Responsabilidade Social Empresarial

/Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social Empresarial 2018-07-17T08:49:33+00:00

O que é Responsabilidade Social Empresarial?

 A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), ligada diretamente ao Desenvolvimento Sustentável, tem adquirido cada vez mais reconhecimento e importância num mundo onde a globalização e os concorridos mercados valorizam ainda mais reputação e diferenciais sutis das empresas. Além disso, por fazerem parte e impactarem muito no meio em que atuam, as empresas também se tornam responsáveis por ele, sendo necessário adotarem práticas que objetivem o desenvolvimento prezando pelo social (diminuindo desigualdades) e pelo ambiental (preservando-o).

Uma empresa socialmente responsável pensa e atua continuamente com ética para com todos os seus stakeholders (os envolvidos ou impactados pelas ações da empresa, como funcionários, parceiros, fornecedores, clientes, comunidade externa e meio ambiente). Ela os reconhece e respeita, sendo transparente e buscando, por meio do diálogo, soluções em conjunto para os problemas que surgirem.

Como resultado, sua marca e reputação são mais reconhecidas (atualmente, cerca de 40% da reputação de uma empresa é influenciada pela RSE), tornando-a mais atrativa para funcionários, clientes e comunidade externa. Isso, além do impacto social e ambiental positivo, melhora a imagem da empresa, mantém talentos dentro dela, evita processos judiciais, valoriza seus produtos ou serviços e ganha a confiança e a identificação dos consumidores com sua marca, por exemplo.

Núcleo de Responsabilidade Social EMAS Jr.

Pensando no papel, na missão, na visão e nos valores da EMAS Jr. é fácil perceber a forte relação entre RSE e a filosofia da nossa empresa. Temos importante papel social, ao oferecermos serviços com preços abaixo do mercado, atendendo pessoas de renda mais baixa, com a mesma qualidade de uma empresa sênior. Ao mesmo tempo, visamos despertar a consciência socioambiental na comunidade, formando jovens com potencial realizador, baseando-nos nos valores Inquietude, Lumen Naturale, Ser Árvore e Floresta, Nós e União.

E foi por entendermos nosso compromisso com a sociedade e com o meio em que atuamos, que decidimos criar Núcleo de Responsabilidade Social EMAS Jr. (Núcleo RSE), instância dedicada a tornar a RSE ainda mais intrínseca à empresa e a todas as nossas ações. Ele é composto por uma equipe com o atual objetivo de promover o crescimento dos membros da EMAS Jr. nos âmbitos social e ambiental, concomitantemente à realização de atividades e eventos que desenvolvam a comunidade externa.

Desde que passei a trabalhar e ter contato com empresas grandes, vi como a Responsabilidade Social é de extrema importância para o mundo em que hoje vivemos. Ao meu ver, toda empresa que se preze deve ter um objetivo social além do lucro! Se todas fossem assim, conseguiríamos impactar positivamente na vida de outras pessoas e, quem sabe, o mundo seria hoje um lugar muito melhor de se viver!
Eu penso que, a EMAS ter esse setor de RSE é uma coisa muito bacana porque demonstra uma consciência socioambiental que não são todas as empresas que tem. Vocês que são jovens, já saírem da empresa com essa visão de negócio eu acho muito importante, afinal, é cada vez mais evidente que não basta só buscar o sucesso e ganhar dinheiro. Existe, hoje, uma necessidade de se gostar do que faz, a atividade tem que fazer sentido, e o RSE entra nisso. A partir do momento que existe uma preocupação com a Responsabilidade Social, a nossa atividade fica mais prazerosa, pois vemos também o sentido de utilidade e acho muito bacana que a EMAS tenha essa preocupação.
Sidney Ruas – Pai da ex-coordenadora do Núcleo RSE EMAS Jr.
“O RSE já me proporcionou diversas experiências únicas, como montar uma horta vertical em uma casa de meninos abandonados e conhecer o projeto incrível de arte e cultura no Aglomerado da Serra. Porém, o que mais me marcou foi o Sanguemas, principalmente porque doar sangue já era uma vontade minha. Encorajar mais pessoas a fazer o bem e mostrar que podemos ir mais longe se formos juntos foi a mensagem que tirei da ação e agora o Brasil ganhou mais uma doadora assídua que, aos poucos, quer fazer a diferença no mundo.”
Maria Teresa – Ex-Vice Coordenadora do Núcleo RSE EMAS Jr.

Um pouco do que já conquistamos

Em 2018:

Participantes Voluntários

62

Horas de Trabalho Voluntário

65h30min

Pessoas Impactadas

227

Ações Realizadas

4

Quer saber mais?

Quer saber mais sobre o RSE e as ações dos núcleos? Confira aqui nossos textos e o que já realizamos! Ou entre em contato com a gente, ficaremos muito contentes em falar com você!