A COPASA criou o PRECEND (Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos) para atuar junto às empresas na destinação correta dos efluentes líquidos. Afinal, a maior parte das empresas gera efluentes não domésticos, que, caso sejam descartados de forma inadequada, podem: prejudicar a integridade do sistema; interferir na operação das ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto) e aumentar os riscos à saúde e ao meio ambiente.
Neste texto, te explicaremos quais são as etapas do PRECEND da COPASA, como elas funcionam e com quem você pode realizar o PRECEND! Caso queira saber mais sobre o que é o PRECEND, clique aqui.
Como entrar no PRECEND?
Primeiramente, entre em contato com a COPASA pelo número 115 e solicite uma vistoria no imóvel para a análise da emissão de efluentes não domésticos. Em seguida, caso haja a confirmação, será fornecido um formulário, que deve ser preenchido e devolvido à COPASA.
Por meio do fluxograma abaixo, podemos ver o passo a passo do PRECEND. Neste texto, iremos abordar as partes A e B do PRECEND, que são as duas principais.
Partes do PRECEND
Parte A
Primeiramente, após a confirmação da COPASA, a companhia emitirá a Declaração de Ingresso à Norma Técnica 187 e o Termo de Referência, com prazo de 60 dias para a entrega da parte A do projeto. Nesta primeira parte do Projeto Técnico do PRECEND, realiza-se toda a caracterização do empreendimento, dos efluentes e dos processos produtivos que ali ocorrem.
Juntamente à essa caracterização, o cadastramento da rede de esgoto é feito em planta arquitetônica para identificar o caminho completo do efluente até a rede da COPASA. Além disso, também é feita a proposta de um plano de amostragem, que indica onde será feita a verificação e se os parâmetros estão de acordo com a legislação
Em geral, a outorga da parte A normalmente demora por volta de 30 dias. Com isso, após a aprovação, o projeto parte B deverá ser entregue à COPASA em 60 dias.
Parte B
Assim como a parte A, a parte B do Projeto Técnico do PRECEND contempla várias sub etapas. Dentre elas, está a execução do Plano de Amostragem dos efluentes, que foi solicitado na parte A. Nessa fase, por meio da contratação de um laboratório, é feita a análise dos efluentes. Por meio do relatório do processo e dos resultados, é possível saber se o estabelecimento necessita de um projeto de adequação de seus efluentes.
Além disso, com a proposta de adequação da rede e do tratamento; com o dimensionamento e com a proposição de uma unidade de pré-tratamento, realiza-se também a elaboração do plano de auto monitoramento. Por sua vez, ela visa manter o empreendimento na legalidade quanto aos parâmetros da COPASA.
Dessa forma, após a redação de todo o documento do Projeto Técnico Parte B nos moldes da COPASA e contemplando todas as etapas descritas anteriormente- como as plantas e os resultados laboratoriais- realiza-se a sua protocolização.
Por que participar do PRECEND?
Em primeiro lugar, a participação do PRECEND garante que o seu estabelecimento esteja em dia com as normas da COPASA, de modo a evitar multas. Ademais, ele ajuda a garantir a integridade do sistema; a prevenir a introdução de poluentes que possam interferir na operação das ETEs e a reduzir os riscos à saúde e ao meio ambiente.
Com quem realizar o PRECEND?
A EMAS Jr. está no mercado há mais de 18 anos e realiza diversos projetos de Engenharia Ambiental, como o PRECEND, bem como de Engenharia Civil. Além disso, realiza todo o acompanhamento do processo de protocolização, mesmo após a entrega do projeto à prefeitura.
E aí? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e vamos conversar!