Os resíduos orgânicos são restos biológicos, de origem animal ou vegetal, resultantes de atividades humanas. São materiais que, em ambientes naturais equilibrados, degradam facilmente. Porém, em ambientes urbanos, esses rejeitos causam crise sanitária e ambiental, devido ao grande volume e a disposição inadequada. Por isso, a gestão correta dos resíduos orgânicos é muito importante e existem diversas maneiras para solucionar esse problema, como o Biodigestor e a Compostagem.

A disposição inadequada desses resíduos gera um líquido contaminante, chamado chorume, que pode poluir o solo e a água, além de emitir gás metano na atmosfera.  Assim, é necessária a adoção de métodos adequados de gestão e tratamento, como a reciclagem de resíduos orgânicos. 

As alternativas de tratamento mais comuns são a compostagem e a biodigestão (degradação na ausência de oxigênio). A adoção destes tipos de tratamento resulta na produção de fertilizantes orgânicos. Assim, esses insumos, prolongam os efeitos da adubação. Além disso, o gás gerado pode se transformar em gás de cozinha e energia elétrica, trazendo um benefício econômico para o proprietário. 

Resíduos orgânicos; composto orgânicos

A decisão de qual método utilizar é decorrente da realidade de cada cliente. Que tal entender um pouco mais sobre cada um desses tratamentos e ser assertivo na escolha?

Tratamento por Biodigestor

O biodigestor é um reator que realiza o processo de biodigestão anaeróbia (processo de degradação da matéria orgânica na ausência de oxigênio). Como resultado desse processo, é gerado os subprodutos biogás e biofertilizante.

Para a utilização desse tratamento é importante levar em consideração alguns aspectos como:

  • a área disponível para instalação, respeitando um distância segura de 10 metros de outras edificações;
  • se na área disponível há presença de corpos d’água, rochas e/ou árvores;
  • se o local está exposto ao sol;
  • a quantidade de pessoas que estariam disponíveis para operar o sistema. 

Existem vários tipos de biodigestor que se adequam melhor com a necessidade de cada propriedade e cliente (para saber mais sobre cada um deles acesse aqui). Caso você tenha percebido que o tratamento por biodigestão não seja o mais indicado para a sua propriedade e seu tipo de resíduo, há ainda uma outra alternativa: a compostagem.

Tratamento por Compostagem

O processo de compostagem consiste na disposição de materiais orgânicos (como restos agrícolas, esterco de animais, resíduos orgânicos urbanos e poda de árvore), formando canteiros de modo que ocorra a decomposição por meio da ação de microrganismos e enzimas. Para que se tenha as condições adequadas à compostagem é necessário um local impermeável, com drenagem superficial e incidência solar.

Assim, o produto formado é um composto orgânico rico em carbono e nitrogênio. Este é extremamente útil para a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Este tratamento de resíduos traz a vantagem de ser um processo de alta eficiência e baixo custo operacional devido a utilização de equipamentos simples. Assim, é possível manter os parâmetros para o bom desenvolvimento do composto e a economia de energia se comparada a outros tratamentos. Além disso, possui economia no tratamento de efluentes devido a menor geração de chorume.

Qualquer pessoa pode ter uma composteira simples em sua casa para tratar os resíduos orgânicos, diminuindo assim o volume de rejeitos descartados e auxiliando a manutenção do meio ambiente. Porém, para grandes propriedades, faz-se necessário adquirir uma Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), que é a solução adequada para grande volumes de resíduos.

Compostagem; caixa digestora; composteira

Para melhorar a eficiência desses processo, é muito importante ter um profissional com experiência em projetos, pois uma má gestão desses resíduos apresenta riscos de contaminação sanitária, ambiental e biológica.

A EMAS Jr. tem mais de 17 anos de experiência e dispõe de técnicas em Engenharia Ambiental e Civil pautadas na qualidade, na responsabilidade e no profissionalismo a fim de alcançar a excelência dos seus serviços. Assim, para mais informações, entre em contato conosco.