A edificação da sua empresa deve ser acessível a todos, tanto por questões éticas, quanto por fatores legais. No Brasil, a norma NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos em relação à acessibilidade em edificações que todas as construções no país devem seguir.

Quer saber como é regida a acessibilidade em edificações? Acesse nosso outro texto clicando aqui.

Neste texto, te apresentamos 7 soluções que vão tornar o seu negócio mais inclusivo e que vão te ajudar a cumprir com a legislação!

1. Rampas

O seu estabelecimento possui desnível logo na entrada? Ou escadas curtas no interior? Se sim, rampas são uma solução eficaz e com um bom custo benefício para seu estabelecimento. É importante ressaltar que existem dimensões mínimas definidas pelas normas técnicas brasileiras que são indicadas para os degraus com mais de 1,5 cm de altura. Embora pareça uma distância pequena, a ausência da rampa pode gerar um desconforto ou até mesmo acidentes com os seus clientes.

Acessibilidade em empresas, rampas são uma opção para tornar o seu negócio acessível e inclusivo.
Rampas são umas das soluções para a maior acessibilidade da sua empresa

2. Elevadores

Nem sempre a construção de rampas é a melhor opção, como em áreas muito íngremes, onde seria necessário um espaço bem grande a fim de garantir a inclinação adequada das rampas.

Em casos como esse, a instalação de elevadores como rota alternativa é a solução mais adequada. Por mais que necessite de um investimento inicial maior e de um custo com a manutenção, os elevadores oferecem mais conforto aos clientes e geram uma boa impressão quanto à infraestrutura do seu empreendimento!

De acordo com o local, pode-se instalar plataformas de percurso vertical ou plataformas elevatórias para escadas ao invés dos elevadores convencionais.

3. Portas largas

Por mais que pareça um detalhe “bobo”, muitas pessoas podem não ir ou não voltar ao seu estabelecimento por causa disso.

Imagine se algum dia um cliente obeso ou cadeirante for ao seu empreendimento e tiver dificuldade de entrar devido à largura estreita das portas? Ele se sentirá, no mínimo, desconfortável. Por isso, é de suma importância que o vão interno das portas tenha 80 centímetros ou mais e que a altura das maçanetas também esteja dentro do padrão requerido.

4. Corrimãos

A acessibilidade em relação a locomoção diz respeito não só a cadeirantes, mas também a idosos, obesos, pessoas com mobilidade reduzida (temporariamente ou não), gestantes e pessoas com crianças de colo. Visto que todos eles precisam se apoiar ao se locomoverem, ou mesmo descansarem após esforço intenso, é fundamental que a sua empresa possua corrimãos.

Tal recurso de acessibilidade pode ser instalado e utilizado isoladamente- como em corredores e outros espaços de circulação- ou junto com rampas e escadas. Além disso, tenha em mente que as barras de apoio exigidas em sanitários e provadores adaptados são derivadas dos corrimãos convencionais e que são tão importantes quanto eles.

5. Espaço para locomoção

Afinal, do que adianta fornecer meios adequados para que seus clientes entrem em seu estabelecimento, se não houver espaço suficiente para que eles se desloquem na parte de dentro?

A lei determina larguras mínimas para que um cadeirante possa circular sem grandes dificuldades, sozinho ou com certo número de pessoas ao seu lado. Resumidamente, exige-se que o espaço permita que a cadeira de rodas movimente-se livremente para frente e para trás, gire e seja capaz de fazer conversões.

Pessoas que utilizam cadeira de rodas, cadeirantes, precisam de um espaço maior de locomoção,
Pessoa em uma cadeira de rodas

6. Sinalização

Ao colocar placas de sinalização (textuais e visuais) em sua empresa, você permite que mais pessoas se localizem e consigam chegar aonde desejam.

Além disso, o piso tátil e as descrições em braile de todas as indicações possíveis são também elementos de comunicação e de sinalização que auxiliam na maior acessibilidade do seu negócio.

7. Vagas de estacionamento reservadas

Seu empreendimento oferece vagas de estacionamento para os clientes? Se sim, então saiba que 5% delas devem ser para idosos e 2% para pessoas com deficiência. Ademais, elas devem apresentar no piso o símbolo internacional do acesso.

Contudo, não basta que essas vagas existam. É dever de todos fiscalizar o seu uso correto, assim como ocorre na campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”. O movimento, que começou em 2015, combate o uso inadequado das vagas de estacionamento e, se for o caso, denuncia.

Vagas preferenciais, vagas para cadeirantes, vagas para idosos. Soluções para que o seu negócio seja mais acessível.
Exemplo de vaga preferencial

Além dessas soluções, o SEBRAE também apresentou aqui 5 dicas para deixar o seu negócio mais inclusivo para PcD, não deixe de conferir!

Assim, vemos que existem diversos recursos para tornar a sua empresa cada vez mais acessível. Por isso, adapte-se! Caso você seja de Minas Gerais, o governo desenvolveu uma cartilha de acessibilidade com a UFMG para te ajudar. Para acessá-la, clique aqui.

Deseja saber mais sobre as soluções de acessibilidade nas construções? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te atender!