Construir a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, você sabe quais são as coisas mais importantes para se atentar antes de começar a construir? São várias! Nesse texto, mostraremos quais são os projetos essenciais. São aqueles que você precisa ter.

Esses projetos são importantes para construir qualquer edificação. Juntos, garantem que a casa será confortável, segura e personalizada, de acordo com o que o dono deseja! Além disso, como veremos, fazer todos esses projetos juntos, de forma compatibilizada, é extremamente importante para evitar dores de cabeça no futuro.

Esse assunto é muito importante, não é? Continue lendo e entenda mais sobre os quatro projetos mais importantes: Arquitetônico, Estrutural, Hidrossanitário e Elétrico.

Os quatro projetos essenciais

1º) Projeto Arquitetônico

O primeiro passo. Tudo começa com a elaboração de um projeto arquitetônico. Nessa etapa, a equipe vai materializar um sonho. Ou seja, tornar real aquelas coisas que estão, por enquanto, na imaginação. Com isso, espera-se criar um projeto que consiga atender todas as necessidades e os desejos. Além disso, há um forte empenho em garantir o conforto! Afinal, é importante que a casa proporcione bem estar para os moradores. Para saber mais a importância do projeto arquitetônico na hora de deixar sua futura casa com a sua identidade, leia esse texto!

Essa é, sem dúvidas, a principal parte do processo de construção de uma casa. Apenas com um bom arquitetônico é possível obter certa segurança. Com ele é possível, por exemplo, evitar erros na construção e estabelecer a quantidade de materiais necessários para a construção, evitando desperdícios. Portanto, nota-se que é um grande investimento, conforme já destacamos em outro texto.

Além disso, esse projeto fornece toda segurança necessária para a construção da casa dos sonhos. Por isso, é importante recorrer às empresas certas para projetarem essa parte tão importante! Afinal, uma empresa com experiência de mercado consegue oferecer a responsabilidade técnica necessária durante todo o processo. Isso garante que erros de projeto não causem problemas futuros.

Além disso, ultimamente, várias empresas alinharam com o projeto arquitetônico os softwares mais modernos do mercado! Isso possibilita a materialização das ideias do cliente por meio de realidade virtual. Essa tecnologia inovadora permite a visualização prévia da sua casa dos sonhos, com imagens e vídeos de alta qualidade. 

projeto-arquitetonico

Se você quiser entender melhor todo o processo de elaboração do arquitetônico de forma detalhada, recomendamos esse conteúdo.

 2º) Projeto Estrutural

O segundo na lista de projetos essenciais, é feito o dimensionamento de todos os elementos estruturais da casa. Nesse momento, elabora-se o estudo do método de construção que mais vale a pena, economicamente, para garantir a sustentação da edificação. Outra função importante desse projeto é apontar as dimensões e a posição de componentes, como vigas e pilares.

Um bom projeto estrutural garante que os esforços gerados pelos componentes construtivos sejam transferidos para o solo sem a sobrecarga de nenhum elemento. Em outras palavras: garante a estabilidade da construção. Obras que são feitas sem o correto dimensionamento dos componentes estruturais, apresentam problemas como fissuras, trincas e infiltrações. Isso gera um desconforto estético e insegurança.

Para entender mais sobre esse projeto, acesse esse texto do nosso blog!

3º) Projeto Hidrossanitário

Já na terceira etapa do processo, é feito o projeto hidrossanitário. Nessa fase, é feito todo o mapeamento e o dimensionamento da rede de encanamento. É nesse momento que se escolhe os materiais mais econômicos, além de estabelecer o melhor traçado das tubulações, evitando desperdícios.

Um bom projeto hidrossanitário precisa garantir que os moradores da residência tenham conforto. Tanto sobre a disponibilidade, quanto sobre a pressão da água. Além disso, esse projeto garante a segurança quanto ao sistema de drenagem de água da chuva e a eficiência no traçado do sistema sanitário. Além disso, busca-se usar as tecnologias mais modernas do mercado, para garantir o conforto e a economia para os moradores.

projeto-hidrossanitário

4º) Projeto Elétrico

Por último, é feito o projeto elétrico da residência. Nessa etapa, é feito a distribuição de todos os pontos de energia. Aloca-se esses pontos da maneira mais discreta e eficiente possível. Sendo assim, garante-se ao cliente o conforto e a disponibilidade de energia em todos os ambientes.

Um bom projeto elétrico é imprescindível para garantir a segurança da residência. Afinal, ele evita a possibilidade de existência de curtos e garante uma eficiência energética, proporcionando economia para os moradores.

Compatibilização dos projetos essenciais

Além disso, é feita toda a compatibilização dos sistemas. Para tanto, utiliza-se da tecnologia BIM (Building Information Modeling) para gerar uma visão espacial 3D dos projetos e garantir a comunicação entre eles. Por isso, essa inovadora tecnologia garante que, durante a execução da obra, problemas de interferência de projetos não atrasem o cronograma e proporcione custos extras inesperados.

Para entender mais sobre a compatibilização desses projetos, veja esse texto!

Conclusão

A grande vantagem de realizar todos os projetos juntos consiste no fato de que a mesma equipe de profissionais elabora e acompanha todo o projeto. Dessa forma elabora-se todo o conjunto a fim de evitar desperdícios e garantir o conforto dos moradores. O conhecimento e o acompanhamento de todos os projetos construtivos proporcionam a mais adequada eficiência operacional.

Portanto, realizar todos os projetos fundamentais para a construção de uma casa é essencial para garantir a segurança, a eficiência e a longevidade da edificação. Além disso, apenas com um projeto integrado e personalizado é possível assegurar o conforto que só a casa dos sonhos pode proporcionar.

A EMAS Jr. , há mais de 16 anos no mercado de Engenharia Civil e Ambiental realiza todos esses projetos listados, com máxima compatibilização e aproveitando dos recursos tecnológicos mais avançados do mercado, como as imagens realistas em 3D do projeto, chamadas renderizações!

Entre em contato conosco por meio desse formulário. Dessa forma, nossa equipe entrará em contato para tirar suas dúvidas e apresentar todas as nossas vantagens!