Você já imaginou que boa parte do “lixo” que você descarta todos os dias poderia te ajudar a economizar? Apesar da correria da rotina em que muitas pessoas acabam comprando, usando e descartando os materiais de forma exagerada, sempre é bom ter em mente o impacto que esse hábito pode causar não só para o meio ambiente, mas também para os seus bolsos. A seguir, apresentamos sete ideias de reciclagem para você economizar.

 

Lixeiras de reciclagem
Reduza, reutilize, recicle

1) Caixa de papelão

O papelão é um dos materiais mais versáteis e fáceis de se encontrar em casa. Entretanto, ele não é muito valorizado, sendo frequentemente descartado sem ter todo o seu potencial de reciclagem explorado.

Uma alternativa para as caixas de papelão é, por exemplo, utilizá-las em mudanças, para embalar seus pertences e não ter nenhum problema no transporte deles. Da mesma forma, outra opção é usar a criatividade para transformar o papelão em aparatos úteis, como uma divisória de gavetas ou uma estante para livros e decoração.

Existem vários canais no youtube que também ensinam possibilidades para reciclar esse material, procure inspirações caso você ainda não tenha encontrado uma maneira ideal de fazê-lo de acordo com suas necessidades.

2) Garrafa PET

Você muito provavelmente já se deparou com a situação do seu filho insistentemente te pedindo um brinquedo um tanto quanto caro o qual você, por qualquer motivo que fosse, não pôde efetuar a compra. É um cenário recorrente para quaisquer pais de criança, mas existem soluções para isso e uma delas pode partir da reciclagem!

Para unir a família e ainda reaproveitar garrafas PET e outros plásticos que iriam para a lixeira, você pode transformá-los em brinquedos completamente práticos, baratos e divertidos! Confira abaixo algumas ideias que podem servir de inspiração.

Reciclagem de copinhos de plástico de iogurte
Plásticos podem ser reaproveitados, por exemplo, para criar brinquedos

Jogo de damas

As tampinhas podem tomar o papel das peças! Então, basta encontrar uma tábua de madeira ou algo do tipo, pintar as demarcações e o jogo está pronto!

Boliche

Com nove garrafas completamente preenchidas, seja com água, areia colorida ou qualquer outro objeto adequado que estiver a seu dispor, você pode criar os pinos para sua própria pista de boliche caseira. A partir disso, é só encontrar uma bola e um bom espaço para começar a jogar!

Cofrinho

Uma garrafa PET, um simples furo na parte de cima e quatro tampinhas coladas rente à parte debaixo da estrutura, para formar as “patinhas do porquinho”, são suficientes para criar seu próprio cofrinho. Depois, é só decorar da maneira que achar melhor, seja com papel EVA, cartolina, adesivos, etc.

Independentemente da idade dos seus filhos, todas essas ideias são muito fáceis de se executar. Eles podem ajudar com a confecção e convidar seus amigos para brincar após o resultado final.  Além disso, não deixe de informá-los que cada garrafa PET demora mais de cem anos para se decompor. Dessa forma, além de ajudar na preservação do meio ambiente, você estará contribuindo para a educação ambiental de seu filho, um assunto importantíssimo e cada vez mais recorrente.

Garrafas PET no lixo
Garrafas PET demoram mais de 100 anos para se decompor

Vale lembrar também que as garrafas PET sempre podem passar por reciclagem. Por isso, tome cuidado para fazer o descarte correto!

3) Garrafa de vidro

As garrafas de vidro são extremamente usuais no artesanato, se transformando em verdadeiras obras de arte. Mas a reciclagem desses objetos não se limita apenas aos artistas, você pode muito bem fazer parte desse processo. 

Uma boa maneira de fazê-lo é transformando as garrafas em luminárias. Assim, a ideia é explorar a criatividade para economizar na compra de um novo abajur, computando apenas o valor da lâmpada.

4) Pallet

Os paletes (ou pallets, termo em inglês, porém muito conhecido no Brasil) são estrados de madeira usados para transportar grandes quantidades de materiais. São muito comuns em sacolões, feiras e supermercados e podem ser facilmente reaproveitados, já que dão um toque sustentável nas decorações, podendo se transformar em mesas, sofás, balcões e até mesmo camas. Entretanto, para isso é necessário tomar alguns cuidados:

  • Escolha apenas os mais novos, sem aspecto de mofo ou rachadura.
  • Fuja dos paletes com o carimbo “MB”. Essa sigla significa que foi utilizado brometo de metila para tratar os insetos que poderiam atingir a madeira, um composto que oferece risco à saúde humana.
  • Remova todos os pregos e evite os paletes com cupim.
  • Lixe e passe massa corrida antes de pintar.

Além disso, para quem não possui muito espaço em casa e gostaria de ter plantas em sua residência, é possível também criar uma horta vertical com os paletes. Você pode encontrar o passo a passo detalhado por meio desta publicação da Revista Artesanato.

5) Restos orgânicos

Os restos do almoço e do jantar também podem ser reaproveitados. Uma forma clássica de reciclagem de resíduos orgânicos é a compostagem, que transforma os materiais em adubo. Além disso, a compostagem promove um grande impacto positivo, já que, ao contrário dos aterros sanitários, o processo não gera gás metano, que é altamente nocivo ao meio ambiente – muito mais que o gás carbônico, inclusive.

A princípio, essa alternativa parece um pouco complicada e muitas pessoas sequer entendem como a compostagem funciona. Resumidamente, o processo se baseia na decomposição da matéria orgânica por seres como bactérias e fungos, o que resulta na produção de um líquido nutritivo chamado de chorume.

Assim, para confeccioná-la, você precisará apenas de três caixas, com furos em seus fundos comunicando entre si (com exceção da caixa inferior) e de uma torneira instalada na base. A caixa superior será onde você disporá a matéria orgânica, intercalada à serragem (para evitar umidade e com ela a proliferação de fungos).

Na caixa do meio, estarão presentes terra e minhocas, que ao traçar seus caminhos contribuirão para a aeração do ambiente. Dessa forma, com o passar do tempo, os alimentos serão decompostos, produzindo o chorume, que através dos furos e facilitado pelos buracos da terra, chegará até a caixa inferior, de onde poderá ser extraído. Então, basta diluí-lo em água e utilizá-lo como nutriente para as suas plantas. Além disso, a terra, que deve ser trocada periodicamente, também pode ser usada como adubo para a vegetação.

Reciclagem de pallets, usados como composteira
Hortas e composteiras são boas opções para reaproveitar restos de alimento

Para isso, existem várias referências ensinando a fazer uma composteira e qual o melhor tipo de compostagem para o seu perfil. Um exemplo é essa publicação da Ecycle.

6) Folha de papel

Sabe aquela lista de supermercado que você faz só para não esquecer e depois joga fora? Ela pode ter um fim diferente! Mas antes disso, confira se não há nenhum espaço em branco que ainda possa ser utilizado. Antes de descartar, um papel parcialmente utilizado pode muito bem servir de rascunho! 

Papel amassado
Folhas de papel já utilizadas podem servir para rascunho ou reciclagem

Caso você já tenha escrito em todos os lados da folha, pode seguir dois caminhos: descartar ou reciclar o papel. A segunda opção, além de ser muito mais benéfica ao meio ambiente, é extremamente fácil de executar — qualquer pessoa pode realizá-la. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Pique os papéis de forma homogênea e coloque-os de molho por dois dias em uma bacia com água.

  • Após esse período, triture os pedaços com água em um liquidificador por cerca de cinco minutos.

  • Em seguida, espalhe a pasta em uma tela com malha de peneira, moldando no formato de uma folha com a ajuda de uma colher.

  • Utilize esponjas para retirar o excesso de água. A partir desse ponto, você pode deixar secar naturalmente sobre a tela por um a dois dias ou seguir com os próximos passos para acelerar o processo.

  • Pressione a folha contra um pano e remova o restante da umidade.

  • Depois, retire a tela e cubra a folha com outro pano, deixando-a entre os dois tecidos.

  • Por fim, deixe secar por mais um ou dois dias.

Ao final do processo, as folhas recicladas estarão prontas. Elas podem até ganhar cores diferentes, dependendo dos corantes utilizados durante a reciclagem. Quer ver o passo a passo em vídeo? Confira este conteúdo do Manual do Mundo.

 

7) Óleo usado

O óleo costuma ser um grande desafio na hora do descarte. Além disso, exige um destino específico, e muitos pontos de coleta realizam essa função. No entanto, se a ideia é economizar, vale saber que esse resíduo também pode ser reciclado e transformado em sabão em barra! A receita é simples e prática:

Ingredientes:

  • 3 litros de óleo ou gordura usados

  • 2 litros de água

  • 500 ml de soda cáustica (Escorpião)

  • 500 ml de álcool

Modo de preparo:

  1. Despeje a soda cáustica em um balde plástico e adicione a água quente devagar, com cuidado. Misture até dissolver completamente.

  2. Em seguida, acrescente a gordura e mexa de forma contínua até incorporar bem.

  3. Depois, adicione o álcool e continue mexendo até que a mistura fique pastosa.

  4. Despeje o conteúdo em uma forma plástica ou em caixas de leite vazias.

  5. Deixe secar por um dia.

  6. Corte o sabão em barras, no tamanho que preferir.

Quer mais detalhes? Acesse essa publicação do Portal Tudo Aqui.

Todas essas ideias são altamente eficazes tanto para a economia quanto para a sustentabilidade. Elas fazem parte da educação ambiental, que se mostra cada vez mais essencial nos dias de hoje. Ao adotar qualquer uma dessas práticas, você não apenas economiza, mas também deixa sua marca na construção de um mundo mais justo e ambientalmente equilibrado.

Possui mais ideias de reciclagem além das que colocamos nesse texto? Compartilhe-a conosco, deixando seu comentário logo abaixo. E caso tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato! Estamos dispostos a te ajudar!