Bem como a sua coluna sustenta o seu corpo, a estrutura de uma construção a ajuda a ficar em pé e a ser segura. Mas, para que isso aconteça, é preciso que o projeto estrutural seja bem feito. Caso contrário, no futuro, poderão surgir grandes problemas que demandam mais gastos.
O que é?
O projeto estrutural determina o tipo, a quantidade e a localização de cada elemento estrutural, como o pilar, que deve ser colocado na construção.
Para que isso seja feito de forma assertiva, realiza-se cálculos que levam em consideração fatores como a a compatibilização com os demais projetos e o local da caixa d’água. Além disso, é preciso respeitar diferentes normas técnicas, como a NBR 6122, que regulamenta o projeto e a execução de fundações.

ELU e ELS: o que são?
Para a realização do projeto estrutural, também são considerados os conceitos de ELU e ELS . ELU significa “Estado Limite Último”, ou seja, avalia o ponto em que a estrutura oferece risco à segurança. Por sua vez, ELS quer dizer “Estado Limite de Serviço”, que leva em consideração a durabilidade, com a garantia do conforto e da aparência para a construção.
Desse modo, ao não realizar um projeto estrutural, diversos problemas podem surgir, como:
- Rachaduras
- Instabilidades
- Infiltrações
- Falta de segurança
- Gastos extras com novas obras

Quais são as etapas?
O primeiro passo é a sondagem, na qual o tipo de solo é identificado. Assim, o melhor tipo de fundação para o terreno é definido.
Em seguida, levando em consideração a própria sondagem, as normas técnicas brasileiras e os demais projetos, o estrutural começa a ganhar forma com um pré-dimensionamento dos pilares e das vigas.
Na próxima etapa, com o auxílio de softwares, se faz a modelagem e o cálculo estrutural, de modo a tornar o projeto ainda mais assertivo. Nela, define-se questões como o tipo das lajes. Além disso, cabe ressaltar que tal otimização garante a segurança da edificação, bem como a economia de gastos, visto que não há um excesso de elementos estruturais indicados.
Por fim, ocorre o detalhamento de todas as partes da estrutura, com a representação das dimensões, das armaduras e de outras particularidades. Dessa forma, o projeto estrutural está pronto e em conformidade com a legislação brasileira, o que evita problemas estéticos, estruturais e legais no futuro.
Com quem fazer?
A EMAS Jr. está há 17 anos no mercado e já realizou mais de 450 projetos nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Dentre as soluções que oferece, estão o projeto estrutural e o “pacotão”, uma alternativa que reúne os principais projetos que você precisa para a sua obra. Com essa opção, você garante a compatibilização entre eles e evita problemas e gastos extras.
Se quiser saber mais, entre em contato por este link.
Gostou deste texto? Temos outras sugestões de leitura para você:
Os 4 projetos fundamentais para a sua casa
Qual a importância de realizar todos os projetos da sua casa com apenas uma empresa?