A falta de água tem afetado grande parte da população brasileira. Cerca de 12% de toda a água doce do planeta encontra-se em território verde e amarelo. Porém, algumas regiões são constantemente castigadas com a seca. Nesse contexto, destaca-se quem consegue conciliar a economia com o uso de técnicas inovadoras de reaproveitamento da água, como a captação da água da chuva.
Mas quais são as práticas para economizar água?
Além das práticas de economia que você já conhece, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou tomar banhos mais curtos, uma opção bastante interessante é a busca por fontes alternativas de água. Uma dessas alternativas é a captação de água de chuva para usos simples, ou seja, que não necessitam de água potável. Esse modelo é integrado ao sistema hidrossanitário da edificação, aumentando o fluxo de água na residência no período chuvoso.
A captação da água da chuva
O sistema funciona através do direcionamento da água. Ele é feito a partir de calhas e um filtro. Este, eliminará parcela das impurezas presentes e depois conduzirá a água para um reservatório denominado cisterna.
Vale ressaltar a presença de mecanismos que desviam a primeira leva de água – que tende a ser mais suja por ter o primeiro contato com as telhas e calhas secas que acumularam impurezas com o passar do tempo. Assim, tais mecanismos a freiam durante o seu caimento na cisterna. Isso evita a suspensão de partículas presentes nas paredes internas do reservatório.
Essas cisternas podem ser de diversos tamanhos. Para as de maior porte, é comum enterrá-las sob o solo, de forma a evitar a incidência de luz solar e a proliferação de algas. Existem alguns modelos, entretanto, que não necessitam desse procedimento. Ainda assim, é necessário sempre limpar periodicamente o interior dos reservatórios e as telhas e calhas do imóvel para evitar possíveis contaminações.
A água armazenada, entretanto, não serve para consumo humano, por possuir partículas de impureza como poeira e até mesmo substâncias tóxicas como o nitrato. Seu uso é recomendado para a lavagem de pátios, carros, jardinagem ou mesmo uso em sistemas de descarga, mas com a garantia de que não há nenhum risco de as tubulações levarem tal água para as torneiras de consumo humano.
Principais vantagens de se ter um Projeto de Captação da Água da Chuva
O projeto, além de ajudar muitas famílias a economizarem água potável em atividades domésticas, tem outros benefícios.
- Manutenção durante períodos de seca;
- Valorização do seu imóvel no mercado;
- Instalação possível em qualquer ambiente;
- Fácil operação do sistema;
- Alívio do sistema de drenagem urbana, diminuindo risco de enchentes;
- Redução do impacto causado pela captação de água sobre os corpos d’água.
Como visto, muitas vezes, as soluções para economizar se encontram nas alternativas mais inovadoras. Além disso, a falta de água, cada vez mais recorrente, é um problema gravíssimo e afeta milhares de pessoas em diferentes regiões do país em épocas de seca. Assim, sistemas como o de captação de água pluvial, podem ser a diferença entre sofrer ou não com a escassez.
Entretanto, na hora de escolher a empresa que realizará seu projeto, tome muito cuidado! A elaboração incorreta deste sistema pode trazer problemas, como a proliferação de doenças. De qualquer maneira, após a sua execução, você poderá economizar com a conta de água e a falta d’água não será mais um problema!
Ficou interessado no assunto? Entre em contato conosco. Ficaremos muito felizes em te ajudar!