Início/Dicas, Projetos/Entenda como seu Sistema Hidráulico funcionará da melhor forma com um Projeto Hidrossanitário

Entenda como seu Sistema Hidráulico funcionará da melhor forma com um Projeto Hidrossanitário

Um bom projeto hidrossanitário busca o funcionamento ideal dos sistemas hidráulico e sanitário. O sistema compreende as redes de distribuição de água e recolhimento dos esgotos. Para que se chegue à excelência do projeto, é preciso avaliar vários itens, entre eles a compatibilidade com outros projetos, os cuidados na hora da execução, como a instalação de uma tubulação de aviso, a escolha certa dos materiais a serem utilizados, a proteção contra a interligação entre água potável e não potável, dentre outros.

Além das questões técnicas, o profissional também precisa avaliar o melhor custo-benefício de um projeto hidrossanitário e gerenciar os riscos incomuns para evitar os famigerados retrabalhos. Ao se executar o projeto de instalações em conjunto com o projeto estrutural e arquitetônico, por exemplo, tem-se a melhor garantia de compatibilização entre projetos, o que reduz, em muito, a perda de dinheiro, ganho em eficiência e prevenção de futuros problemas com as instalações.download

Prevenção de erros e problemas

Ao se optar por elaborar o projeto, é possível evitar, por exemplo, sifões invertidos na tubulação. Geralmente ocorrem ao redor de portas, prejudicando a vazão do sistema, que pode comprometer o bom funcionamento de uma ducha, uma simples torneira ou até mesmo uma válvula de descarga.

É possível também dimensionar a tubulação de aviso, sendo este um mecanismo indicador de problemas de abastecimento no reservatório, a fim de minimizar o desperdício de ÁGUA e DINHEIRO.

Evitar que se interligue a tubulação de água potável e não-potável, é de extrema importância, pois não dá para beber água suja! Além de poder pensar também no reaproveitamento da água da chuva, algo indispensável para futuras e atuais edificações de um planeta com recursos limitados.

Dentre essas e outras medidas, é possível, sim, garantir sustentabilidade ambiental e financeira do sistema com um bom projeto.

Planejar é preciso!

Viu-se que o projeto hidrossanitário é de extrema importância para se evitar erros e problemas e também para quem leva a sério e à risca o planejamento, seja ele financeiro, de obras ou até mesmo familiar. “Projeto” é sinônimo também de planejamento, dado que é o momento de se planejar a melhor distribuição e recolhimento de água, o melhor material a ser empregado na construção do sistema, garantindo a eficiência de uma boa instalação hidráulica. Tudo isso contribui para o bem-estar e qualidade de vida dentro de uma residência.images

Pôde-se perceber também que para executar uma rede hidráulica é preciso ter um conhecimento completo da edificação (totalmente possível quando se executa todos os projetos por uma mesma empresa, por exemplo). Assim, o projetista consegue avaliar a compatibilidade de seu projeto com mais facilidade e antecipar os riscos na execução da obra, evitando retrabalhos e desperdícios. Ou seja, planejar executar todos os projetos de uma edificação é essencial para aqueles que visam economia, eficiência e qualidade em sua obra.

Ficou interessado em saber como aliar os três projetos de uma só vez? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

By | 2017-12-10T18:50:21+00:00 dezembro 10th, 2017|Dicas, Projetos|0 Comentários

About the Author:

Rafael Rocha

Deixe seu comentário