Desenvolver e fazer o planejamento de construções desde o seu início ou até mesmo realizar reformas requer muito cuidado e atenção. Apesar disso, alguns ainda acreditam se tratar de algo simples e fácil de ser feito, achando que basta ter mão de obra e tudo dará certo. Nesse contexto, surgem vários problemas que, juntos, causam atrasos na obra e podem aumentar ainda mais os custos até então calculados.

Custos de obra
Evite atrasar a sua obra!

Diante disso, é importante identificar os motivos dos problemas que podem surgir para evitá-los. O problema que mais se destaca é a falta de planejamento, desde a concepção de ideias até a entrega da obra. Por meio de um bom planejamento, seria possível prever situações de risco e buscar soluções rápidas e menos custosas. Para facilitar, uma opção é separar o planejamento em áreas diferentes, como planejamento técnico, financeiro, jurídico e temporal.

Como escolher o terreno ideal para construir seu imóvel

Planejamento técnico para evitar atrasos na obra

O planejamento técnico engloba basicamente tudo o que diz respeito a parte material de concepção das ideias. Nele estão inclusos todos os projetos básicos para uma construção, como arquitetônico, estrutural e hidrossanitário. Esses, quando compatibilizados, ajudam a diminuir a chance de haver problemas técnicos durante a execução.

Entenda mais como projeto o hidrossanitário, por exemplo, pode evitar problemas no seu sistema hidráulico neste outro texto.

Planejamento Financeiro

Em relação ao planejamento financeiro, os projetos que já foram citados são também vitais para os cálculos de gastos, desde mão de obra até a quantidade de materiais necessários, de forma que não haja falta e desperdício. Através de uma boa organização financeira se pode evitar atrasos na obra, gastos em excesso e inesperados que possam causar a paralisação das atividades por tempo indeterminado.

Planejamento jurídico

Atrelado ao financeiro, se tem o planejamento jurídico, sendo que ele tem como base a regularização da obra junto ao órgão responsável, com a apresentação do projeto legal, para emitir então o alvará de construção. Nessa etapa pode ser preciso, por exemplo, ter um Plano de Gerenciamento para os resíduos gerados pela sua obra.

Dessa forma, se atentar aos deveres jurídicos é importante, visto que isso pode gerar prejuízos financeiros e impedir que casos extremos ocorram, como um possível embargo da obra.

Documentos necessários para a sua obra!
A falta de um planejamento jurídico pode ocasionar o embargo da sua obra

Planejamento temporal

Já o planejamento temporal diz respeito as datas de cada etapa importante da concepção material da construção. É sempre interessante levar em consideração os períodos de chuvas, visto que isso pode afetar diretamente no decorrer da materialização. Assim, se atentar às datas organizadas de antemão pode facilitar atingir o prazo previsto.

Existem alguns erros comuns ao construir a casa própria, saiba mais!

Outros fatores que diminuem atrasos na obra

Além dos devidos planejamentos, existem outros motivos que podem atrapalhar o andamento de uma obra, já que essa é composta por vários processos que não dependem apenas de uma pessoa, mas de vários fornecedores, consultores e trabalhadores. Por isso, além de organizar previamente como as etapas serão realizadas, é importante também alinhar todos os interesses envolvidos a fim de otimizar cada vez mais a atuação de cada um no desenvolvimento dos projetos para evitar atrasos na obra.

Diante de tudo o que foi dito até aqui, vimos que é possível diminuir ou até mesmo evitar atrasos em construções, basta ter um planejamento bem feito. Dessa forma, as opções e soluções nada mais são do que um pensamento mais estratégico em relação a todas as etapas. Enfim, caso tenha interesse em entender mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar!