/, PEA, Projetos/5 maneiras de despertar a consciência ambiental na sua escola

5 maneiras de despertar a consciência ambiental na sua escola

Aplicar atividades de Educação Ambiental (EA) na sua escola viabiliza o processo de desenvolvimento de habilidades, cada vez mais necessárias no mundo atual. Quando inseridas na rotina escolar, atividades ambientalistas induzem a criatividade e auxiliam na interação entre os alunos e os próprios pais. Além disso, contribuem para despertar a consciência ambiental na escola. Com isso, o colégio oferece uma formação diferenciada para seus alunos e, assim, passa confiança para os pais e fortalece sua marca.

Consciência Ambiental

A tendência é de que a EA se torne algo primordial e passe a fazer parte da rotina das escolas de forma natural. Todavia, alguns educadores apresentam certa dificuldade e resistência quanto a acrescentar atividades de Educação Ambiental em sua rotina escolar. Dentre os principais obstáculos encontrados por eles está a falta de capacitação para aplicação das atividades e a falta de material didático. Isto dificulta a formação de cidadãos ambientalmente educados.

Diante desse viés, conheça cinco maneiras simples e fantásticas para você aplicar a EA em sua escola e despertar a consciência ambiental sem a necessidade de material didático ou capacitação prévia.

1) Hortas verticais e horizontais com pet

Em primeiro lugar, as hortinhas locais são ótimas para despertar a consciência ambiental, a curiosidade e a criatividade de seus alunos. Além do contato físico com o meio ambiente, essa atividade desenvolve um sentimento de preservação.

Ainda, elas têm a vantagem de serem duradouras. Portanto, deixam um legado para a escola uma vez que é necessária uma intervenção contínua na preservação, cuidado e também na utilização dos bens produzidos nela.

As hortinhas podem ser verticais ou, caso haja espaço, horizontais. Para sua confecção são utilizadas apenas garrafas pet, tesoura, terra e sementes ou mudas das plantas que se deseja produzir. Todos esses materiais podem ser adquiridos pelos próprios estudantes e educadores. Um exemplo prático é o reaproveitamento das garrafas pet geradas em casa.

Horta

2) Composteira

Ter uma composteira em sua escola pode proporcionar, assim como as hortas, benefícios duradouros para os alunos. Características como a curiosidade, a criatividade e a própria consciência ambiental também são adquiridas nessa atividade.

Ela servirá basicamente para decompor o material orgânico gerado pela própria escola. Como produto tem-se um adubo orgânico rico em nutrientes, que pode ser utilizado na própria hortinha. Para a construção de uma composteira, utiliza-se três vasilhas ou baldes e uma torneira para coletar o adubo. São dispostos como na imagem abaixo.

Esquema Composteira

Além disso, todo esse processo de reaproveitamento dos resíduos na composteira seguido do reaproveitamento do adubo na hortinha é de grande valor para o meio ambiente e contribui para o crescimento do estudante. Isto uma vez que ele irá entender cada conceito: desde o que é uma composteira até o passo a passo para a geração do adubo.

3) Aterro Sanitário

Mais uma atividade muito prática capaz de despertar a consciência ambiental na sua escola.  A construção de um aterro sanitário retrata a forma de destinação final de resíduos mais adequada à realidade brasileira. Além disso, pode abordar conceitos interessantes para os estudantes. Por exemplo, a diferença entre aterro sanitário e controlado.

Para sua realização é necessário basicamente um aquário, brita e alguns tipos de solo. O aterro também é uma atividade que deixa um legado para a escola e pode ser acompanhado por algumas gerações de estudantes.

Maquete de Aterro Sanitário

4) Teatro com temas diversos

Outra solução sensacional para despertar a consciência ambiental no seu colégio são os teatros com temas diversos. Uma vantagem deles com relação aos outros métodos é que conseguem abordar vários temas que podem ser escolhidos de acordo com o momento vivido por sua escola.

Os teatros podem tratar de temas como meio ambiente, gestão de resíduos (lixo), gestão da água, doenças (dengue), poluição, violência, bullying, dentre vários outros. Essa gama de possibilidades juntamente com um pouco de criatividade pode se transformar em algo muito enriquecedor para seus alunos. Isto principalmente se for trabalhado de forma estratégica. Por exemplo, caso esteja ocorrendo muito desperdício de água na escola, esse pode ser um excelente tema para o teatro.

Ele pode ser feito tomando como referência vídeos no YouTube, de forma mais interativa com a participação de todos ou com a utilização de fantasias e fantoches, por exemplo.

Teatro

5) Oficina criativa

Como o próprio nome indica, essa atividade demanda muita criatividade dos estudantes. E devido à sua simplicidade, é fantástica e pode surpreender com os resultados.

O lema da oficina é simplesmente criar utilizando o que tem! Sendo que todo o material pode ser reciclável e adquirido pelos próprios alunos. Dentre eles, pode-se fazer uso de garrafas pet e suas tampas, palitos, fitas coloridas, papéis, papelão, lápis coloridos para personalizar, dentre muitos outros.

Essa é outra solução muito simples, que além de tornar a tarde de seus alunos mais descontraída e ao mesmo tempo educativa, contribui para despertar a consciência ambiental na sua escola.

    Oficina de Ideias

Para todas as atividades listadas você vai precisar, apenas, fazer uso de materiais recicláveis aprimorando-os com criatividade ou por meio de vídeos de tutorial no YouTube. Ou seja, não sendo necessário material didático ou capacitação prévia. A fim de deixar ainda mais enriquecedora a sua EA, você pode optar por fazer um PEA.

A consciência ambiental e o PEA

O Plano de Educação Ambiental (ou PEA) tem o intuito de viabilizar esse contato dos alunos com as questões ambientais de forma mais assertiva. Ele tem como principal função desenvolver a EA e a consciência ambiental e geralmente é aplicado em escolas. Entretanto, também pode ser aplicado em condomínios ou empresas, por exemplo. Além disso, pode ser executado por meio de palestras, dinâmicas, atividades lúdicas e extra classe como as listadas.

Programa de Educação Ambiental

O PEA se trata de um projeto e portanto deve ser planejado, estudado e estruturado. Sendo assim, ele é personalizado, ou seja, é feito de forma única para sua escola. Isto por visar desenvolver ou melhorar a realidade vivenciada por ela. Dessa forma, leva em conta, por exemplo, a faixa etária dos alunos, tempo e recursos disponíveis.

Ainda,  o plano auxilia na melhora na qualidade de vida da comunidade e fortalece a cidadania dos alunos. Sendo assim, é a forma mais certeira para alinhar as soluções citadas de forma a alavancar os seus alunos e a sua escola!

Ficou interessado e quer saber mais sobre o PEA? Possui alguma dúvida? Contate-nos! Será um prazer lhe ajudar!

projeto hidrossanitario

By |2018-09-14T14:37:21+00:004 de março, 2018|Educação Ambiental, PEA, Projetos|3 Comments

About the Author:

Gustavo Miranda

3 Comments

  1. Genericcialisonline 16 de março de 2018 em 09:48 - Reply

    Gustavo Miranda, thanks a lot for the article post.Much thanks again. Fantastic.

  2. headmaster 11 de agosto de 2018 em 00:28 - Reply

    This is my first time pay a quick visit at here and i am genuinely impressed to read all at single place.

  3. Hillomaisteri.com 11 de agosto de 2018 em 08:43 - Reply

    Very informative blog article.Much thanks again.

Deixe seu comentário