Muitas pessoas almejam a construção da casa própria, mas se desesperam só de pensar em começar uma obra. Projeto arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico… De fato, as obras demandam tempo e dão muito trabalho. Mas, o que fazer para que esse processo seja mais tranquilo e prazeroso? Tudo começa com um planejamento de obra feito por um bom profissional. Os projetos servem para planejar o que está por vir e evitar dores de cabeça com imprevistos!

Construção e construtor

 

Planejamento Financeiro na construção

O projeto da casa própria precisa começar pelo Planejamento Financeiro, essa etapa é primordial para o sucesso do empreendimento. Uma obra mal planejada resulta em atrasos e cortes em etapas por falta de orçamento.

Toda obra, por mais simples que seja, irá gerar imprevistos, como a danificação de materiais, por exemplo. Por isso, precisamos nos preparar para situações adversas desde o planejamento da obra. Por sorte, já existem softwares que nos ajudam a mapear a construção, gerando soluções eficientes para o projeto da casa própria

O BIM (Building Information Modeling) é uma ferramenta de modelagem 3D que nos permite prever algumas situações adversas, ainda no projeto, e corrigi-las antes de iniciar a construção. Com o BIM os custos da obra tornam-se menores, pois ele previne erros de execução e facilita a geração de orçamentos. Portanto, o BIM fornece uma base detalhada de materiais, evitando a aquisição de insumos em excesso e garantindo uma alta previsibilidade de custos. Nunca foi tão fácil planejar a construção da casa própria!

 

Importância de os projetos serem feitos por um profissional

Já entendemos que para o sucesso de uma obra precisamos de um bom planejamento financeiro, mas não é só isso. Todas as etapas de uma construção, desde o planejamento até à execução, precisam ser acompanhadas por profissionais.

A falta de conhecimento técnico é um dos principais problemas que complicam a construções de casas, é extremamente importante que profissionais estejam à frente do projeto. Antes de iniciar o projeto da casa própria, certifique-se de contratar profissionais competentes, que estejam aptos a executá-lo com excelência. 

A qualidade de uma obra, além de necessitar de profissionais especializados, também depende da compatibilização de projetos, isto é, todos os projetos que contemplam a construção devem estar alinhados, para que um não atrapalhe a execução do outro. Ou seja, o projeto estrutural deve conversar com o arquitetônico, assim como o hidrossanitário e o projeto elétrico. A compatibilização de projetos evita desperdícios, retrabalhos e problemas de interferência, além de otimizar o tempo de trabalho da mão-de-obra.

 

Como evitar esses problemas na construção?

Dessa forma, percebemos o quanto o planejamento de obra é fundamental para o sucesso da construção da casa própria. Ademais, o planejamento, seja ele financeiro ou projetos, precisa ser bem executado, por profissionais competentes, antes de se iniciar a construção em si. Prevenir os problemas de construção evita dores de cabeça em corrigi-los depois, além de proporcionar economia e otimização da obra.

Por essas razões, destaca-se a importância de contratar empresas que executem o projeto da casa própria por completo. Quando uma mesma equipe é responsável pelo projeto arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico, fica mais fácil a compatibilização dos projetos, evitando possíveis erros que possam vir a ocorrer durante a construção da casa própria.

Construção e problemas

 

Licença de Operação

A EMAS Jr. realiza todos esses projetos em conjunto, é o nosso Projeto Pacotão (arquitetônico, hidrossanitário, estrutural e elétrico). Com isso, ao invés de contratar quatro profissionais para o projeto da casa própria, ofertamos todos os serviços em um único lugar, trazendo mais comodismo para nossos clientes e evitando dores de cabeça. 

Com quase 20 anos de experiência, a EMAS Jr. conta com uma equipe de profissionais competentes, aptos a ajudá-los no planejamento de obra, realizando o sonho da construção da casa própria, sem dores de cabeça! 

 

Visite nosso blog para conhecer mais sobre a ferramenta BIM e como ela auxilia na compatibilização de projetos. Caso possua alguma dúvida, entre em contato com a gente, um de nossos consultores poderá lhe esclarecer melhor.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!