A expressão “jogar o lixo fora” é uma expressão que todos temos o hábito de ouvir. Somado a isso, tem-se a ideia de que lixo é entulho, algo sujo, ou tudo aquilo que não tem valor. Mas será mesmo que o lixo não tem nada mais a nos dar?

Estamos passando por um período de escassez de matéria prima, em que a população consome mais do que o planeta se renova. Além disso, devido ao intenso consumo, não há mais lugares suficientes para a disposição final do lixo. Sendo assim, buscar uma destinação para o resíduo sem que este seja descartado, além de gerar um impacto ambiental positivo, pode se converter em lucro para o estabelecimento. Nesse texto do nosso blog tratamos sobre esse assunto e seu conceito de gerenciamento. Já foi conferir?

Imagem de tampas de garrafa, pode-se lucrar com esse resíduo.

O lucro na prática

Um dos maiores exemplos sobre lucra com resíduos sólidos é a União Europeia. Esse setor emprega mais de 2 milhões de pessoas e rende mais de 145 milhões de euros por ano, sendo esse valor correspondente a 1% do PIB do bloco, que conta com 28 países.

Sendo assim, por mais que o Brasil ainda não tenha essa cultura de reaproveitar resíduos, já existem diversas práticas que estão sendo executadas por alguns empreendedores. No interior de São Paulo, por exemplo, na região do Socorro, o Hotel Fazenda Portal do Sol construiu um Centro de Triagem, local destinado para a separação de alguns tipos de resíduos, como alumínio, plástico, papelão/papel, aço, sucata e vidro.

Logo após a separação, esses materiais são destinados para empresas especializadas em reciclagem, existindo a possibilidade de serem vendidos. Esse hotel, com capacidade para 150 hóspedes/dia, reciclou em um ano oito toneladas de resíduos. Ou seja, oito toneladas de lixo que seriam encaminhados ao aterro sanitário, foram transformadas em renda, tanto para os trabalhadores, com empregabilidade e benefícios, quanto para os empreendedores, visto que o hotel está tendo grande exposição na mídia devido a essas ações sustentáveis.

Como lucrar com o gerenciamento de resíduos

Um outro exemplo é o empreendimento Mavsa Resort Convention & Spa, situado em Cesário Lange, também no estado de São Paulo. Com isso, o manejo adequado de resíduos do estabelecimento resultou em uma diminuição de quase 50% dos resíduos gerados, passando de uma geração de 19 para 9 toneladas mensalmente. Essa redução resultou em não só uma diminuição de despesas, mas também por consequência, elevou a margem de lucratividade do hotel.

Além do mais, diversos hotéis pelo país cobram preços mais elevados quando adotam sistemas de gestão ambiental. Ao mesmo tempo em que reduzem custos, eles ampliam seu lucro cobrando mais pelos serviços ambientais prestados.

Outras vantagens do descarte correto de resíduos

Sobretudo, a busca por uma disposição final que não seja o descarte não deve ser encarada como uma despesa extra para os empreendimentos, e sim como uma forma de investimento para aprimorar a infraestrutura desses locais. Para comprovar isso, existem algumas vantagens muito valiosas ao se adotar essa prática:

Interesse do público por empresas com práticas sustentáveis

Ultimamente, o que se tem percebido é a crescente preocupação dos consumidores a respeito da sustentabilidade. Portanto, há um maior discernimento quanto às suas escolhas, dando prioridade a empresas que adotam medidas socioambientalmente corretas.

link de acesso para um guia de pgrss

Em outras palavras, empresas que implementam mudanças em sua estrutura corporativa, abraçando a temática ambiental como ponto importante de sua estratégia de negócio, estão ganhando mais credibilidade com uma parcela considerável de clientes, que tem preferência por empresas que possuem sintonia com seus valores.

Como lucrar com o gerenciamento de residuos

Melhor reputação no mercado

Do mesmo modo que o empreendimento ”ganha pontos” com seus clientes, as práticas ambientais também proporcionam uma melhoria significativa de sua reputação diante do mercado, tendo maior facilidade em se fazer negócios mais estratégicos, além da exposição do seu conceito de sustentabilidade por meio de ações de marketing social.

Geração de receitas

Essa vantagem vem de encontro com os as práticas exercidas pelos exemplos de empreendimentos brasileiros apresentados anteriormente. A correta destinação dos resíduos, além de gerar receita com a venda desses, implica na diminuição do desperdício do estabelecimento, reduzindo suas despesas e aumentando sua lucratividade.

Mas o que fazer com os resíduos gerados?

Para auxiliar nessa questão, é importante analisar alguns pontos, como a legislação brasileira – principalmente a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12305/2010. Essa define que a destinação final que respeita o meio ambiente de resíduos sólidos engloba o conjunto de processos que são definidos por uma ordem de prioridade, que vão desde a reutilização até a disposição final, sendo eles:

  • Não geração;
  • Redução;
  • Reutilização;
  • Reciclagem;
  • Tratamento dos resíduos sólidos;
  • Disposição final adequada.

Cabe aos empreendimentos a preocupação com as 4 primeiras prioridades, evitando ao máximo que o resíduo gerado passe para os dois últimos processos. Para isso, é muito importante um Plano de Gerenciamento de Resíduos

Não geração de resíduos

É muito comum usarmos algo sem necessidade. Temos que ter a consciência de que se não há uso, não há gasto. Uma das maneiras mais efetivas de não gerar de resíduos é o investimento na eficiência, a qual é a habilidade de fazer a melhor utilização de algo gastando o mínimo possível.

Isso pode ser aplicado ao consumo de energia elétrica, matéria prima, acessórios, entre outros. Assim, é possível perceber que este conceito está ligado à eficiência em toda a cadeia produtiva e de serviços com o uso de tecnologias inovadoras.

Redução

Esgotados os métodos da não geração, o próximo passo é tentar reduzir ao máximo a produção de resíduos. Essa metodologia se baseia, principalmente, na criação de novos serviços e/ou produtos que possuem tarefas semelhantes, porém com maior eficiência. Um exemplo é a substituição de descartáveis por reutilizáveis, como copos, talheres, luvas e sacolas plásticas.

A EMAS Jr. apoia e incentiva o descarte correto, e você? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Entra em contato com a gente!