de risco, etc.

Então, para estar seguro e ter o aval do Corpo de Bombeiros, órgão responsável por fiscalizar as instalações de prevenção e combate a incêndio, é necessário ter um bom Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico.

Esse projeto vai contemplar e detalhar todas as medidas necessárias para a adequação do imóvel, abrangendo desde luzes de emergência até rotas de fuga e as sinalizações. Dessa forma, o usuário da instalação terá a seu alcance todo e qualquer equipamento necessário para a sua proteção e do patrimônio a seu redor.

Validade

É de extrema importância que os extintores de incêndio estejam lacrados, com a pressão dentro da faixa adequada e dentro da validade. Por isso, caso o extintor tenha sido recarregado, deve-se observar o prazo de validade da carga, expedido pela empresa de manutenção certificada pelo Sistema Brasileiro de Certificação.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos à disposição para sanar e esclarecer qualquer questionamento. Quer entender melhor sobre o Projeto de Combate ao Incêndio e como conseguir o AVCB? Veja este nosso texto respondendo às dúvidas mais comuns sobre o assunto.