Que é possível ver a sua casa em 3D no computador antes mesmo de ela ser construída todo mundo já sabe! Mas você sabia que agora também é possível ver os projetos no seu terreno e andar por dentro dele em tempo real? Pois é, essa tecnologia inovadora se chama Realidade Virtual.
Neste texto, te contamos mais sobre ela e também sobre a famosa “Realidade Aumentada”. Você tem interesse em saber mais? Então, continue lendo!
Realidade Aumentada X Realidade Virtual: Qual é a diferença?
A Realidade Virtual é uma tecnologia já conhecida há alguns anos no mercado. Por meio dela, é possível se inserir em um “mundo paralelo”: o mundo virtual. Assim, com a ajuda de um óculos de Realidade Virtual – ou Virtual Reality (VR)- é possível enxergar objetos e paisagens fictícias. Fazer um passeio de montanha russa, visitar um lugar desconhecido e se desafiar em alguns jogos são atividades que esses óculos proporcionam. Por exemplo, que tal fazer um passeio por Dubai agora?
Já a Realidade Aumentada– ou Augmented Reality (AR)- surgiu como uma tecnologia similar, mas com algumas diferenças. Apesar de o intuito ser o mesmo, ela ganhou espaço no mercado por ser mais acessível. Trata-se de uma técnica inovadora, capaz de compactar os dados de forma que um simples smartphone possa desbravá-los.
Assim, enquanto a Realidade Virtual te transporta para um mundo virtual, a Realidade Aumentada mistura esse mundo com o real, de modo que os dois se confundem e a experiência se torna ainda mais completa.
Quer ver um exemplo de realidade aumentada? O Google permite que vejamos animais em tamanho real no espaço em que estamos! Muito legal, não é mesmo? Se quiser saber mais, clique aqui!
Exemplos de uso na engenharia e nos projetos
No contexto da engenharia, alguns softwares com tecnologia BIM (Building Information Modeling) permitem a exportação do projeto para um aplicativo de celular.
Você não sabe o que é BIM? Nós te explicamos tudo neste texto!
Então, qualquer pessoa com um smartphone com acesso à internet pode baixar o aplicativo, carregar o arquivo e apontar a tela do celular para um plano, onde automaticamente será gerada a “silhueta” do projeto. Dessa maneira, é possível alterar a escala (tamanho do objeto) e até andar pelo espaço.
Apesar de recente, essa tecnologia já faz parte do dia a dia de empresas que buscam inovação. Na Construção Civil, por exemplo, a integração entre o Software BIM REVIT e o Aplicativo Augin facilita o planejamento e a execução de Projetos Arquitetônicos e Estruturais.
Saiba mais sobre as Vantagens do projeto 3D na engenharia moderna clicando aqui!
Vantagens de utilizar VR e AR
Riqueza de detalhes
Os projetos podem ser mostrados ao cliente por meio da Realidade Virtual ou por meio da Realidade Aumentada, de modo a possibilitar uma melhor visualização do projeto e de seus detalhes!
Menos erros, mais economia
Da mesma forma que agiliza a obra, uma boa visualização também facilita o planejamento e ajuda a encontrar possíveis erros que poderiam surpreender negativamente a equipe na hora de construir. Além disso, o cliente consegue apontar pontos que ele deseja que sejam alterados antes de as obras começarem.
Facilidade de acesso e personalização
Pense na seguinte situação: você contrata uma empresa para fazer o projeto da sua casa. Quando o projeto é finalizado, te enviam um QR Code. Com ele, você vai até o seu lote, aponta o seu celular para a superfície e consegue ver a sua casa, como se já tivesse sido construída. Demais, não é mesmo?
Com todas essas vantagens, fica fácil de entender os motivos pelos quais essas tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, certo?
Mas, e você? O que está esperando para fazer os seus projetos com uma empresa que está por dentro das novas tecnologias e que se preocupa em proporcionar a melhor experiência possível aos seus clientes? Entre em contato agora com a EMAS Jr. Consultoria e garanta tudo isso, além de um orçamento 100% gratuito!