O ponto de partida para construir a casa dos seus sonhos é a execução de um Projeto Arquitetônico. Isso porque, ele é a ponte para concretizar a sua ideia dentro de uma obra, de maneira desenhada e escrita. Independente do tamanho e da capacidade do local , é interessante e fundamental para que a construção mantenha funcionalidade e conforto, realizar um projeto deste tipo. Portanto, é preciso que profissionais com capacidade técnica organizem todas as informações e filtrem as necessidades e desejos dos clientes para adaptá-las às rígidas regulamentações.

As fases de um projeto arquitetônico são:

1- Estudo Preliminar

Primeiramente, essa é a fase de criação do Projeto Arquitetônico. Dessa maneira, nele se encontram tarefas como levantamento de dados do terreno, verificação das necessidades do cliente e também da pesquisa de viabilidade do projeto. Posto isso, se faz um esboço do projeto .

2- Anteprojeto:

Essa é a fase de elaboração do projeto que irá subsidiar o projeto legal, feito para a aprovação no município. Durante esta etapa, se define as outras características do local e traz a consolidação de todas as informações levantadas na fase anterior.

Ferramentas de fazer projeto arquitetônico

3- Projeto Legal

É uma das etapas mais importantes do Projeto. É a formalização do Anteprojeto com as normas regulamentadas pelos órgãos da cidade ou distrito. Contudo, nessa fase, é preciso a aprovação da prefeitura municipal, onde se torna vital reunir a documentação exigida em cada região sobre o local e entrar com o processo de aprovação.

Casinha de brinquedo e chave - projeto arquitetônico

4- Projeto Executivo:

Esta é a fase final do Projeto Arquitetônico. Dessa forma, nele se faz todo o detalhamento dos documentos utilizados para a execução da obra, explicitando as informações de maneira objetiva e clara. Além das plantas e detalhes construtivos feitos no projeto básico, no projeto executivo é realizado a definição de materiais de construção, acabamentos, telhados e traz os planos complementares como planejamento elétrico, hidráulico e estrutural.

Por fim, para a realização e a consolidação da casa dos sonhos, é necessário um profissional com capacidade técnica para executá-lo. Além disso, é de extrema importância a participação do cliente, em especial nas partes iniciais e finais do projeto, já que é preciso a expor os desejos dentro do local. Por isso ter um profissional que está disposto a ouvir, discutir, avaliar as suas vontades e compatibilizar elas com a legislação e os outros projetos previstos para a sua execução é vital para se construir a sua casa dos sonhos.

Oque achou das etapas para a realização do Projeto Arquitetônico?

Você tem interesse em construir sua casa própria? Tudo isso sem ter dor de cabeça na hora de executar a sua obra? A EMAS Jr. pode te ajudar na realização da casa dos seus sonhos! Entre em contato conosco!

Leis e artigos relacionados: