Nos dias de hoje, muito se ouve falar sobre a questão hídrica, em que devemos economizar água devido a escassez de água doce no planeta. Algumas dicas sempre são faladas, como fechar as torneiras enquanto não estiver utilizando-as, buscar o reaproveitamento do recurso sempre que possível. Uma alternativa muito eficaz, com intuito de gerar sustentabilidade e economia consiste em captar e reutilizar a água vinda da chuva, para usos doméstico.
Esse processo demanda um projeto para o tratamento, dimensionamento e estabelecimento da trajetória da água provinda dessa reutilização. A seguir, vamos aprofundar mais a respeito da captação e reaproveitamento de água da chuva.
Como funciona o projeto de captação de água?
O sistema de captação de água da chuva funciona da seguinte forma: há a coleta da água da chuva através de coletores interligados às calhas e rufos do telhado da residência, responsáveis por destinar a água a um filtro inicial, que por sua vez retira os resíduos maiores existentes, como folhas e galhos. Em seguida, a água passa por um outro filtro responsável por reter impurezas menores. Por fim, destina-se a água à cisterna, local em que fica armazenada.
A cisterna tem função exclusiva de armazenar a água da chuva. Além disso, ela pode apresentar diferentes tamanhos e ser feita de diferentes materiais, dependendo da necessidade, da demanda do cliente e dos níveis de chuva do local em que se instala.
Os tamanhos das cisternas costumam variar entre 2.800 a 10.000 litros, sendo o tijolo, a cal, o plástico e a fibra de vidro os materiais mais comuns utilizados na sua produção.
No entanto, o Projeto de Captação e Uso de Água da Chuva consiste no estudo da viabilidade e traça toda essa trajetória de tal forma que capte-se o máximo de água da chuva e reutilize-a para promover a sustentabilidade.
Como posso realizar o reaproveitamento de água?
A água armazenada pode ser utilizada em inúmeros momentos. No caso da água não potável, as atividades englobadas são secundárias, já que mesmo com o tratamento, ainda pode haver alguns microrganismos contidos. Dessa forma, algumas atividades indicadas são: lavagem de automóveis e pisos, regar o jardim, utilização em descargas de vasos sanitários e até reserva em casos de incêndio.
Quais são as vantagens?
Além de ser um projeto de baixo custo e execução barata, a reutilização da água da chuva pode fazer com que o consumo de água potável da sua residência reduza de 30 a 50%, resultando em contas de água significativamente mais baratas.
Além disso, o cenário mundial atual de consumo de água possui dados alarmantes. Segundo a ONU, estima-se que 2,2 bilhões de pessoas não tenha acesso a serviços de água potável gerenciados de forma segura. Isso representa 1 em cada 3 pessoas no mundo. Dessa forma, cabe a todos o dever de ajudar a mudar essa situação e colaborar na preservação desse recurso, sendo a reutilização de água da chuva uma alternativa eficiente nesse combate.
Se interessou pelo assunto? Leia mais alguns conteúdos relacionados