Desde a infância as crianças são ensinadas sobre não jogar lixo no chão, não poluir o meio ambiente, cuidar dos animais e proteger as florestas. Assim, desde pequenos somos motivados a desenvolver nossa consciência ambiental e o nosso senso de responsabilidade com o meio ambiente. Mas, afinal, por que a educação ambiental é tão importante?

A educação ambiental é um processo que visa formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que se responsabilizem com os impactos que as atividades humanas causam ao meio ambiente, desenvolvendo a capacidade de visão sistêmica do lugar onde vivemos.

Sustentabilidade e o meio ambiente

Tudo o que nos circula é uma parte do meio ambiente e devemos cuidar bem dele para que todas as gerações, tanto as atuais quanto as futuras, possam aproveitar dele de maneira responsável e sustentável.

Para se ter noção, o ar que respirando faz parte do meio ambiente e nos afeta diretamente. Em 2019, foi notado um aumento na procura de hospitais por conta de problemas respiratórios em crianças, na cidade de São Paulo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar abaixo de 60% pode ser prejudicial à saúde. No ano de 2020, os alertas para o desmatamento da Amazônia foram bem maiores em comparação a 2019.

Segundo o Google Maps, para ir de Manaus para São Paulo, são mais de 50h de carro de viagem, quase quatro mil quilômetros e pode até incluir uma passagem de balsa. Até pode parecer algo fora da realidade de muitos moradores da região sudeste, mas o estado de São Paulo só não é um deserto por conta da Floresta Amazônica.

O ciclo da água envolve a transpiração de árvores e também a evaporação da água. Assim, quando se trata da floresta Amazônica, estamos falando de muita água evaporada. Essa água “viaja” em forma de nuvens, os chamados rios voadores ou rios flutuantes até o Centro-Sul do país.

Vale ressaltar que é claro que nem toda a chuva provocada nesses locais é de origem da Floresta Amazônica.

E o que queremos provar com isso? Os ciclos tanto do ar, quanto da água, estão intimamente ligados em todas as regiões, não só do nosso país, mas de todo o planeta.

O impacto mundial

Olhando em um mapa-múndi é possível perceber que na mesma região em que o Estado de São Paulo se encontra, existem vários desertos em outros países, inclusive alguns considerados como os maiores do mundo. São eles o deserto de Kalahari, que se encontra no continente Africano e o Grande Deserto Australiano, que se encontra na Austrália.

Portanto, é plausível dizer que o Estado de São Paulo não seja um deserto por conta dos rios voadores que vêm da floresta Amazônica e caem nesse estado em forma de chuva.

Assim, quando há desmatamento na floresta amazônica ocorre impacto, não só no ecossistema amazônico, como também nos estados que se encontram no Centro-Sul do país e em outras regiões nos arredores.

Visão do céu dentro de uma floresta. Sustentabilidade
Visão do céu dentro de uma floresta.

Desse modo, faz-se necessário ensinar as crianças a terem uma consciência ambiental, para que saibam discernir o que é certo do que é errado, desde a infância até a velhice. Essa consciência ambiental pode ser ensinada como educação ambiental, tanto nas escolas como dentro de casa.

Educação ambiental e Alfabetização ambiental

Segundo o dicionário Michaelis online, educação ambiental pode ser definida como: “educação que visa a desenvolver atividades e ideias ligadas ao conhecimento do meio ambiente e ao uso sustentável dos recursos naturais.”

Dessa forma, é possível pensar em quanto essa temática é importante nos dias atuais. Tudo em nossa volta é meio ambiente. Desde o ar que respiramos até o clima de todo o mundo. Não tem como não estar ligado ao meio ambiente.

Existem fatores que não podemos controlar, como a umidade do ar, mas podemos fazer a nossa parte e termos compromisso com a sustentabilidade. Isso é ensinado desde muito pequenos com aulas da educação ambiental na escola e seguindo o exemplo dos mais velhos.

Educação Ambiental na infância

Essa educação ambiental pode se desenvolver de diversas formas, desde o mais básico como:

– As plantinhas nascem, crescem, reproduzem e morrem;
– O sol aquece o planeta Terra;
– Não jogar lixo no chão;
– Tomar banhos rápidos;
– Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes.

Conforme se avança na idade escolar, mais a educação pode se aprofundar nesse assunto e cada ensinamento começa a ter um porquê de ocorrer:

– Com as plantas temos alimento, como frutas, legumes e vegetais. Logo, devemos cuidar delas para que possamos ter uma alimentação saudável e crescer sem muitos problemas de saúde;
– O sol aquece o Planeta e também a água de rios e lagos. Logo, há o ciclo da água e, assim, teremos a substância fundamental para a sobrevivência, nas três fases físicas no globo;
– Não demorar no banho e nem deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes para economizar água, que apesar de existir em abundância, nem toda água é potável e acessível.

Esses foram somente alguns dos exemplos possíveis.

Um adulto conversando com um grupo de crianças perto da natureza. Educação ambiental.
Criança em harmonia com o meio ambiente.

Até nos pequenos detalhes as crianças podem aprender sobre o cuidado ao meio ambiente e a uma curta idade já ir desenvolvendo hábitos sustentáveis. Leia esse texto para saber mais sobre como aplicar essas práticas em escolas.

Cultura de Sustentabilidade

Com uma educação ambiental adequada, é possível que as crianças cresçam conscientes de seus atos e se tornem adultos capazes de serem sustentáveis ao adotar algumas medidas, como:
– Fechar a torneira ao escovar os dentes;
– Separar lixos orgânicos de recicláveis;
– Não jogar lixo no chão;
– Evitar o desperdício de alimentos;
– Utilizar de transporte coletivo ou bicicleta ou andar a pé quando possível.

Alguns desses atos parecem ser óbvios para pessoas que cresceram e adquiriram um senso de sustentabilidade. Porém, é possível que aquelas que não tiveram uma alfabetização ambiental não entendam o porquê e qual a importância de algumas dessas atitudes.

Outros desses hábitos, como evitar o desperdício de alimentos, podem ser difíceis de praticar, ainda mais quando se é um jovem adulto e não tem tanta noção de qual quantidade de comida comprar e como armazenar corretamente, para que ela dure mais.

É muito importante tentar criar essa cultura de sustentabilidade o mais cedo possível, pois fica mais fácil interiorizar essas informações quando criança, uma vez que eles têm uma maior facilidade para absorver o conhecimento nessa idade.

Homem plantando e praticando a sustentabilidade; educação ambinetal
Homem plantando.

Como a Química Jr. pode ajudar?

É por isso que a Química Jr, empresa júnior parceira da UNESP de Araraquara, tem também o propósito de contribuir com o meio ambiente e conseguir transmitir para as próximas gerações a importância de cuidar do nosso planeta.

Nesse sentido, foi criado o Projeto Verde, que tem como objetivo fazer a compensação do gás carbônico emitido por eventos ou empresas. Então, todo esse impacto ambiental é transformado em uma quantidade de árvores que são plantadas, em parceria com Américo Brasiliense, em um município vizinho.

O projeto também possui um lado social, buscando apostar na educação. Assim, no final de cada projeto, após o plantio das árvores acontece uma aula de educação ambiental para crianças de escola pública, justamente com o objetivo de promover o cuidado à natureza e incentivar o desenvolvimento de uma cultura sustentável.

Educação Ambiental em empresas

Certamente cuidar do planeta e ter uma preocupação pelo meio ambiente não é uma responsabilidade única das crianças, mas sim de todos nós. Assim, também as empresas têm o papel de educar os seus colaboradores em aspectos ambientais, para estarmos cientes do impacto que as nossas atividades geram e pensar em ações para reduzi-las.

Educação Ambiental em Empresas
Educação Ambiental Empresarial

Tornar-se uma empresa que investe na sustentabilidade gera muitas vantagens, uma vez que sustentabilidade é um tópico cuja importância tem aumentado nos últimos anos e que atualmente está em tendência no mercado. Conheça também outras vantagens para sua empresa nesse texto.

Atualmente, observamos que as pessoas preferem consumir de marcas que se preocupam com o planeta e que possuem ações sustentáveis. Assim surgem estratégias como o Marketing Verde, que busca conduzir as empresas nessa pegada mais sustentável e consequentemente atrair a atenção do cliente. Grandes empresas já estão apostando no Marketing Verde e em ações relacionadas à Sustentabilidade, tais como o Crédito de Carbono. E você, o que está esperando?

Quer tornar o seu evento ou a sua empresa sustentável, o Projeto Verde é uma ótima opção. Quer conhecer mais sobre a Química Júnior e seu projeto? Entre em contato!

Química Júnior
Telefone: (16) 3301-9808
E-mail: [email protected]