Ter a casa própria é um sonho de muitos brasileiros. No entanto, imagine-se nessa situação:

Depois de muito tempo e esforço, você finalmente construiu sua casa! Festejou, se mudou e está, como sempre quis, na sua casa! Porém, depois de um tempo, você começa a notar alguns desconfortos… Apesar de ser sua casa, você não se sente bem. Ou melhor, não se identifica com ela!

Convenhamos, parece um cenário terrível, não é? Mas, acalme-se! Isso não acontecerá com você. Nesse texto vamos tratar sobre o projeto arquitetônico. Ele é quem vai evitar que esse problema aconteça.

Quer saber mais sobre esse aliado? Continue a leitura!

Ao planejar uma obra, muitos optam por não fazer um projeto arquitetônico. Muitas vezes, pensam que isso vai gerar uma grande economia de dinheiro. Principalmente por ainda acharem esse tipo de projeto como algo puramente estético. No entanto, ele é muito mais que isso… Sobre essa parte, recomendamos a leitura desse texto.

O projeto arquitetônico é o primeiro passo para a execução de um projeto. É o grande “start”! A partir dele que o cliente consegue ter uma noção de como será sua casa pela primeira vez! Nesse sentido, o que estava antes somente na imaginação começa a virar real. Além disso, tudo com seu estilo e identidade.

Dessa forma, é um projeto muito importante no planejamento de uma construção!

identidade projeto arquitetônico

Como fazer minha casa ter minha identidade?

Toda casa tem um estilo próprio. Isso é o que as tornam diferentes umas das outras. Nesse sentido, é essa característica que faz com que o seu lar não seja apenas uma construção, mas um lugar que lhe traga uma sensação de prazer ao desfrutar do ambiente. Logo, essa é a diferença crucial entre uma simples casa e um lar! Portanto, nada melhor do que esse estilo ser um reflexo do que você gosta e se identifica.

Muitas vezes vemos estilos de casa que nos agradam na mídia. Pode ser na televisão, nas redes sociais, como Instagram, Pinterest… são várias fontes de inspiração. Quase sempre, a pessoa que está construindo tem uma noção de como gostaria que a casa fosse. Mas, temos um problema: não é você quem vai fazer o projeto. Precisamos garantir que quem vai realmente realizá-lo saiba o que você espera.

Portanto, é de extrema importância que antes de começar a projetar de fato, haja uma conversa você e o(s) projetista(s). Isso servirá para coletar suas expectativas. Esse momento chama-se briefing ou (para os menos chegados no inglês) programa de necessidades. Baseado nisso, os projetistas poderão encontrar o ponto de contato entre o que é funcional e o que você deseja.

Obviamente, durante todo o processo devem haver pontos de contato entre você e a equipe de projetos. Para isso, é muito importante a entrega dos anteprojetos. Eles servem para que você tenha noção de como está ficando o projeto, antes de ele ser totalmente finalizado. Com isso, será possível apontar os pontos que não foram tão satisfatórios para serem melhorados.

Caso você queira saber mais sobre como é processo de elaboração do projeto arquitetônico, leia esse texto.

Quando devo fazer o projeto arquitetônico?

O Projeto Arquitetônico deve a primeira coisa a se contratar ao começar uma obra. Isso porque é a partir dele que a construção começa a ser moldada. Dessa forma, desde o início o projeto se garante que a sua identidade está em cada detalhe.

Quanto mais cedo é feita essa contratação, melhor! Sendo assim, vai ser mais fácil para o projetista moldar a casa personalizada para você e terminar com o menor prazo possível. Além disso, quando um projeto é planejado com antecedência, diminui a probabilidade de ocorrerem decisões tomadas por impulso que geralmente causam atrasos e gastos a mais para a obra.

Portanto, a resposta mais direta para a pergunta é: o mais rápido possível!

Quais são os principais benefícios de um projeto arquitetônico?

Quando planeja-se bem o Projeto Arquitetônico , uma das maiores preocupações que se tem é acerca do conforto que a casa deve trazer para aquele determinado cliente. Isso porque se entende que um lar deve ser o lugar mais confortável para as pessoas, afinal nada como chegar em casa e se sentir aliviado naquele espaço que é só seu e que tem o seu estilo!

Além do conforto, um benefício de planejar um projeto com antecedência é o custo-benefício. Afinal, se o projeto é bem-feito, evita erros e, consequentemente, há menos desperdício de materiais e dinheiro também.

Por fim, a EMAS Jr. Consultoria realiza seus projetos sempre prezando por entregar o melhor resultado para o cliente. Nossas ações são sempre de forma a maximizar esses benefícios!

Atuamos no mercado de Engenharia Civil e Ambiental desde 2004 e já realizou vários projetos arquitetônicos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os nossos projetos e preços? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!