A Educação Ambiental e o PEA (Programa de Educação Ambiental) são essenciais para a conscientização das pessoas em relação ao ambiente em que vivemos e para que preservemos um mundo seguro para as próximas gerações. Por isso, os educadores precisam conhecer e ter um domínio cada vez maior sobre esse assunto. Contudo, no dia a dia das escolas, as dificuldades podem ser grandes, encontrando-se barreiras na forma de aplicar atividades, captar a atenção dos alunos, falta de capacitação no assunto, falta de material didático, entre outros.

Nesse cenário, a EMAS Jr. conta com uma vasta experiência e repertório para cumprir este papel em despertar a consciência ambiental nas escolas e na sala de aula de maneira lúdica e inovadora, através do nosso PEA (Plano de Educação Ambiental).

PEA (Programa de Educação Ambiental) EMAS Jr.

Conhecendo os alunos e desenvolvendo a Educação Ambiental

A primeira etapa no desenvolvimento do PEA é o reconhecimento. Neste momento é identificado o público-alvo e avalia-se suas especificidades. A partir disso, é aberto um diálogo com a comunidade escolar para o desenvolvimento de um plano personalizado para a instituição.

A EMAS Jr. está inserida no ambiente universitário e próxima das mais modernas iniciativas pedagógicas, portanto, dispõe de grande repertório para propor desde temas específicos da região até pautas mais amplas como consumo consciente de água.

Principais eixos temáticos que podem ser abordados nas escolas:

Definição da Metodologia do PEA nas escolas

A Educação Ambiental pode ser feita de diversas formas conforme o contexto em que as instituições/escolas estão inseridas. Ou seja, é preciso elaborar uma atividade adequada à realidade vivida pelo aluno ou aluna para facilitar a absorção do conteúdo.

O método de abordagem escolhido pode incluir ferramentas mais lúdicas como fantoches, teatro e maquetes (para alunos mais novos) e outras mais maduras, como construção de composteiras, hortas verticais e palestras (para alunos mais velhos).

PEA (Programa de Educação Ambiental) EMAS Jr.

Mãos à Obra

As atividades são feitas fora do contexto de sala de aula, permitindo uma quebra da rotina e maior engajamento por parte dos alunos e educadores. E assim, ao estimular a curiosidade das crianças, a diversão é garantida. Sempre rendendo boas histórias para todos nós.

Não encerramos por aí. Além dos aspectos citados, é importante montarmos um acompanhamento pós-projeto, para avaliar a efetividade das nossas ações (em busca de melhorias constantes das nossas didáticas), garantindo o sucesso do plano na instituição.

Por que escolher a EMAS Jr. para promover a Educação Ambiental nas escolas?

Ser Verde Além Da Logo é uma diretriz fundamental para todas as nossas ações. Dessa forma, acreditamos que para sermos inovadores é preciso ter, verdadeiramente, responsabilidade de construir um futuro melhor. Além disso, toda receita captada nas nossas ações é investida na educação e capacitação de nossos membros.

Quer conhecer os projetos já feitos e as possibilidades de PEA’s para sua escola? Entre em contato com a gente!