Conforme a legislação vigente no Estado de Minas Gerais, toda edificação de uso coletivo, seja residencial, comercial, industrial, etc., deve possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB

O AVCB-MG é requisito mínimo para emitir o Alvará de Funcionamento e termo bastante comum nas abordagens do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Entretanto, conforme verá a seguir, o AVCB (auto de vistoria do corpo de bombeiro) nada mais é do que um passo para tornar seu negócio mais seguro. E para consegui-lo, não há muito mistério: regularize-se!

O que é o AVCB?

Primeiramente, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) comprova que a edificação oferece condições seguras para evacuação em caso de pânico, acesso facilitado para o Corpo de Bombeiros e equipamentos adequados para combate a incêndios.

Conforme mencionado anteriormente, o proprietário ou responsável pelo edifício deve passar por um processo de regularização para obter o documento.

AVCB MG O QUE É COMO CONSEGUIR
O corpo de bombeiros é responsável por vistoriar os empreendimentos

Mas como conseguir, então, o AVCB?

O processo de regularização citado consiste em providenciar o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e somente depois deste executado, poderá por fim, ter em mãos o tão requisitado AVCB.

Este Projeto de Incêndio existe para analisar todas as necessidades e as características da sua edificação, para que seja elaborado sistemas de combate e prevenção personalizados e executáveis no seu empreendimento.

De acordo com a legislação vigente no Estado de Minas Gerais (LEI 14.130/2001), ele, bem como o consequentemente AVCB MG, é obrigatório para toda edificação de uso coletivo, sejam os edifícios ou os espaços comerciais, industriais ou de prestação de serviços, além dos prédios de apartamentos residenciais.

Além disso, se a sua edificação é nova, ou mesmo se houve algum tipo de reforma recente nela, a regularização deverá ser feita novamente mediante a elaboração de um novo projeto por profissional legalmente habilitado.

Quais são os documentos necessários?

Para obter o AVCB, antes da elaboração do Projeto de Combate a Incêndio, é preciso apresentar alguns documentos iniciais, como as informações da área construída do edifício/empreendimento e a planta baixa da edificação (se houver).

Como é definida a necessidade de adequações no empreendimento?

O Projeto de Incêndio é desenvolvido com base no risco do empreendimento, determinado a partir da análise da edificação, considerando sua área, ocupação e atividade exercida. Com isso, a edificação se enquadra em uma das quatro classificações: Branca, Verde, Amarela ou Vermelha.

A Edificação Amarela, por exemplo, deve ter uma área de até 750 m² e não pode conter locais de reunião de público com mais de 100 pessoas. Alguns exemplos são oficinas mecânicas, galpões, depósitos de materiais de construção, lojas de roupas e call centers.

Por quanto tempo vale o AVCB?

De acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a validade do AVCB é de cinco anos, com exceção das edificações de recepção de público, cujo AVCB possui validade de três anos. Estas datas são válidas desde que as medidas de segurança previstas para a edificação estejam em condições de utilização e manutenção adequadas.

Supermercados necessitam do AVCB-MG
Os supermercados necessitam de Projetos de Combate a Incêndio

Consigo emitir o AVCB sozinho(a)?

Com todas essas informações técnicas necessárias, a autoconfecção seria algo extremamente difícil de ser feito. Por  essa razão, é obrigatório que o Projeto de Incêndio seja elaborado por um engenheiro, ou seja, um profissional legalmente habilitado da área. Dessa forma, a obtenção do AVCB também depende da participação deste profissional.

Como protocolar o AVCB nos bombeiros?

Depois que for finalizada toda a documentação do projeto desenvolvido, seguido dos documentos necessários, eles deverão ser apresentados na Seção de Vistoria do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros. Feito isso, no máximo, 15 dias, o órgão disponibilizará aprovação ou relatório com as irregularidades e a formulação de novas exigências.

Por fim, após a aprovação final por ele, o Projeto de Incêndio deve ser totalmente executado. Ao final da execução, é só comparecer ao setor próprio do Corpo de Bombeiros mais próximo, protocolar alguns documentos previamente gerados e solicitar a vistoria. Os bombeiros irão analisar a sua edificação e, depois de ser verificada a conformidade com o Projeto de Incêndio aprovado, o AVCB será emitido.

Ainda tem algumas dúvidas sobre o Projeto de Incêndio? Confira nosso outro texto, onde esclarecemos as perguntas mais comuns sobre o assunto. Quer saber mais sobre o AVCB MG(Minas Gerais) e como se regularizar? Entre em contato conosco! Solucionaremos suas dúvidas com o maior prazer!