Antes de começar a falar sobre qual é ideal para você, vamos entender o significado de cada sigla: o PGRS representa o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, enquanto o PGRSS significa Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde.

Para quê serve cada um dos projetos?

De maneira prática, o PGRSS é o documento regulatório para gerenciamento de resíduos de estabelecimentos envolvidos com a área de saúde e estética. Logo, os demais estabelecimentos estão sujeitos à regulação de seus resíduos segundo o PGRS.

Dessa forma, ambos os projetos visam a regularização e a gestão correta dos resíduos produzidos em larga escala. Mas, para que serve exatamente um Plano de Gerenciamento de Resíduos? Então, a função principal desse plano é planejar a separação, acondicionamento, coleta e destinação final dos resíduos, sendo essa última etapa pensada de maneira a permitir a reutilização ou reciclagem de todo o material.

Lixeiras de reciclagem utilizadas na coleta seletiva para classificar os resíduos, auxiliando na criação do PGRS ou PGRSS.
Lixeiras utilizadas na coleta seletiva

Além disso, esse gerenciamento visa gerar não apenas o cuidado adequado com os resíduos produzidos, mas também uma economia ao estabelecimento de origem, com estudos detalhados de toda a trajetória desse material. Sendo assim, são exemplos de estabelecimentos que necessitam de um PGRSS ou PGRS:

link de acesso para um guia de pgrss
  • Restaurantes
  • Indústrias
  • Hospitais
  • Empreendimentos comerciais
  • Consultórios médicos
  • Estúdio de tatuagem

Por que devo ter um PGRS ou PGRSS?

O gerenciamento de resíduos não é apenas uma atitude sustentável e ambientalmente correta, é também uma prática amparada legalmente. Sendo assim, a Lei Federal n° 12.305/ 2010 institui a obrigatoriedade da implementação de uma logística reversa (fluxo de resíduos do ponto de consumo ou local de origem) para estabelecimentos ou indivíduos que sejam grandes produtores de resíduos sólidos.

Por isso, ao não cumprir a legislação, estará sujeito à punição administrativa e penal, além de aplicações de multas. Portanto, evite futuros problemas e faça o seu PGRS ou PGRSS agora, reforçando a sua preocupação com o amanhã através de suas ações hoje.

Ficou interessado? Entre em contato com um de nossos consultores!

Leia mais sobre o assunto:
Seguem abaixo algumas indicações para absorção de maiores conteúdos sobre o assunto tratado acima: