Bem como a sua coluna sustenta o seu corpo, a estrutura de uma construção a ajuda a ficar em pé e a ser segura. Mas, para que isso aconteça, é preciso que o projeto estrutural seja bem feito. Caso contrário, no futuro, poderão surgir grandes problemas que demandam mais gastos.

O que é?

O projeto estrutural determina o tipo, a quantidade e a localização de cada elemento estrutural, como o pilar, que deve ser colocado na construção.

Para que isso seja feito de forma assertiva, realiza-se cálculos que levam em consideração fatores como a a compatibilização com os demais projetos e o local da caixa d’água. Além disso, é preciso respeitar diferentes normas técnicas, como a NBR 6122, que regulamenta o projeto e a execução de fundações.

A EMAS Jr. Consultoria é uma empresa que realiza projeto estrutural, projeto estrutural residencial. Os projetos tem renderização e visualização 3d.
Projeto estrutural executado pela EMAS Jr. Consultoria

ELU e ELS: o que são?

Para a realização do projeto estrutural, também são considerados os conceitos de ELU e ELS . ELU significa “Estado Limite Último”, ou seja, avalia o ponto em que a estrutura oferece risco à segurança. Por sua vez, ELS quer dizer “Estado Limite de Serviço”, que leva em consideração a durabilidade, com a garantia do conforto e da aparência para a construção.

Desse modo, ao não realizar um projeto estrutural, diversos problemas podem surgir, como:

  • Rachaduras
  • Instabilidades
  • Infiltrações
  • Falta de segurança
  • Gastos extras com novas obras
O projeto estrutural garante a segurança da construção e evita diversos outros problemas. Os elementos estruturais são pilares, vigas e lajes.
Exemplo de estrutura em uma construção

Quais são as etapas?


O primeiro passo é a sondagem, na qual o tipo de solo é identificado. Assim, o melhor tipo de fundação para o terreno é definido.

Em seguida, levando em consideração a própria sondagem, as normas técnicas brasileiras e os demais projetos, o estrutural começa a ganhar forma com um pré-dimensionamento dos pilares e das vigas.

Na próxima etapa, com o auxílio de softwares, se faz a modelagem e o cálculo estrutural, de modo a tornar o projeto ainda mais assertivo. Nela, define-se questões como o tipo das lajes. Além disso, cabe ressaltar que tal otimização garante a segurança da edificação, bem como a economia de gastos, visto que não há um excesso de elementos estruturais indicados.

Por fim, ocorre o detalhamento de todas as partes da estrutura, com a representação das dimensões, das armaduras e de outras particularidades. Dessa forma, o projeto estrutural está pronto e em conformidade com a legislação brasileira, o que evita problemas estéticos, estruturais e legais no futuro.

Com quem fazer?


A EMAS Jr. está há 17 anos no mercado e já realizou mais de 450 projetos nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Dentre as soluções que oferece, estão o projeto estrutural e o “pacotão”, uma alternativa que reúne os principais projetos que você precisa para a sua obra. Com essa opção, você garante a compatibilização entre eles e evita problemas e gastos extras.

Se quiser saber mais, entre em contato por este link.

Gostou deste texto? Temos outras sugestões de leitura para você:

Os 4 projetos fundamentais para a sua casa

Qual a importância de realizar todos os projetos da sua casa com apenas uma empresa?