O que é?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) consiste no estudo dos resíduos de um estabelecimento de forma a traçar o melhor planejamento para as etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final desses rejeitos.
Nele são apresentadas propostas que visam sempre a minimização, reutilização e valorização dos resíduos, de forma a diminuir o máximo possível o descarte e prezar por uma diretriz mais sustentável.

Por que o PGRS é tão importante?
Em um estabelecimento, a quantidade de resíduos descartada pode ser um problema, dificultando seu acondicionamento e disposição final. Além disso, muitos materiais poderiam ser facilmente reaproveitados em outras utilidades, ou mesmo revendidos a empresas de reciclagem, deixando de ser gasto para se tornar receita para um dado empreendimento.
Sendo assim, o PGRS – que dependendo do caso é algo obrigatório por lei – une o útil ao agradável, sendo um promotor de sustentabilidade desde a escala individual até a escala coletiva.
O PGRS realizado com a EMAS Jr.
A Emas Jr. realiza visitas técnicas para efetuar a gravimetria, permitindo a identificação de cada tipo de resíduo e a sua correspondente quantidade gerada por dia.
A partir daí, elaboramos o plano propriamente dito, onde constam os seguintes pontos:
- diagnóstico da situação atual
- fluxogramas de atividades
- propostas de minimização, tratamento, reutilização, reciclagem e valorização
- estudo de rotas e locais para acondicionamento e armazenamento de resíduos
- organização do sistema de transporte de resíduos
- organização do sistema de disposição final
- matriz de resíduos
A empresa ainda efetua um Plano de Educação Ambiental voltado para o contexto do estabelecimento e a elaboração de indicadores, possibilitando o monitoramento do serviço e uma análise de seus resultados.