/, Educação Ambiental/Como o evento “Na Praia” conquistou prêmios de sustentabilidade

Como o evento “Na Praia” conquistou prêmios de sustentabilidade

sustentabilidade na praia

Sabe-se que um trabalho é bem feito quando os resultados aparecem. Resolver o problema de uma empresa nunca é fácil, mas um diagnóstico preciso e uma solução personalizada são a chave para o sucesso. A EPM Consultoria é uma empresa renomada que oferece serviços em elaboração e gerenciamento de projetos em todas as fases. Sua expertise abrange Gestão Ambiental (e sustentabilidade), Pesquisas e Levantamentos, Consultoria e Assessoria.

A missão dessa empresa é “satisfazer as expectativas dos clientes e envolvidos em cada projeto realizado” e visão de “ser reconhecida como empresa de gerenciamento de projetos pela capacidade técnica da equipe e qualidade dos produtos e serviços” criaram uma empatia com os nossos propósitos e valores. Além disso, o bom trabalho realizado no “Na Praia” foi porta de entrada para mais projetos da R2 e outros em Belo Horizonte.

Problemas e desafios

O evento “Na Praia”, ganhador de prêmios em categorias de “Lixo Zero” e “Sustentabilidade” é originário de Brasília. Ele tem o intuito de trazer a praia para o interior do país, com areia sol e bar! Pelo sucesso, expandiram a ideia pra BH. Sendo um evento grande, há a obrigatoriedade de ser feito o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos gerados e também o monitoramento da sua aplicação. Fazer isso a distância não seria nada efetivo.

Como a empresa chegou até a EMAS e porque decidiu utilizar do nosso produto

​Em março de 2018, o telefone da Emas tocou. Era o Filipy, da EPM Consultoria, empresa que elaborou o plano passado. Logo no início da negociação houve a primeira conexão: ele foi empresário júnior! E por esse motivo nos procurou, sabendo da força do Movimento Empresa Júnior e de todo o seu trabalho sério, de qualidade e com o melhor custo benefício.

A solução

​Formada a equipe de cinco mulheres, deu-se início aos trabalhos. Primeiro fizemos uma reunião com os organizadores para entender melhor como o evento iria funcionar. De posse das informações necessárias, principalmente levando em conta a edição anterior, estimamos a quantidade de resíduos a ser gerada. Assim, começamos a traçar diretrizes para reduzir a geração de resíduos, como segregar e acondicionar cada tipo, qual a melhor rota de coleta e armazenamento.

sustentabilidade

Pensamos então, como destino dos recicláveis, em doar para a associação de catadores mais próxima, a ASCAP, convidando-a para fazer a triagem no local, ao invés de contratar uma empresa coletora. Treinamentos para equipes de organização, limpeza, construção e segurança foram oferecidos a fim de assegurar que todas as ações propostas no plano fossem executadas da melhor forma.

Além disso, averiguamos se a contenção de areia estava sendo efetiva, e na maior parte das vezes foi! Apenas em um dia de chuva ocorreu um vazamento, mas ele foi controlado na hora. Também propomos formas para recuperar a área utilizada. Portanto, a fim de tornar o local ainda mais agradável para o lazer dos visitantes, plantou-se grama e mais árvores.

Resultados

A ASCAP foi beneficiada com quase R$2.400 ao vender mais de 16 toneladas de recicláveis ao longo dos 11 dias de evento! No gráfico abaixo podemos ver melhor a quantidade gerada:

sustentabilidade

Como o Leonardo, representante da ASCAP, disse “Se o público soubesse que estávamos fazendo coleta seletiva poderíamos ter conseguido até mais. Às vezes ficamos descrentes  que as lixeiras separadas são apenas fachadas e acabam não descartando corretamente”. E ao final do projeto, o próprio contratante Filipy disse: “Ano que vem com certeza vamos ser parceiros de novo!”.

Faça o mesmo

Assim como a EPM Consultoria, sua empresa também pode ter sucesso e ter lucro significativo com ações bem planejadas e executadas. Quer saber como? Peça agora mesmo uma proposta personalizada e saiba como podemos ajudar a alavancar o sucesso da sua empresa!

By | 2018-07-05T08:54:49+00:00 20 de junho, 2018|Case de Sucesso, Educação Ambiental|0 Comentários

About the Author:

Ana Beatriz Ruas

Deixe seu comentário