/, Projetos/A Casa dos Seus Sonhos: Como Fazer um Projeto Arquitetônico?

A Casa dos Seus Sonhos: Como Fazer um Projeto Arquitetônico?

O ponto de partida para construir a casa dos seus sonhos é a execução de um Projeto Arquitetônico. Este projeto é a ponte para concretizar a sua ideia dentro de uma obra, de maneira desenhada e escrita. Assim, independente do tamanho e da capacidade do estabelecimento, é interessante e fundamental realizar um projeto deste tipo para que a construção mantenha funcionalidade e conforto. Para isto, é necessário um profissional com capacidade técnica para compactar todas as informações a ele dadas e filtrar as necessidades e preferências do cliente, adequando-as com a legislação exigente.

Mas como um Projeto Arquitetônico é feito?

projeto arquitetonico

Créditos: Freepik

De forma prática, as fases de um projeto arquitetônico são:

1.  Estudo Preliminar

Essa é a fase de criação do Projeto Arquitetônico. Nele, se encontram tarefas mais iniciais, como levantamento de dados do terreno. Ainda é importante fazer uma verificação das necessidades do cliente e também da pesquisa de viabilidade do projeto. A partir disto, se faz um esboço do projeto.

 

2. Anteprojeto:

É a fase de elaboração do projeto que irá subsidiar o projeto legal, feito para a aprovação no município. Neste sentido, é durante esta etapa que se traz a consolidação de todas as informações levantadas no estudo preliminar. É quando o projeto começa a ganhar forma e, então, se definem as outras características do estabelecimento.

 

3.  Projeto Básico

Nesta etapa é que e faz a adequação e formalização do Anteprojeto, com as normas regulamentadas pelos respectivos órgãos da cidade ou distrito. Nesta fase, é necessário passar pela aprovação da prefeitura municipal. Precisa-se, então, reunir a documentação exigida em cada localidade sobre o estabelecimento e entrar com o processo de aprovação.

 

4. Projeto Executivo:

Esta é a fase final do Projeto Arquitetônico. Nele, se faz todo o detalhamento dos documentos utilizados para a execução da obra, explicitando as informações de maneira objetiva e clara. Além das plantas e detalhes construtivos feitos no projeto básico, no projeto executivo é realizado a definição de materiais de construção, acabamentos, telhados. Ele traz, ainda, os planos complementares como planejamento elétrico, hidráulico e estrutural.

Créditos: Freepik

Por fim, para a realização e a consolidação da casa dos sonhos, pode-se ver a necessidade de um profissional com capacidade técnica para executá-lo. Acrescido a isso, é muito importante a participação do cliente, principalmente nas partes iniciais e finais, em que é fundamental as exposição de preferências dentro do estabelecimento. Por isso ter um profissional que está disposto a ouvir, discutir, avaliar as suas vontades e compatibilizar elas com a legislação e os outros projetos previstos para a sua execução é indispensável para se construir a sua casa tão desejada. Além disso, quer saber como concretizar essa casa dos sonhos? Ainda restaram dúvidas sobre esse projeto? Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em ajudar!

By | 2018-04-29T19:13:19+00:00 Abril 29th, 2018|Projeto Arquitetônico, Projetos|0 Comentários

About the Author:

Deixe seu comentário