Ter atividades de Educação Ambiental (EA) na sua escola ajuda no processo de desenvolvimento de habilidades, cada vez mais necessárias no mundo atual. Quando inclusas na rotina escolar, como, por exemplo, através do PEA, atividades ambientais induzem a criatividade e auxiliam na interação entre os alunos e os próprios pais. Além disso, ajudam a despertar a consciência ambiental na escola. Com isso, o colégio oferece uma formação diferenciada para seus alunos e, assim, passa confiança para os pais e fortalece sua marca.

A tendência é de que a Educação Ambiental se torne algo primordial e passe a fazer parte da rotina das escolas de forma natural. Todavia, alguns educadores tem certa dificuldade e resistência quanto a por atividades de Educação Ambiental em sua rotina escolar. Dentre os principais obstáculos encontrados por eles está a falta de capacitação para aplicação das atividades e a falta de material didático. Isto dificulta a formação de cidadãos ambientalmente educados.

Diante desse viés, conheça cinco maneiras simples e fantásticas para você aplicar a EA em sua escola e despertar a consciência ambiental sem a necessidade de material didático ou capacitação prévia.

1) Hortas verticais e horizontais com pet

Em primeiro lugar, as hortinhas locais são ótimas para despertar a consciência ambiental, a curiosidade e a criatividade de seus alunos. Além do contato físico com o meio ambiente, essa atividade desenvolve um sentimento de preservação.

Ainda, elas têm a vantagem de serem duradouras. Portanto, deixam um legado para a escola uma vez que é necessária uma ação contínua na preservação, cuidado e também no uso dos bens produzidos nela.

PEA
Hortas com garrafa pet são ótimas formas de começar uma educação ambiental

As hortinhas podem ser verticais ou, caso haja espaço, horizontais. Para sua confecção são utilizadas apenas garrafas pet, tesoura, terra e sementes ou mudas das plantas que deseja produzir. Todos esses materiais podem vir dos próprios estudantes e educadores. Um exemplo prático é o reaproveitamento das garrafas pet geradas em casa.

2) Composteira

Ter uma composteira em sua escola pode trazer, assim como as hortas, benefícios duradouros para os alunos. Características como a curiosidade, a criatividade e a própria consciência ambiental também são adquiridas nessa atividade.

Ela servirá para decompor o material orgânico gerado pela própria escola. Gera-se um produto para a própria hortinha, o adubo orgânico. Para a construção de uma composteira, é preciso três vasilhas ou baldes e uma torneira para coletar o adubo.

PEA
O adubo da composteira pode ser reutilizado no plantio de sementes

Além disso, todo esse processo de reaproveitamento dos resíduos na composteira seguido do reaproveitamento do adubo na hortinha é de grande valor para o meio ambiente e contribui para o crescimento do estudante. Isto uma vez que ele irá entender cada conceito: desde o que é uma composteira até o passo a passo para a geração do adubo.

3) Aterro Sanitário

Mais uma atividade muito prática capaz de despertar a consciência ambiental na sua escola é o aterro sanitário.  A construção de um aterro sanitário retrata a forma de destinação final de resíduos mais adaptado à realidade brasileira. Além disso, pode trazer conceitos interessantes para os estudantes. Por exemplo, a diferença entre aterro sanitário e controlado.

PEA
Terrários e aterros sanitários são formas de despertar a consciência socioambiental

Para sua realização é necessário basicamente um aquário, brita e alguns tipos de solo. O aterro também é uma atividade que deixa um legado para a escola e pode ser acompanhado por algumas gerações de estudantes.

4) Teatro com temas diversos

Outra solução sensacional para despertar a consciência ambiental no seu colégio são os teatros com temas diversos. Uma vantagem deles com relação aos outros métodos é que conseguem abordar vários temas envolvendo o momento vivido por sua escola.

Os teatros podem tratar de temas como meio ambiente, gestão de resíduos (lixo), gestão da água, doenças (dengue), poluição, violência, bullying, dentre vários outros. Essa gama de opções juntamente com um pouco de criatividade pode se transformar em algo muito rico para seus alunos. Trabalhando assim, primeiro, de forma estratégica. Por exemplo, caso esteja tendo muito desperdício de água na escola, esse pode ser um excelente tema para o teatro.

Teatros são uma forma criativa de despertar a educação ambiental em crianças

Ele pode ser feito tomando como referência vídeos no YouTube, de forma mais interativa com a participação de todos ou com o uso de fantasias e fantoches, por exemplo.

5) Oficina criativa

Como o próprio nome indica, essa atividade demanda muita criatividade dos estudantes. E devido à sua simplicidade, é fantástica e pode surpreender com os resultados.

O lema da oficina é simplesmente criar utilizando o que tem! Sendo que todo o material pode ser reciclável e adquirido pelos próprios alunos. Dentre eles, pode-se fazer uso de garrafas pet e suas tampas, palitos, fitas coloridas, papéis, papelão, lápis coloridos para personalizar, dentre muitos outros.

Essa é outra solução muito simples, que além de tornar a tarde de seus alunos mais descontraída e ao mesmo tempo educativa, ajuda a despertar consciência ambiental na sua escola.

Objetos recicláveis podem ser reutilizados em oficinas

Para todas as atividades listadas você vai precisar, apenas, fazer uso de materiais recicláveis usando a criatividade ou por meio de vídeos de tutorial no YouTube. Ou seja, não precisa de material didático ou capacitação prévia. A fim de deixar ainda mais rica a sua Educação Ambiental, você pode optar por fazer um PEA (Plano de Educação Ambiental).

A consciência ambiental e o PEA

O Plano de Educação Ambiental (ou PEA) tem o intuito de viabilizar esse contato dos alunos com as questões ambientais de forma mais assertiva. Ele tem como foco desenvolver a EA e a consciência ambiental e geralmente em escolas. Entretanto, também pode ser aplicado em condomínios ou empresas, por exemplo. Além disso, pode ser executado por meio de palestras, dinâmicas, atividades lúdicas e extra classe como as listadas.

O PEA se trata de um projeto e portanto deve ser planejado, estudado e estruturado. Sendo assim, ele é personalizado, ou seja, é feito de forma única para sua escola. Isto por visar desenvolver ou melhorar a realidade vivida por ela. Dessa forma, leva em conta, por exemplo, a faixa etária dos alunos, tempo e recursos disponíveis.

Ainda, o plano auxilia na melhora na qualidade de vida da comunidade e fortalece a cidadania dos alunos. Sendo assim, é a forma mais certeira para alinhar as soluções citadas de forma a alavancar os seus alunos e a sua escola!

Ficou interessado e quer saber mais sobre o PEA? Possui alguma dúvida? Contate-nos! Será um prazer te ajudar!