Seu imóvel apresenta infiltrações, rachaduras ou trincas? Ligue o sinal vermelho! Estas patologias podem ser sinais de que a estrutura da sua casa não está adequada. Isso coloca em risco a segurança dos seus moradores e daqueles que a frequentam. Entenda sobre cada tipo dessas patologias, sobre Regularização e sobre o Laudo Técnico!

Parede com rachadura
Exemplo de Rachadura

Quando construímos uma edificação, esperamos que ela tenha vida útil longa, afinal, é um bem de grande investimento financeiro. Entretanto, com o decorrer do tempo, podem surgir evidências da necessidade de uma reforma. A seguir, apresentamos alguns aspectos a serem observados em sua obra:

1) Infiltrações

As infiltrações são o resultado da passagem da água proveniente da chuva ou do encanamento em locais indevidos. Elas ocorrem por causa de trincas, rachaduras, má vedação de portas e janelas, tubos e conexões mal instalados ou má impermeabilização de lajes, paredes e pisos, antes de colocar os revestimentos. Além disso, são mais comuns em ambientes por onde as tubulações hidráulicas passam, ocorrendo principalmente nas paredes e pisos de banheiros, cozinhas, áreas de serviço, etc.

parede com infiltração
Evite esses tipos de problemas!

Se não tratada, essas infiltrações têm a capacidade de desencadear bolor e até mesmo a degradação das paredes, podendo levar a estrutura a ruir. Por isso, fique atento às manchas nas paredes e bolhas na tintura: elas são indicadores do problema. Piso estufado ou cerâmica descolando também podem ser reflexos da umidade ou desrespeito à espessura correta do rejunte no assentamento do piso.

Assim, para tratar o problema, geralmente é necessário raspar o reboco onde existe a infiltração, e deixar o local secar por completo. Em seguida, é preciso aplicar um produto impermeabilizante para depois refazer o reboco. Porém, como isso envolve a estrutura de um imóvel, é fundamental que a correção seja realizada sob a supervisão de um profissional, por questões de segurança.

2) Fissuras, Rachaduras e Trincas

Fissuras são finas aberturas que atingem a pintura e o revestimento, mas, não oferecem riscos à estrutura. Entretanto, elas permitem a passagem de água, facilitando assim a proliferação de bolores. Com isso, deve-se prestar atenção na evolução da sua espessura e profundidade, pois elas podem se tornar trincas. As trincas, por sua vez, atingem a estrutura da parede, trazendo riscos à segurança da casa. Já as rachaduras possuem aberturas ainda maiores, mais profundas e acentuadas.

As fissuras podem ocorrer por diferentes motivos, sendo alguns deles a falta de juntas de dilatação, a dosagem incorreta de argamassa, que faz com que ela retraia, ou a má aderência entre a estrutura e o revestimento.

E assim como as fissuras, as rachaduras e trincas também possuem diversas causas. Um concreto mal feito – com muita água – permite que o gás carbônico entre na estrutura gerando trincas, que diminuem a resistência do mesmo. Além disso, vibrações e trepidações causadas por excesso de veículos trafegando na rua, elevadores, proximidades com obras e metrô podem causar as rachaduras e trincas. Um possível motivo também pode ser o recalque, que ocorre quando o solo abaixo da construção deforma, seja por excesso de peso, reflexo de construções vizinhas malfeitas, erosão, vibração ou inundação do terreno. O recalque faz parte da edificação afundar, provocando as temidas rachaduras.

Contudo, por conta dessa gama de possíveis causas diferentes, existem diversas formas de correção e regularização de cada tipo, e nem sempre uma delas é aplicável em todos os casos.

3) Como tratar cada tipo?

Existem diversas normas na construção civil para a regularização dos projetos e as obras. Os descumprimentos dessas normas configura irregularidades construtivas (imóvel em discordância com as leis municipais e estaduais), podendo gerar multas para o proprietário.

O Laudo Técnico:

Tudo isso desvaloriza o imóvel e o mais preocupante: ameaçam a segurança de todos. Assim, para descobrir as causas das patologias nas edificações e resolvê-las, é necessário realizar um Laudo Técnico. O Laudo é um tipo de documento elaborado por engenheiros civis que contém registro fotográfico das irregularidades, aponta as possíveis causas e propõe métodos para tratá-las, eliminando qualquer risco. Identificando-se a origem, é possível responsabilizar o autor das irregularidades e solicitar que ele se encarregue da correção das falhas, descritas no Laudo Técnico.

COMO SE DÁ A ELABORAÇÃO DO LAUDO TÉCNICO?

Vale ressaltar que, independente do tipo de patologia abordado acima, o Laudo Técnico consegue contemplar a todos, sendo importantíssimo em casos em que haja necessidade de mover uma ação judicial ou como primeiro passo para recuperar uma estrutura danificada, promovendo a regularização do imóvel.

7 MOTIVOS QUE TORNAM O LAUDO TÉCNICO INDISPENSÁVEL

Tem dúvidas sobre infiltrações, rachaduras e trincas?

Se você quer saber mais sobre o assunto entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em poder te ajudar.

EMAS Jr. Consultoria