Perguntas Frequentes

//Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes2016-10-17T18:08:16+00:00
1 – O que é uma empresa júnior?

Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior. As empresas juniores devem ser sempre ligadas a um ou mais cursos de graduação. A gestão de uma EJ, sigla para Empresa Júnior, é feita pelos próprios alunos, podendo ser auxiliados professores orientadores ou consultores externos. O intuito é justamente o desenvolvimento dos alunos e contribuição para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho.

2 – O que difere uma empresa júnior de uma empresa convencional?

a) Um empresa júnior (EJ) é formada exclusivamente por alunos a graduação, e não por profissionais já formados, apesar de receber o apoio de professores orientadores e consultores externos.

b) Por não ser uma empresa com fins lucrativos, como as convencionais, e os membros não serem assalariados, as EJs conseguem ter um preço abaixo no mercado.

c) Por serem formadas por alunos, as EJs geralmente apresentam maior rotatividade de membros, entrando e saindo novos a cada semestre.

d) Toda EJ apresenta a horizontalidade como característica. Ou seja, apesar de haverem diferentes diretorias, e diversos cargos (dentre eles, cargos de liderança), todos têm voz e são ouvidos dentro da empresa.

e) As EJs estão inseridas dentro de um movimento gigante, chamado Movimento Empresa Júnior (MEJ). Nele, as empresas trabalham em rede, se apoiando e crescendo juntas, diferente da concorrência acirrada das empresas convencionais.

f) Sendo, normalmente, empresas menores, as EJs não costumam realizar projetos em grandes empreendimentos. Em contrapartida, têm forte relação com microempresários. Porém, isso depende muito do projeto realizado e do porte da empresa em questão.

3 – O que significa EMAS Jr.?

A EMAS é uma empresa júnior que presta serviços no âmbito da Engenharia Civil e Ambiental. A sigla “Emas” significa: Empresa de Meio Ambiente e Saneamento.

4 – Os membros são formados? Quem assina os projetos?

Os membros da empresa EMAS Jr. são alunos em graduação nos cursos de Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental na UFMG. Os projetos elaborados pelos membros são acompanhados e assinados por professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais e por consultores externos da área.

5 – Qual o vínculo da EMAS Jr. com a entidade UFMG?

Todos os membros da empresa são alunos da Escola de Engenharia da UFMG e os professores orientadores prestam serviços para a entidade. Nossa sede também fica dentro da Universidade, e, sempre que necessário, nos é permitido o uso de espaços e salas na Escola de Engenharia.

6 – Onde fica a EMAS Jr. e como chegar?

A EMAS Jr. encontra-se no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, no edifício Inova. [Veja o mapa]

7 – Quando é necessário ir até a sede da EMAS Jr.?

As visitas do cliente à sede da empresa ocorrem, geralmente, no momento da assinatura do contrato e da finalização do projeto, podendo variar de acordo com o projeto e disponibilidade do cliente. Mas estamos sempre abertos para quaisquer visitas, dentro do horário de funcionamento.

8 – Quais serviços realizamos?

Por atuar em duas esferas da Engenharia (Ambiental e Civil) a EMAS Jr. possui uma carta de serviços diversificada. Você pode acessá-la na seguinte página

9 – Qual é o processo de realização dos serviços prestados pela EMAS Jr.?

Normalmente, os serviços tem início com uma visita de reconhecimento. Após a visita, a equipe da empresa realiza uma proposta de projeto que, logo em seguida, é enviada ao cliente. Se a proposta for aceita, deverá ser assinado um contrato entre ambas as partes. Após a assinatura do contrato, inicia-se a realização do projeto, cada um com seus procedimentos.

10 – O que é a visita de reconhecimento?

É uma visita feita pela equipe da EMAS Jr., previamente à assinatura do contrato, para reconhecimento das necessidades do projeto.

11 – Vocês realizam a obra?

A EMAS Jr. não realiza obras físicas, mas poderá indicar, se possível, empresas ou profissionais que possam vir a realizar este tipo de atividade.

12 – Como funciona o pagamento dos serviços prestados?

Os serviços prestados pela EMAS Jr. podem ser pagos através de dinheiro em espécie, depósito bancário, boleto ou cheque. O valor pode ser parcelado de acordo com o prazo de duração do projeto, sendo a primeira parcela paga no ato da assinatura do contrato. Geralmente, flexibilizamos a forma de pagamento para melhor atendê-lo.

13 – Os projetos são gratuitos?

Mesmo sendo uma empresa sem fins lucrativos, como toda empresa júnior, os projetos da EMAS não são gratuitos, devido aos custos do próprio projeto (deslocamento, material, por exemplo) além da necessidade de manutenção da nossa infraestrutura interna ou, ainda, capacitação dos membros. De toda forma, por os membros trabalharem na forma de voluntariado, os preços conseguem ser abaixo do preço geral de mercado.