Você está enfrentando muitos problemas durante a reforma ou construção? Os imprevistos e os atrasos são recorrentes e os custos aumentam mais do que o planejado? Ao pensar em solucionar esse tipo de problema, trouxemos para você uma boa solução com três dicas relacionadas a um gerenciamento de projetos bem aplicado e focado na sua obra.

Tenha um bom Planejamento de Obra com Gerenciamento de Projetos

Entendendo o que são projetos

Antes de tudo, o projeto deve ser bem definido, com início, meio e fim, além de utilizar recursos e ter disponível pessoas para coordená-los; ademais, devem seguir parâmetros de custo, prazo e qualidade. Desse modo, as obras em construção civil também entram como um projeto. Alcançar objetivos pré-definidos exige, portanto, uma boa gestão de projetos que cumpra prazos, reduza custos, mitigue riscos e garanta qualidade.

Gerenciamento de Projetos

A princípio, os procedimentos corretos de gerenciamento de projetos são trabalhados no âmbito de um manual denominado Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Este manual foi criado e aprimorado ao longo dos anos pelos maiores especialistas na área de gestão e é uma “receita” para um desempenho ideal. Por ser a maior referência mundial focada nesta área, é utilizado como base no gerenciamento de projetos, norteando alguns parâmetros que permitem uma gestão eficaz. Portanto, chamaríamos esses parâmetros de Áreas do Conhecimento, sendo 10 no total, sendo elas: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos humanos, stakeholders, comunicação, riscos e aquisições.

Com base em nossos estudos e conhecimento de conteúdo, preparamos três dicas para ajudá-lo a solucionar alguns pontos críticos que certamente atrapalharam suas obras. Eles podem te ajudar a reduzir custos, cumprir prazos e garantir sua qualidade:

1. Gestão do Tempo

Em primeiro lugar, a Gestão do Tempo é uma das áreas de conhecimento abrangidas pelo PMBOK. Sua função é, portanto, garantir que todo o projeto seja entregue no prazo, com estimativa de tempo específica para cada tarefa a ser concluída. Para isso, são criados cronogramas que funcionam como uma tática de planejamento e controle em que são distinguidas todas as fases subsequentes do projeto. Algumas ferramentas que permitem criar um plano são: Gráfico de Gantt, MS Project e até simples calendários integrados.

Além disso, para uma boa gestão do tempo é necessário determinar antecipadamente todas as atividades a serem realizadas através do escopo; deve ser dividido em etapas com prazos fixos, já pensando nos imprevistos e considerando a taxa de erro. Portanto, utilizando essas ferramentas para criar, conferir e atualizar prazos através do cronograma, é possível ter um bom gerenciamento do tempo de uma obre. Junto com isso, certifique-se de acompanhar o andamento do projeto.

2. Gestão de Custos

A gestão de custos também é uma das áreas de conhecimento contempladas pelo PMBOK. A sua função é, portanto, pré-definir, medir e controlar todas as possíveis despesas futuras do projeto até à sua conclusão. Desta forma são criadas tabelas descritivas que servem como uma tática para manter sob controle os custos prévios, presentes e futuros. Além disso, algumas ferramentas que contribuem para a gestão de custos são: Fluxo de Caixa, Inventário, DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), e alguns cálculos como o de ROI (Retorno sobre o Investimento).

Neste sentido, para se conseguir uma boa gestão de custos é necessário contabilizar todos os gastos efetuados adequadamente; estudo de gastos anteriores ou projetos passados ​​para obtenção de critérios comparativos; e todos os possíveis custos que o projeto terá até sua conclusão. Um bom gerenciamento de custos de uma obra pode ser alcançado através do uso adequado das ferramentas acima e de uma contabilidade precisa.

3. Gestão da Qualidade

Da mesma forma, a gestão da qualidade é outra área de conhecimento abordada no PMBOK. A função desta área é avaliar os padrões e verificar se o projeto está realmente progredindo conforme desejado e alcançando a excelência. Para o efeito, são estabelecidos indicadores qualitativos e quantitativos que permitem uma avaliação precisa, bem como a compilação de tabelas e gráficos que facilitam esta observação e medição precisa. Além disso, alguns exemplos de ferramentas que podem ajudar nesse sentido: Metodologia Six Sigma, Diagrama de Ishikawa, Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), e até mesmo mais simples como checklists contribuem para manutenção de qualidade.

Igualmente, para obter uma gestão de qualidade é necessário um acompanhamento consistente do projeto; isso deve ser feito através da análise dos gráficos, indicadores e tabelas acima; Além disso, deve haver alinhamento com todos os envolvidos, transparência sobre onde se quer chegar e sugestões de melhorias em tudo o que for observado, buscando sempre o desenvolvimento contínuo utilizando todas as ferramentas citadas.

Agora é só colocar em prática!

Resumindo, gerenciar um projeto como um todo, principalmente em um canteiro de obras, não é uma tarefa fácil, exige muita atenção, concentração e geralmente um conhecimento sólido do projeto. Porém, ao aprender um pouco mais sobre Gestão de Projetos em si, seguindo o guia PMBOK e aproveitando para compartilhar dicas, os resultados serão cada vez menos diferentes do planejado e ideal.

Após a leitura desse conteúdo, insights surgiram para ajudar no planejamento da sua obra? Caso restem dúvidas, entre em contato com a EMAS Jr.! Estamos ansiosos pelo seu retorno!