O momento de construção da casa própria é a realização de um grande sonho na vida de uma pessoa. Entretanto, sem a devida instrução e o acompanhamento de profissionais capacitados, esse momento de felicidade pode se tornar uma verdadeira preocupação. Com isso em mente, a EMAS Jr. vai te mostrar quatro erros comuns que podem ser cometidos ao construir a casa própria.

Erro nº 1: Não possuir um Projeto Arquitetônico

O Projeto Arquitetônico é a materialização da ideia e do espaço imaginado pelo cliente. Através dele é possível estudar a melhor maneira de atender as necessidades e de resolver todos os problemas envolvidos nesse processo. 

Além de garantir melhor qualidade estética à construção, o projeto deve determinar a melhor disposição dos cômodos no terreno. Assim é possível assegurar que a casa esteja na melhor posição para receber luz do sol e a ventilação necessárias. O que deixa o ambiente mais arejado, iluminado e com correntes de ar, melhorando o conforto térmico do espaço. Ademais, outros pontos que o projeto arquitetônico leva em consideração é a escolha dos materiais adequados para cada ambiente e uma garantia legal de um responsável técnico pela obra.

Contratar um profissional capacitado garante a qualidade do projeto e a segurança do proprietário, evitando complicações futuras.

Erro nº 2: Não saber o quanto irá desembolsar com os custos da obra

O custo da obra é uma dúvida que percorre a mente de muitas pessoas que pensam em iniciar a construção. É extremamente importante saber a especificação e a quantidade do material a ser utilizada, e o quão disposto você está para investir.

Logo, com o acompanhamento de um profissional da área, o proprietário terá mais segurança para planejar seu orçamento e colocá-lo em prática.

O planejamento financeiro antes de construir é muito importante para você se preparar para obrar e saber o quanto precisará desembolsar.

Erro nº 3: Falta de compatibilização entre os projetos na construção

Além do arquitetônico, os projetos complementares também são importantes para que uma construção seja segura e de qualidade. Como os projetos estrutural, hidrossanitário e elétrico. No entanto, o que muita gente não sabe, é que esses projetos precisam ser contabilizados, ou seja, eles precisam de encaixar.

Imagine a seguinte situação durante a obra:

Durante a instalação da rede do projeto hidrossanitário da casa, percebe-se que uma das tubulações coincide com uma janela ou com um elemento estrutural da construção. Por exemplo um pilar ou uma viga, que estavam previstos no projeto estrutural. Sendo assim, com a canalização no local errado, é necessário rearranjar seu trajeto e modificar as posições de elementos, como pias e chuveiros.

Como é possível observar nesse caso, a falta de compatibilidade entre os projetos resultou em mais gastos, retrabalhos e atrasos na obra. Resumindo, quando todos os projetos são feitos em conjunto e compatibilizados entre si, isso evita gastos desnecessários e agiliza o tempo de construção.

Erro nº 4: Problemas de acabamento na construção

Após a conclusão da obra, o morador vem a perceber que a água do chão do chuveiro ou da área de serviços não vão para o ralo. Ou percebe que surgiram trincas nas paredes ao redor de janelas e portas. Isso se deve provavelmente ao fato de não ter a orientação de um profissional habilitado ou de um projeto que determinasse, por exemplo, a inclinação necessária nessas áreas.

Isto é, provavelmente não houve um projeto que garantisse a presença de vergas e contravergas antes da instalação das esquadrias, para que essas não exercessem um esforço exagerado que danificasse a alvenaria da parede.

Solução

Agora que você conhece erros comuns ao construir a própria casa, é hora de prestar atenção para que eles não sejam cometidos. A fase de planejamento, marcada pela realização do projeto arquitetônico, é fundamental para garantir que nenhum desses erros ocorram.