Um layout bem projetado proporciona aumento da eficiência do fluxo de comunicação entre as atividades da sua empresa. Além disso, otimiza a utilização da área disponível, tornando o fluxo de trabalho mais eficiente e econômico para a gestão do seu negócio.

Se interessou? Então entenda os benefícios e como esse projeto pode agregar dentro do seu negócio!

 

planejamento de layout para sua empresa ou negócio: benefícios; A imagem mostra diferentes processos em uma fábrica.

 

O que é planejamento de layout?

Estabelecendo o conceito de Layout como sendo o arranjo físico do modo como estão organizados os equipamentos, máquinas, ferramentas, produtos finalizados e mão de obra dentro de uma empresa. Dessa maneira, podemos definir o termo Planejamento de Layout como um estudo projetado que visa otimizar a disposição dos componentes físicos do espaço de uma empresa. Dessa forma, o projeto visa otimizar o fluxo no qual o produto passa pelo sistema produtivo. Nesse sentido, tem-se menos tempo perdido em cada ponto do processo de fabricação, reduzindo o tempo de transformação da matéria prima em produto final.

Com isso, a otimização desse arranjo físico é de suma importância para a produtividade do seu negócio, pois o fluxo dos processos pode ser otimizado ou prejudicado em função da distribuição física dos equipamentos.

 

Quando realizar um Planejamento de Layout para a empresa?

As empresas que buscam otimizar seus lucros sem ter grandes gastos com uma expansão física do seu negócio podem encontrar no planejamento de Layout uma maneira eficiente e de baixo custo para alcançar seus objetivos.

Primeiramente imagine, por exemplo, que sua empresa seja do ramo de estacionamentos e que você deseja aumentar a disponibilidades de vagas sem adquirir um novo espaço físico. Esse foi um case de sucesso realizado pela PJ Consultoria que permitiu, através de um Planejamento de Layout eficaz, o aumento do número de vagas do estacionamento sem que o proprietário gastasse com a compra de um novo local. Por isso, Confira esse case de sucesso AQUI!

Assim, a implementação de um Planejamento de Layout também é aconselhada mediante as seguintes situações:

      • Necessidade de se montar um novo espaço produtivo;

      • Necessidade de reorganização ou de expansão;

      • Ocorrências de colisões entre pessoas ou entre pessoas e máquinas, móveis;

      • Necessidade de diminuir a incidência de acidentes de trabalho.

     

    Benefícios da Implementação do Layout para sua empresa

    A correção ou implantação de um Layout otimizado para seu negócio proporciona uma maior economia em diversos aspectos. Além disso, beneficia a produção devido à disposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, pontos de armazenamento e do fator humanos envolvido no processo. Assim, um Planejamento de Layout bem estruturado fornece diversos benefícios a sua empresa, dentre eles, os principais são:

        • Melhoria do fluxo interno de pessoas;

        • Melhor utilização do espaço disponível;

        • Facilidade no controle e supervisão das atividades;

        • A Redução do tempo entre processos;

        • Redução de custos;

        • Redução da ociosidade de máquinas e funcionários.

       

      Confira também como aplicar em sua residência!

       

      Quem realiza o Projeto de Planejamento de Layout

      A PJ Consultoria está há mais de 20 anos no mercado ajudando empresas a alavancarem seus negócios por meio de projetos de alto impacto, que geram resultados rápidos e duradouros para sua empresa. Assim, em parceria com a EMAS Jr Consultoria, trabalhamos com projetos que visam otimizar e simplificar seus processos de fabricação, ajudando seu empreendimento a economizar e potencializar seus lucros.

      Ficou interessado em saber mais sobre? Entre em contato conosco!