O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro obrigatório sendo cada vez mais necessário para a regularização de imóveis rurais, podendo ser uma dor de cabeça para o proprietário.

Para entender melhor continue com a gente!

Qual a necessidade de obtê-lo?

O CAR faz parte do novo código florestal, dirigido pelo Ministério do Meio Ambiente, e é de caráter obrigatório. A maioria dos territórios rurais não estão cadastrados, sendo considerados ilegais. A grande questão é que muitos não entendem a real necessidade e importância que esse documento possui. 

Ele tem como principal função a delimitação de terras, facilitando o trabalho do governo em entender com mais clareza a disposição e uso das suas terras. Além disso, analisa a porção ativa e passiva dos lotes, proporcionando um estudo melhor sobre a vegetação nativa e recursos hídricos das áreas rurais do país. 

Imóvel Rural para regularização ambiental com o CAR
Campo panorâmico de imóvel rural

Para o que eu estarei contribuindo?

 É através das informações coletadas pelo CAR que  o Governo conseguirá ter uma noção sobre a APP (Área de Preservação Permanente) e a reserva  legal de sua terra rural e poderá planejar ações para auxiliar nas regularizações ambientais,  combates ao desmatamento ilegal e monitoramento das áreas de recuperação de propriedades  rurais.

Sendo assim, ao realizar sua inscrição no CAR você estará ajudando todo o meio ambiente a se manter  equilibrado e, dessa forma, estará contribuindo para a manutenção da vegetação nativa e para a proteção da fauna e flora local.

Ao fazer seu CAR você ajuda a combater o desmatamento
O CAR ajuda a combater o desmatamento

Quais são as suas vantagens ao fazer o CAR?

Quando um proprietário registra o CAR, além de conseguir fazer isso sem ter que pagar  nenhuma taxa ao Governo, ele obterá diversos benefícios, incluindo o acesso ao crédito agrícola com baixas taxas de juros, possibilidade de comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), declaração de suas obrigações ambientais (podendo ser utilizado para dar  início ao processo de licenciamento ambiental), maior facilidade de obter o direito à isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) entre outros diversos benefícios que você pode consultar no site do Serviço Florestal Brasileiro.

Como fazer o cadastro do CAR? 

Ele pode ser feito através do site ou em uma federação agrícola do estado (para aqueles que não possuem tanta familiaridade com a tecnologia), para que o cadastro seja feito, deve-se ter  em os documentos pessoais, os documentos da propriedade (comprovantes de compra e venda ou escritura que comprove a posse da terra) e os limites da propriedade, tornando necessário uma empresa mais especializada no assunto para uma maior precisão.

Nesse sentido, nós temos a solução ideal para você! Entre em contato com a gente para saber mais.