Seguir um caminho em busca de um plantio sustentável com o uso de biofertilizante, ou adubo líquido, é mais fácil do que você imagina. Entenda um pouco mais sobre essa forma de adubo decorrente de qualquer tipo de resíduos encontrado em sua propriedade! Há algum tempo acreditava-se que para realizar um plantio sustentável era necessário reduzir a produção e abrir mão dos lucros. Contudo, essa mentalidade vem mudando com o passar dos anos e já é perceptível que a sustentabilidade se tornou necessária no nosso cotidiano.

As técnicas em busca de um plantio sustentável têm como principal objetivo reduzir o número de aplicações de agrotóxicos na agricultura e melhorar a qualidade do solo, além de proteger o meio ambiente. Além de todas essas vantagens, técnicas sustentáveis, como o uso de adubos orgânicos, são mais viáveis economicamente.

O biofertilizante é um adubo orgânico líquido de baixo custo obtido por meio de processos de decomposição da matéria orgânica, tanto animal quanto vegetal, presentes na propriedade em um biodigestor. Que tal entender um pouco mais sobre essa alternativa para um plantio sustentável?

Como os resíduos se transformam em biofertilizante?

O biofertilizante é um dos subprodutos da biodigestão, ou seja, a partir da fermentação de resíduos da agricultura ou de resíduos animais durante o processo de produção de biogás. Ademais, esse adubo líquido fica localizado no outro extremo da câmara de biodigestão (como mostra o esquema abaixo), ou recolhido com algum recipiente por meio da abertura da válvula que se encontra na base do biodigestor.

biodigestor e biofertilizante
Esquema de um biodigestor

Alguns exemplos de substratos que você pode utilizar no processo de biodigestão são: esterco, leite, caldo de cana, cinzas, resíduos alimentares da propriedade, etc. Dentre eles, os dejetos animais são mais comuns por serem o substrato encontrado em maior quantidade e com mais facilidade.

O tempo de duração da produção do biofertilizante é, em média, de 20 a 30 dias, podendo chegar a até 45 dias. Com isso, este fator está atrelado ao processo de fermentação e também a qual tipo de biodigestor você utiliza.

Quais as aplicações do biofertilizante?

O biofertilizante tem várias aplicações, como na adubação foliar e do solo, germinação de sementes, propagação vegetativa e na produção de alimentos de maneira orgânica e sustentável, sendo todos esses extremamente benéficos para a agricultura.

Grande parte dessas aplicações se deve ao fato de o adubo líquido ser composto, em sua maioria, por nitrogênio e outros nutrientes essenciais às plantas. Ademais, ele também atua como fertilizante e como instrumento de proteção agrícola, eliminando pragas, doenças e insetos. Não só isso, devido ao seu pH básico, é também um corretivo de pH do solo. 

Como usar

O biofertilizante recolhido não deve ser utilizado diretamente sobre hortaliças ou plantas rasteiras destinadas à alimentação, seja humana ou animal. Isso porque esse material contém elevada concentração orgânica e pode conter agentes causadores de doenças. 

Plantação de hortaliças

Dessa forma, para você utilizar em sua propriedade, o líquido recolhido no processo de biodigestão deve passar por um tratamento térmico ou secagem, onde é exposto à altas temperaturas para eliminar micro-organismos nele presentes e exposto ao sol para a secagem de toda a água, respectivamente. 

O material proveniente da secagem tem um aspecto mais consistente e pode ser reduzido a pó, em busca de facilitar sua aplicação. Após passar pelo tratamento, cada parte de biofertilizante pode ser diluída em proporções de 1/5 a 1/10 (1 parte de biofertilizante para 5 a 10 partes de água) para que, assim, a mistura possa ser borrifada sobre hortaliças ou plantações rasteiras. 

Quando diluído nas proporções recomendadas, ele pode ser utilizado diretamente no solo a cada 7-10 dias ou pulverizado sobre as folhas na mesma frequência de 7-10 dias.

Entretanto, no caso de plantações de raízes, como cenoura e mandioca, os tratamentos indicados não são necessários.

Dicas para o uso de Biofertilizante:

  • Cada cultura exige uma quantidade de biofertilizante, portanto, cabe ao agricultor avaliar a quantidade necessária para sua plantação. 
  • Produtores orgânicos devem consultar a OCS Brasil ou a OAC para autorização do uso de biofertilizantes, principalmente quanto à aplicação em partes comestíveis das plantas

De maneira geral, o biofertilizante além de não propagar mau cheiro e não ser poluente, seu método de obtenção não apresenta custo quando comparado aos fertilizantes químicos. Dessa forma, espera-se que cada vez mais pessoas abram mão de usar agrotóxicos em suas plantações e escolham maneiras mais sustentáveis.

Em caso de maiores dúvidas a respeito do uso de biofertilizantes e sua produção em biodigestor, a EMAS Jr. terá o prazer em ajudar!