O projeto arquitetônico é uma parte essencial da obra. Ele serve para materializar a sua ideia proporcionando uma visualização da sua casa antes mesmo da construção começar. Somado a isso, ao fazer um projeto arquitetônico, será possível atender melhor às suas necessidades, indicar e solucionar possíveis problemas, além da possibilidade de prever o orçamento necessário para a construção.

Portanto, ele é o responsável por guiar toda a construção e garantir maior bem estar, conforto, segurança. Além de deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou, personalizada para você e sua família.

O Projeto Arquitetonico é composto pelas seguintes etapas:

  • Levantamento de Dados:

    Essa é a primeira etapa, em que é realizado uma conversa com o cliente, buscando entender as suas necessidades, sonhos e prazos. Com esse diagnóstico pronto, é possível ser bem assertivo na execução do projeto e alinhar as expectativas de ambas as partes.

  • Desenvolvimento e Aprovação de Anteprojeto:

    Em seguida, o projeto é desenvolvido para ser apresentado na reunião de Anteprojeto. Esse anteprojeto consiste na primeira idealização do espaço que será projetado. É nesse momento que o cliente consegue ver seu a sua ideia tomando forma. Além disso, ele pode fazer alterações, caso veja necessidade. Mas, se tudo estiver de acordo, ele irá para a próxima fase de execução do Projeto Arquitetônico.

  • Desenvolvimento de Projeto Legal:

    Após a aprovação do Anteprojeto, será desenvolvido o projeto legal. Dessa forma, você irá garantir que o seu empreendimento esteja dentro de todos os padrões solicitados pela prefeitura da sua cidade.
  • Entrega do Projeto Final:

    Agora, será entregue ao cliente o Projeto Final, que corresponde a impressão projeto arquitetônico, com todas as especificações, como altura das paredes, níveis existentes na casa; e os documentos que legalizam a obra;

Depois desse passo a passo, você terá os documentos necessários para construir a casa dos seus sonhos. Além disso, o construtor saberá exatamente como é o resultado esperado, logo, ele vai se atentar a todos os detalhes.

O que mais o projeto arquitetônico agrega?

O projeto arquitetônico leva em consideração diversos aspectos para assegurar maior qualidade na sua construção. Entre eles, pode-se citar:

Ventilação:

Existe um planejamento do posicionamento dos cômodos da casa. Com isso, você garante maior conforto térmico, de modo que nenhum ambiente tenha ausência de sol e iluminação e nem calor intenso. Além disso, evita que a luz incida diretamente sobre a pessoa em posição de trabalho, evitando que se tenha ofuscamento.

Declive do terreno:

Existe um planejamento da localização do empreendimento que melhor se encaixa na superfície do terreno, trazendo economia e segurança.

Ruídos:

Para realizar o projeto, é levado em consideração as posições dos cômodos em relação as ruas, para que seja possível ter um maior conforto acústico.

Estética:

A realização das renderizações consideram as preferências do cliente, ou seja, a modelagem 3D realizada consegue expressar a personalidade e o gosto de cada um. Com isso, é possível ver o resultado final da sua residência, seja ela rústica ou moderna.

Legislação:

Por fim, o projeto arquitetônico é um investimento que garantirá que sua obra tenha menos gastos, atenda as suas expectativas e seja mais assertivo. Além de enquadrar nos parâmetros da prefeitura e corpo de bombeiro e, assim, agilizar o processo e proporcionar maior segurança e vida útil ao empreendimento.

Clique aqui e conheça alguns de nossos projetos arquitetônicos.

Gostou ou ficou com duvidas? Entre em contato conosco. Vai ser um prazer te atender!