Você sabia que uma certificação ambiental pode contribuir com a redução de custos e aumento da produtividade em sua empresa? Implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o primeiro passo para a melhoria da imagem da frente ao mercado ambiental. Assim, ISO 14001 surge com o intuito de ajudar o seu empreendimento na caminhada rumo ao desenvolvimento sustentável.
A ISO (International Organization for Standardization) é uma Organização Internacional de Normalização que busca orientar o mercado frente às demandas globais. A versão brasileira é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na qual, dentre as normas, está a NBR ISO 14001, que trata da gestão ambiental.
A NBR ISO 14001 é baseada no ciclo PDCA (plan-do-check-act) – planejar, fazer, checar e agir – e refere-se aos padrões ambientais de uma empresa. Essa norma, objetiva estabelecer condições para implementar um SGA. Assim, possibilitando, que muitas organizações sejam capazes de desenvolver práticas sustentáveis.
A versão da ISO 14001, publicada em setembro de 2015, incorpora a preocupação com a cadeia de valor, o ciclo de vida e a abordagem de riscos. Além disso, a norma segue uma estrutura conhecida como Anexo SL, que visa melhorar o alinhamento com outras normas de gestão.
O SGA é uma ferramenta importante para a promoção do desenvolvimento sustentável. Neste texto, você vai entender esse sistema e sua importância para as organizações.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nos dias de hoje
O Sistema Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de ações que visam à prevenção dos danos ambientais causados pelos processos produtivos. Assim, um SGA eficiente garante a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade.
Nos dias atuais e, principalmente, em meio às crises ambientais, de saúde e econômicas, as variáveis socioambientais têm se tornado cada vez mais importantes. Ter consciência dos impactos que sua empresa pode causar e mapear as formas de diminui-los, é a chave para concretizar sua responsabilidade ambiental.
Para a implementação do SGA é necessário que todos os setores da empresa estejam alinhados. Permitindo, assim, que a organização possa desenvolver uma política ambiental, estabelecendo objetivos e processos para atingir as condições da política. Dessa forma, agindo para melhorar seu desempenho e demonstrando a conformidade do sistema com os requisitos dessa norma.
Vantagens de adotar um Sistema de Gestão Ambiental
O primeiro ponto é a redução de custos que um SGA eficiente pode gerar ao empreendimento. A conformidade legal evita penalidades ou multas devido ao descumprimento de algum aspecto ambiental. Além disso, minimiza os desperdícios de matéria-prima e insumos, bem como elimina o risco de passivo ambiental.
A segunda vantagem, é a melhoria da imagem da companhia, em um cenário onde o mercado reconhece e valoriza organizações ambientalmente corretas. Além disso, instituições financeiras e seguradoras avaliam o desempenho ambiental das empresas, o que traz inúmeras vantagens competitivas. Ainda, o mapeamento dos processos do negócio proporciona uma melhor capacidade de inovação, almejando a melhoria contínua. Recomendamos a leitura desse texto sobre Responsabilidade Socioambiental de empresas.
Dessa forma, a implantação de um SGA vinculado à certificação ISO 14001 representa mais que um “selo de empresa sustentável”. A certificação colabora com diversos benefícios estratégicos, como a melhoria da imagem institucional, renovação do portfólio de produtos, economia de custos e aumento da produtividade. Além disso, o SGA mostra para seus clientes, parceiros e possíveis consumidores que você tem credibilidade e preocupação com o futuro.
Como conseguir a ISO 14001?
Para obter a certificação ISO 14001, a organização deve aplicar algumas medidas para atender as condições da norma. Pois, a legislação do Direito Ambiental no Brasil é bastante complexa e é necessário fazer um levantamento minucioso da situação de cada empresa.
Em média, esse tipo de implementação dura entre 10 e 18 meses, mas em casos mais complexos e menos comuns, esse tempo pode ser maior. Assim, cabe a uma consultoria especializada todo o processo de inspeção, verificação, testes e auditoria interna.
Já o processo de certificação externa fica a cargo de organismos de certificação independentes de referência mundial em qualidade e integridade, como por exemplo, a SGS Brasil e o Bureau Veritas Quality International.
Assim, uma Consultoria Ambiental é de suma importância para obter a certificação. Quer saber como nós podemos te ajudar? Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso!