A construção da casa própria é um sonho de muitos atualmente. E, a concretização dessa grande conquista tem que ser feita com muito cuidado, pois é diante dela que queremos viver as melhores experiências das nossas vidas.

Dito isso, para que tais momentos sejam os mais satisfatórios possíveis, um bom planejamento na construção é fundamental, e é nessa parte que entra o projeto arquitetônico. Você já deve ter ouvido falar, mas você sabe o que é e porque o projeto arquitetônico é tão importante em uma obra?

O conceito por trás do Projeto Arquitetônico

Pois bem, o projeto arquitetônico é a materialização das suas ideias e ambições, possibilitando a visualização do imóvel antes da construção começar. Portanto, é uma etapa fundamental para a execução de uma obra bem organizada e coordenada, além de trazer conforto e segurança para sua residência.

Vantagens ao obtê-lo

Depois de saber um pouco mais sobre tal conceito, você deve estar pensando se ainda é necessário adquiri-lo em sua obra e é por isso que iremos citar quais as vantagens de um projeto arquitetônico que não são muito citadas.

Primeiramente, um bom projeto arquitetônico tem como uma de suas finalidades evitar erros e retrabalhos, além de planejar os gastos da obra. Logo, ele define a quantidade necessária dos materiais, haja visto que os gastos mais expansivos em uma obra são com materiais, proporcionando um melhor custo benefício a longo prazo, assertividade e segurança na construção. Além disso, ele agiliza o processo de licenciamento da obra na Prefeitura e no Corpo de Bombeiros.

No projeto arquitetônico as ideias do cliente são colocadas no papel, ajudando a visualiza-las e melhorando o planejamento da construção.
Exemplo de projeto arquitetônico

Etapas do Projeto Arquitetônico


● Estudo Preliminar – Nele acontece o alinhamento do briefing. É nessa conversa que se ouve do cliente quais são suas expectativas do projeto, necessidades, metas, prazos e orçamento.


● Anteprojeto – Aqui apresenta-se ao cliente a primeira visão do projeto, onde, se necessário, ele solicitará mudanças ou aprovará para os detalhamentos finais.


● Projeto Executivo – Por fim, o projeto executivo é a entrega feita para o cliente com todos os detalhamentos inclusos

Além dessas três etapas, existe o Projeto Legal, que é a entrega realizada para posterior aprovação da Prefeitura, e
a entrega do conjunto de documentos para o responsável pela obra. Assim, a finalidade do projeto arquitetônico é prever possíveis problemas de execução do projeto proposto, garantindo assim que a obra saia como planejada.
Com esse projeto, é possível estudar a melhor maneira de atender as necessidades dos clientes. Assim, analisa-se as melhores soluções para todos os problemas envolvidos no processo da obra.

Talvez esse seja um dos pontos mais vantajosos que um projeto bem feito pode oferecer. Afinal, se você tiver um profissional responsável por todo o processo, isso diminui consideravelmente a possibilidade de haver erros na obra , evitando dores de cabeça e/ou acidentes no futuro.

Ficou interessado ou continua com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo
nosso site EMAS Jr. Consultoria em Engenharia Civil e Ambiental que te ajudaremos no que for preciso!