A preocupação com o meio ambiente e as leis ambientais aumentam cada vez mais a vontade de diminuir os custos com descarte de resíduos. Assim, há busca por ideias que possam cumprir essas necessidades. Por isso, dentre as opções, cada modelo de biodigestor aparece como uma alternativa interessante, afinal produzem biogás e biofertilizantes. Sendo assim, trazem renda e geram um ótimo custo-benefício. Dessa forma, entenda mais como funciona e cada um dos tipos de biodigestor neste texto, boa leitura!

Biodigestor tem como objetivo acelerar a decomposição da matéria orgânica. Nesse sentido, gera produtos como biogás e material digerido. Dessa forma, estes podem ser reaproveitados na forma de calor ou eletricidade, e até mesmo como fertilizantes. Para entender melhor o funcionamento e os benefícios dos biodigestores, veja esse nosso outro texto sobre o assunto.

Resíduo organico colocado nos tipos de biodigestor

Porém, é claro: você deve obter os melhores resultados possíveis! Para tanto é necessário saber qual dos tipos melhor se encaixa na sua situação. Por isso, neste texto, vamos mostrar as características e como funciona cada um dos tipos de biodigestor. Dessa forma, você vai saber qual é o mais indicado para você!

Principais tipos de Biodigestor: Batelada x Contínuo

A primeira classificação é sobre frequência de recarga. Ou seja, os intervalos em que o sistema funciona. Podemos encontrar dois tipos de biodigestores: em batelada e contínuo.

Tipos de biodigestor: batelada

Funcionamento

São os biodigestores não-contínuos. Em outras palavras, há períodos específicos em que ele funciona. Assim, a recarga ocorre de uma vez só a cada ciclo. Nessa alimentação coloca-se uma muita matéria orgânica. Em seguida, fecha-se o sistema, não permitindo a entrada de oxigênio. Feito esses procedimentos, o biodigestor fica fechado por um período de 40 a 60 dias.

Depois desse tempo, a matéria orgânica já foi consumida. Isso diminui a produção de biogás. Além disso, possibilita a retirada de parte do fertilizante. O ideal é deixar, ainda, 20% do material no biodigestor para garantir que a próxima vez tenha material suficiente para decompor. Sendo assim, um novo ciclo se inicia após nova alimentação.

Recomendações

Os biodigestores tipo batelada são formados apenas pela estrutura em si da câmara de biodigestão (feita de alvenaria) e pelo  medidor de gás (gasômetro). Por isso, eles são considerados um sistema simples e de fácil manutenção. Entretanto, por não ter uma alimentação contínua, ele costuma ser utilizado apenas em locais onde há uma periodicidade na produção de biomassa. Por exemplo as granjas de aves de corte, na qual o esterco é retirado apenas quando acontece a limpeza.

tipos de biodigestor: funcionamento um biodigestor modelo batelada produzindo biogás e biofertilizante

Tipos de biodigestor: contínuo

Funcionamento

Diferentemente dos biodigestores em batelada, o modelo de biodigestor contínuo é alimentado sucessivamente por meio de dutos de alimentação. O biogás é removido através de tubulação em cima, e o biofertilizante é retirado por meio de canos de saída.

Posição no solo

Os biodigestores contínuos podem ficar de diferentes formas no solo. Em um sistema vertical, a alimentação é feita por baixo e a saída do gás é na parte de cima. Costumam ficar enterrados, demandando maiores cuidados com a escavação do projeto e riscos de contaminação. Já nos sistemas horizontais, a alimentação e saída são laterais. Têm a possibilidade de serem ou não submersos. Assim, recomenda-se bastante em áreas onde há a presença de lençóis freáticos, devido ao menor risco de contaminação.

Recomendações

Para esse tipo de biodigestor, o material deve ser de fácil decomposição. Dessa forma, recomenda-se triturar (se possível) e diluir esse substrato. Isso evita a ocorrência de entupimento na tubulação do biodigestor e formação de crostas na parte interna

E quais são os tipos existentes?

Ainda dentro dos biodigestores contínuos, é possível encontrar diferentes modelos. Atualmente, entre os mais utilizados destacam-se três: o Indiano, o Chinês e o Canadense.

Biodigestor modelo Indiano

Características

Esse modelo apresenta uma campânula móvel. É uma espécie de redoma, como medidor de gás. Ela pode estar mergulhada na biomassa ou em um selo d´água externo. Além disso, é a responsável pela manutenção da pressão interna do sistema: expande quando não se consome o biogás produzido. Há também uma parede no meio, com o objetivo de dividir o tanque do biodigestor em duas câmaras. Essa disposição proporciona a movimentação do substrato por todo o biodigestor.

Recomendações

Apesar desse modelo ser de fácil construção, o gasômetro de metal encarece o equipamento. Isso pode, em alguns casos, inviabilizar a instalação. Além disso, a matéria orgânica utilizada na alimentação desse sistema deve ter concentração de sólidos totais (ST) de no máximo 8%, para que não ocorra entupimentos nas tubulações.

tipos de biodigestor: funcionamento o biodigestor do modelo indiano produzindo biogás e biofertilizante

Esquema funcionamento biodigestor modelo Indiano. Crédito: FONSECA et al, 2009

Biodigestor modelo Chinês

Características

Este biodigestor inspira-se no modelo Indiano, entretanto para torná-lo mais viável economicamente, há algumas modificações. Uma delas é a não utilização da campânula de metal. Assim, o sistema é construído quase totalmente em alvenaria. O teto é impermeável para armazenar o biogás.

O modelo Chinês funciona com base no princípio de prensa hidráulica, o que leva a pressão nesse biodigestor a mudar com o tempo, diferentemente do modelo Indiano. Dessa forma, o aumento de pressão no interior, em virtude do armazenamento de biogás, levará o material a se deslocar da câmara de fermentação para a caixa de saída.

Recomendações

Apesar de ser mais barato do que o modelo Indiano, caso a vedação da estrutura desse sistema não seja boa, pode vazar biogás. Além disso, como uma parte do gás gerado na caixa de saída é liberado, o biodigestor do tipo Chinês não é utilizado em casos de instalações de grande porte.

tipos de biodigestor: funcionamento o biodigestor modelo chinês produzindo biogás e biofertilizante

Esquema funcionamento biodigestor modelo Chinês. Crédito: FONSECA et al, 2009

Biodigestor modelo Canadense

Características

Este modelo possui a tecnologia mais moderna. Mesmo assim, apresenta uma construção simples. Isso acontece, principalmente, por ser praticamente todo construído utilizando material plástico.

É um sistema horizontal, feito por uma caixa de entrada em alvenaria. Essa caixa é pouco profunda, mas muito larga. Consequentemente, o material tem maior exposição ao calor do sol. Isso aumenta a produção de biogás e reduz o risco de entupimento.

Recomendações

Este modelo utiliza materiais mais simples. A campânula metálica desse modelo é uma simples lona de PVC, por exemplo. Dessa forma, é mais barato e mais fácil de construir. Por esses motivos, ele acaba sendo o modelo mais aplicado no Brasil, sendo muito usado em fazendas.

Os biodigestores tem duas principais vantagens: ser rentável e dar um tratamento adequado para resíduos. Sendo assim, ao reaproveitar o biogás como energia e o fertilizante como adubo, ele torna-se uma boa forma de complementar a renda do produtor. O sistema apresenta, ainda, um ótimo custo-benefício, pois possui um custo de implantação relativamente pequeno frente às outras opções de tratamento de resíduos.

É essencial analisar qual o melhor dentre os tipos de biodigestor para cada caso. Assim, garante-se os benefícios. Além disso, é importante ter um apoio técnico de um profissional que projete e execute do jeito certo o projeto. Dessa forma, é possível evitar vazamentos e contaminação, além de garantir a boa operação do sistema.

Caso você ainda esteja com alguma dúvida sobre como funciona o biodigestor ou qual dos tipos de biodigestor é o mais indicado para você, entre em contato conosco. Será um prazer lhe ajudar!

BIODIGESTOR OU COMPOSTAGEM? QUAL É O IDEAL?