Ter a casa própria é o sonho de milhares de brasileiros. Quando se quer customizar completamente o lar, a construção vem como a melhor opção e, logo surgem muitas dúvidas e inseguranças sobre os processos, principalmente no quesito projeto. O que podemos fazer para que o processo da obra seja o mais tranquilo possível? Os projetos são uma forma de planejar o que está por vir, mas para que isso funcione eles precisam conversar em si.

O que encontramos em um projeto?

Projetos para sua casa
Projetos completos para a sua casa

Para um projeto completo precisamos de 4 fases. O primeiro, um projeto arquitetônico, que mostre a personalidade dos clientes, seja prático e atenda suas expectativas. O segundo, um modelo estrutural para que a casa fique de pé. O terceiro, um projeto hidrossanitário, de onde vem e para onde vai a água que gastamos. E por último, mas não menos importante, o projeto elétrico, já que no século XXI ninguém sobrevive sem uma geladeira e uma tomada para carregar o celular. Leia esse texto para conhecer mais sobre cada uma dessas fases.

Etapas em um projeto completo
Etapas em um projeto completo

Por que devo fazer um projeto para a minha casa?

Todos esses projetos facilitam na hora de construir, otimizam os processos e barateiam os custos. Um exemplo muito claro é o projeto estrutural, uma equipe de engenheiros capacitados consegue otimizar a estrutura de tal forma que se use a menor quantidade de aço e concreto para que o melhor resultado seja alcançado. Dessa forma, não há sobra de material nem uma superestrutura que não é necessária.

Mas, você já pensou se na hora da obra o seu pedreiro vê que no meio da janela prevista no arquitetônico se encontra um pilar? O transtorno se torna óbvio é o fato de que um projeto depende do outro não poderá ficar mais claro. Enquanto um erro na obra te custará milhares de reais, no projeto é só apagar e refazer. O poder está na ponta do lápis, ou melhor, do mouse.

Por que fazer os projetos com apenas uma empresa?

Até aí tudo bem, mas e o título desse texto? É claro que os projetos devem conversar entre si, mas executando os projetos em diferentes empresas isso não seria levado em consideração? É claro que sim, mas quando falamos de otimização ter uma equipe mais próxima facilita muito os processos e minimiza os possíveis erros que possam vir a ocorrer.

Então vamos pensar na seguinte situação: Um arquiteto faz uma casa linda, mas enorme, todas as paredes da casa estão no padrão de 15 cm. O projeto foi entregue por um escritório de arquitetura e os clientes resolvem contratar uma outra equipe de engenheiros para realizar o projeto estrutural. Quando o responsável vê a planta baixa da casa ele logo percebe que para uma estrutura com menos aço (material mais caro) o melhor eram que as paredes fossem de 20 cm.

Eai? Torcemos que o projeto arquitetônico não tenha passado pela prefeitura ainda! O engenheiro vai ter que entrar em contato com o escritório de arquitetura, ver se é possível fazer a mudança e passar isso para ele. Imagina se o projeto hidráulico também já foi feito? Todas as distâncias das tubulações de dentro da parede vão mudar! E se o engenheiro não conseguir fazer a mudança, provavelmente a estrutura ficará mais cara na obra, fora o transtorno e o tempo perdido tentando conciliar com outros escritórios.

Agora imagina se esse engenheiro trabalhasse na mesma empresa que o arquiteto? Eles vão entrar numa reunião rápida, o arquiteto muda as paredes em 1 dia, o problema é resolvido e o melhor, com agilidade! Menos risco de o projeto atrasar e a sua obra demorar ainda mais para começar!

Como fazemos projetos na EMAS Jr. Consultoria?

Quando uma equipe trabalha junta, as pessoas já se conhecem, o alinhamento é muito mais rápido, os erros podem ser corrigidos facilmente. Sendo assim o resultado sai muito mais preciso e prático. Nós da EMAS Jr. Consultoria realizamos todos esses projetos em conjunto, temos programas específicos com tecnologia BIM, para podermos compatibilizar todos eles e o resultado é que a sua obra será muito mais eficiente.

A EMAS Jr. Consultoria, empresa há quase 20 anos no mercado possui experiência na elaboração de Projetos! Caso possua alguma dúvida, entre em contato com a gente e um de nossos consultores poderá lhe esclarecer melhor.