4 erros comuns ao construir a própria casa que todo mundo comete

//4 erros comuns ao construir a própria casa que todo mundo comete

4 erros comuns ao construir a própria casa que todo mundo comete

O momento de construção da casa própria é de grande alegria na vida de uma pessoa. Entretanto, sem a devida instrução e acompanhamento de profissionais capacitados este momento de felicidade pode se tornar uma verdadeira preocupação. Com isso em mente, a lista abaixo expõe quatro erros comuns que todo mundo comete ao construir a casa própria.

 

Erro nº1: Não possuir projeto arquitetônico

elaboração do projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico além de garantir melhor qualidade estética à construção, determina a melhor disposição dos cômodos no terreno. Isso garante que a casa esteja melhor posicionada para receber luz do sol, por exemplo. Além disso, também verifica as correntes de ar para manter uma temperatura agradável no ambiente. Ele também é uma garantia legal de um responsável técnico pela obra.

Ou seja, o profissional contratado tem uma obrigação, por lei, de garantir a qualidade do projeto e a segurança do proprietário. Isso, caso surja alguma complicação relacionada no futuro. Somando-se a isso, o projeto é necessário, entre outros requisitos, para que a obra obtenha as autorizações legais para ocorrer.

Erro nº2: Não saber quanto irá gastar

Todos sabemos que é importante ter projeto para verificar a disposição de cômodos e a posição dos elementos na construção da casa própria. Mas é importante saber também a especificação do material a ser utilizado na obra e o quanto será necessário de investimento para tal. Com o acompanhamento de um profissional da área, o proprietário terá mais segurança para planejar seu orçamento e colocá-lo em prática.

Erro nº3: Falta de compatibilização entre os projetos

Imagine a seguinte situação durante a obra:

Durante a instalação da rede do projeto hidrossanitário da casa, percebe-se que uma das canalizações coincide com um elemento estrutural da construção. (Por exemplo um pilar ou uma viga, previstos no projeto estrutural).

Sendo assim, as opções são que a canalização permaneça em seu trajeto e possivelmente se torne visível. Ou que seja necessário rearranjar seu trajeto e modificar as posições de elementos como pias e chuveiros.

Como é possível observar nesse caso, a falta de compatibilidade entre os projetos resultou em mais gastos e atraso na obra. Ou seja, erros comuns ao construir a própria casa que todo mundo comete.

erros com acabamento na construção

Erro nº4: Problemas de acabamento na construção

Após a conclusão da obra, o morador vem a perceber que a água no chão do chuveiro ou na área de serviços não vai para o ralo. Ou percebe que surgiram trincas nas paredes ao redor de janelas e portas. Isso se deve ao fato de não ter orientação de um profissional habilitado ou de um projeto que determinasse, por exemplo, a inclinação necessária nessas áreas.

Além disso, provavelmente não houve um projeto que garantisse a presença de vergas e contravergas antes da instalação das esquadrias, para que essas não exercessem um esforço exagerado que danificasse a alvenaria da parede.

Solução

Agora que você conhece erros comuns ao construir a própria casa, é hora de prestar atenção para que eles não te aborreçam. A fase de planejamento, marcada pela realização do projeto arquitetônico, é fundamental para garantir que nenhum desses erros apareça.

projeto arquitetonico

By |2018-09-14T13:56:58+00:003 de julho, 2018|Projeto Arquitetônico|0 Comentários

About the Author:

Deixe seu comentário