O que eu preciso para a minha obra? Por onde eu começo?

Essas são perguntas frequentes que surgem quando queremos começar a construir, não é mesmo? Neste texto, vamos te explicar mais sobre o projeto estrutural, um dos projetos que você precisa ter antes de iniciar a obra!

Quer saber quais são os outros projetos? Clique aqui e descubra!

Mas, o que é a estrutura? Como ela é projetada? 

A estrutura de um edifício é responsável por suportar o peso da própria construção e de todos os objetos e pessoas no interior, sem colocá-los em risco. Sendo assim, ela que vai sustentar as paredes em pé, segurar o teto no lugar e transferir toda essa força para o solo. Os principais elementos estruturais são os pilares, as vigas, as lajes e as fundações.

Para que tudo isso funcione perfeitamente, o profissional responsável pela elaboração do projeto, ou seja, o calculista estrutural, deve analisar o formato, o tamanho, o uso e a localização da edificação a ser construída.

A partir dessa análise, são feitas as decisões com base em normas técnicas de engenharia e na experiência do projetista. Como por exemplo: o tamanho das lajes, a largura dos pilares e vigas, bem como o seu posicionamento.

projeto estrutural, vigas, pilares, lajes, estrtura da construção
Exemplo de estrutura visível

O passo a passo: como se constrói a estrutura

No Brasil, para edifícios de pequeno e médio porte (como casas e estabelecimentos comerciais), o sistema construtivo mais utilizado é o concreto armado.

Estruturas em concreto armado têm suas vigas, pilares, lajes e fundações feitas de concreto (uma mistura de água, cimento, brita e areia, que tem grande resistência e dureza). Além disso, elas são reforçadas com a armação, composta por barras finas de aço, que deixa o concreto ainda mais resistente e mantém a estrutura rígida como um todo.

Tudo bem, mas por que preciso do Projeto Estrutual?

1)Obra sai mais barata

Um projeto estrutural para uma edificação em concreto armado deve detalhar as dimensões de todos os componentes estruturais (lajes, vigas, pilares e fundação). Assim como o tipo, tamanhos e as quantidades de aço necessárias, além do tipo de concreto utilizado.

Com isso, desde o início, é possível saber as exatas quantidades de aço e concreto necessárias. Somado a isso, também é possível projetar a estrutura de maneira a gastar a menor quantidade possível desses materiais. Assim, é possível fazer um planejamento financeiro preciso para a obra, reduzindo perdas e gastos imprevistos.

Por mais que o projeto estrutural pareça um gasto, ele é um investimento, que gera economia de material, tempo e dinheiro

Descubra aqui quais são os 4 erros mais comuns ao construir a casa própria

2) Sua construção fica pronta mais rápido

O projeto estrutural faz parte do planejamento da construção. Então, sem um planejamento adequado, tende-se a gastar mais tempo com a execução. Afinal, toda hora surge um erro, um problema que atrasa tudo, ou ainda, descobre-se que uma parte da obra foi executada incorretamente, de modo que tudo vai precisar ser refeito.

Assim, com o projeto estrutural, você “gasta” um tempo no início para economizar muito mais tempo durante a obra!

O projeto estrutural serve para planejar a a estrutura da casa; o projeto estrutural indica quais os elementos estruturais vão ser utilizados e onde eles vão ficar
O projeto estrutural facilita a execução da obra

3)Maior segurança e vida útil da construção

Todo projeto estrutural exige uma assinatura por parte de um engenheiro civil devidamente habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. Tal profissional tem conhecimento para desenvolver um projeto estrutural adequado e seguro. Por isso, ele assume a responsabilidade técnica do projeto.

Além do mais, como mencionado anteriormente, a estrutura da casa é o que a mantém em pé. Com um projeto estrutural executado por profissionais competentes, você garante que a sua construção é segura para quem a frequenta.

Ademais, uma estrutura bem projetada proporciona uma maior vida útil da construção, bem como tende a não gerar problemas, como trincas e rachaduras.

LEIA TAMBÉM:

Projeto Estrutural: Quais são os problemas de não realizar um?

Com quem devo fazer o meu projeto estrutural?

A EMAS Jr. Consultoria está desde 2004 entregando projetos de alta qualidade para seus clientes. Já realizamos mais de 450 projetos e temos uma média de satisfação de 9/10!

E sim, nós realizamos projeto estrutural. Mas além dele, nós podemos te entregar a solução completa, com todos os projetos que você precisa para a sua obra! E o preço? Entre em contato conosco clicando aqui e descubra!

E agora, ficou mais clara a importância do projeto estrutural? Neste vídeo você consiguirá vizualizar de forma clara e esquematizada a importância desse projeto em toda e qualquer obra.